RankBrain é o nome dado para uma camada do algoritmo do Google que utiliza inteligência artificial e machine learning, para melhor classificar os mecanismos de busca. Não se trata exatamente de um novo algoritmo do Google, mas de uma melhoria no Hummingbird, lançado em 2013.
O que é o RankBrain
O princípio do RankBrain é que, além de simplesmente encontrar uma “fórmula” de classificar os resultados, o Google passa a aprender com o histórico de pesquisa dos usuários quais são os melhores resultados. Por isso, mais do que um sistema de inteligência artificial, trata-se de um aprendizado de máquina.
Sendo mais didático, enquanto um sistema de inteligência artificial seria capaz de deduzir problemas futuros, o de “machine learning” permite que computadores aprendam com determinados comportamentos. Em outras palavras, o Google não passa a “adivinhar nada”, mas mostra os melhores resultados combinando os seus dados históricos de comportamento do usuário.
Essa aprendizagem está presente sobretudo no entendimento do que os usuários ou grupo de usuários querem como resultado ao usar alguma palavra-chave na caixa de pesquisa do Google ou até nas buscas por voz.
O RankBrain faz parte do processo de tornar as buscas cada vez mais humanas e naturais, para que as pessoas se esforcem menos para encontrar o que elas buscam.
O impacto em SEO do RankBrain
Como o RankBrain está ligado ao significado de palavras-chave buscadas pelos usuários, trata-se de uma atualização que direciona os profissionais de SEO às palavras-chave, apesar de esse ser um tema bem polêmico como se pode ver nos comentários do link. Em resumo, o RankBrain exige um SEO Extremo, isto é, grande profundidade numa única página e direcionando os esforços sobretudo em conteúdo.
O SEO Extremo, como batizamos na Conversion é o processo de pesquisa com milhares de palavras-chave para criar o conteúdo de uma única página, é fundamental no SEO pós-RankBrain. Nos slides abaixo você pode entender como funciona o processo de SEO Extremo.
Muita gente, como é comum durante todas as atualizações do Google, têm dito que o RankBrain é o fim do link building. Mas, em nossa análise isso não procede, uma vez que os links continuam sendo parte importante do SEO Estratégico, além do fato de que o RankBrain pode estar sendo utilizado até mesmo no peso que se dá às palavras-chave presentes entre cada uma das páginas interligadas.