Marketing Digital

1 mar, 2010

Qual deve ser a abordagem de um blog corporativo?

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Várias startups se perguntam como definir um modelo para seu blog
corporativo. A julgar pela freqüência de visitas, a Gartner estava certa
em sugerir que os blogs corporativos estão evoluindo e estão há cerca de dois anos da adoção
mainstream generalizada. Essa evolução não veio da noite pro dia. Nos
últimos 10 anos nós aprendemos que os blogs corporativos não devem ser
usados para press releases, discursos de vendas ou outras formas do
famoso jabá. A evolução vem quando você aprende a respeitar seus
leitores.

Abaixo estão alguns modelos que você pode adotar para aumentar o
diálogo e o engajamento em seu blog corporativo.

O blog de Operações

Muitos blogs corporativos
focam no funcionamento interno das startups e em como as equipes têm
conseguido aumentar sua eficiência. Por exemplo, as equipes de marketing
têm dissecado seus esforços, o COO fala sobre sua transição para
serviços na nuvem e as equipes de RH escrevem sobre seus planos de bem
estar do empregado. Às vezes a sua história, juntamente com links para
fornecedores importantes, é um grande recurso para os outros. Este
modelo também oferece alto engajamento por parte dos funcionários e
demonstra bastante transparência.

O blog Veterano/Inspirador

Este tipo de blog é
mais adequado para empresários de segunda jornada, fundadores de agência
ou investidores bem estabelecidos. O blog oferece histórias sobre as
escaladas da carreira e do mercado e também sobre algumas lições
aprendidas pelo caminho. Se você está tentando esta abordagem, já
deve estar em uma posição de orientação para os outros, ou resumindo,
você é chamado de mentor. Você deseja que as pessoas mencionem seus
artigos na esperança de que eles estão revisitando-o como uma fonte de
inspiração.

O blog de Previsões

Tanto o iPad como o Google
Buzz têm se destacado nas notícias nos últimos dias. Seu blog
corporativo provavelmente não irá ofuscar os artigos dos principais
blogs de tecnologia e meios de comunicação, mas você pode oferecer
algumas previsões relevantes para sua indústria específica. Por exemplo,
se você for um consumidor querendo escrever sobre startups com foco
imobiliário, você pode destacar os casos de uso do Google Buzz e os seus
recursos de geolocalização neste setor.

O blog de Pesquisa

Se a sua empresa lida com
grandes quantidades de dados anônimos ou se sua startup é especializada
em análise e monitoramento, então o blog voltado para pesquisa é uma
ótima saída para agregar as suas conclusões e identificar tendências. A
melhor maneira de escrever um post é resumir as principais conclusões e
fazer sugestões sobre como estes dados podem ser úteis. Este método é
frequentemente utilizado por analistas e startups de monitoramento de
grandes volumes de dados.

O blog da Comunidade

Esse tipo de blog
realmente só funciona se você tiver um grande número de stakeholders que
precisem de seu apoio e orientação. O Planet Mozilla é
um grande exemplo de um recurso que incide sobre os eventos internos, no
entanto, estes eventos internos ajudam milhares de desenvolvedores de
código aberto a contribuir com projetos da Mozilla. Se você possui
muitos desenvolvedores fora da empresa, designers ou colaboradores, esta
pode ser uma boa opção para você. É um ótimo modelo para projetos open
source.

O blog Coolhunter

Talvez este modelo seja o
mais difícil de seguir, não só porque você tem que estar confiante em
sua capacidade de detectar tendências emergentes, mas você também tem
que se certificar de que as tendências são relevantes para a comunidade.
O Ponoko faz um
bom trabalho com mostruário de design enquanto inspira os membros de sua
comunidade para construir suas próprias peças. É uma posição difícil,
mas recompensadora.

E você, como é o blog da sua empresa? Conhece algum outro modelo?