Design & UX

19 mar, 2010

Design de interface: o impacto dos pequenos detalhes

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Temos falado bastante sobre design recentemente,
destacando e discutindo a importância do design para startups. Hoje
vamos analisar o impacto de uma pequena mudança de interface no
Facebook, e os resultados que ela gerou na utilização do sistema. É
impressionante.

Já faz algum tempo que quando os usuários saem de suas contas do
Facebook eles são direcionados para a homepage. Ali, uma imagem mostra em
destaque a versão mobile do serviço. A mensagem diz: “Saindo?
Experimente o Facebook no seu celular”, ou “Fez logout? Fique
ligado: visite o Facebook.com no seu telefone”.  É uma mudança sutil e
facilmente implementada, mas em termos de visibilidade para o Facebook
mobile faz muita diferença.

Antes, a divulgação dos serviços móveis do Facebook vinha em forma de
um pequeno ícone e texto abaixo da seção “Conecte-se com seus amigos”,
na parte inferior da direita do site. A nova mudança está ativando
usuários que podem não saber sobre o aplicativo mobile da rede social, e
o Facebook está comunicando na hora exata em que eles poderiam utilizar
o serviço, quando eles estão saindo de seus computadores.

Alguns novos dados do blog All Facebook sugerem que a nova propaganda do site
tem tido um impacto significativo no uso móvel. Durante o mês de
fevereiro, os usuários ativos diários do app oscilaram entre 13 e 14
milhões, mas na última semana esse número aumentou 20%, para mais de 16,5 milhões. Isso
representa um impulso significativo para as versões mobile do Facebook,
mas ainda está muito atrás do aplicativo mais utilizado do site, o
FarmVille, que possui cerca de 30 milhões de usuários ativos por dia.

Se um pico de 2 ou 3 milhões de usuários é considerado um sucesso de
marketing para uma grande comunidade como o Facebook nós não sabemos,
mas isso serve como um ótimo exemplo para as startups, de como pequenos
ajustes podem fazer uma grande diferença no uso de seus serviços.

Este é um lembrete de que, mesmo para os serviços web populares, a
maioria dos seus usuários não são como seus criadores, eles não são
geeks tão viciados assim. O que significa que o que pode parecer óbvio
para você e seus amigos pode ser uma novidade para uma parcela do seu
público alvo.

É estranho que tantas pessoas dêem logout do Facebook manualmente.
Geralmente as pessoas ficam conectadas em seus desktops ou notebooks,
algumas nem sabem onde fica o botão para logout. Mas a lição que
aprendemos aqui é que nem todos os usuários do Facebook são assim.
Também podemos dizer que “lembretes” que não sejam exagerados podem ser
úteis na publicidade de seus próprios serviços. Mas a dica que fica é: não tenha medo de fazer uma pequena mudança em seu produto e de ver como
ela altera os seus números, você pode acabar aprendendo algo útil sobre
seus usuários a partir dela.