Entra ano e sai ano, nas comunidades e debates sobre SEO o link building continua tão aclamado quanto polêmico.
Enquanto uns dizem que os links devem aparecer organicamente (princípio de link earning), outros, inclusive eu, acreditam que estratégias de SEO devem contemplar o processo de link building, que hoje em dia continua fundamental. Mas é totalmente diferente de como se fazia antigamente.
Links continuam sendo o motor do SEO
Independente dos links virem naturalmente ou por link building, por sua vez, continuam como o principal fator de rankeamento nos mecanismos de busca, segundo o mais recente estudo da Moz:
Marketing de conteúdo é um mito na conquista de links, aponta estudo
“Links ainda são um sinal forte dentro do algoritmo de busca do Google, necessários para classificação dentro SERPs concorridas”, afirma Andrew Dennis em um artigo bem completo sobre link building manual nos tempos atuais. Neste artigo, ainda cita um completo estudo mostrando que não há correlação entre interação social e conquista de links:
“Em uma amostra maior de 750.000 de posts bem compartilhados, descobrimos que mais de 50% deles tinham recebido zero links. Isto sugere que enquanto muitos posts recebem compartilhamentos, e em alguns casos um grande número de interações, é muito mais difícil de adquirir links . Na nossa amostra total de 1 milhão de mensagens não houve correlação global de interações sociais e links, implicando que as pessoas compartilham e e linkam por diferentes razões. A correlação das interações sociais totais e links para o domínio em toda a amostragem de 750.000 artigos era apenas 0,021”, afirma Steve Rayson, diretor da BuzzSomo.
O que Rand Fishkin fala sobre link building?
Rand Fishkin, da Moz e uma das maiores autoridades em SEO no mundo, afirmou recentemente em um post o seguinte:
”Em minha opinião, o link building focado faz sentido quando atende a algumas condições. Nós sabemos de nossos próprios experimentos, da correlação de dados, de afirmações da própria Google e de uma série de dados de mercado que os links continuam necessários quando assunto é subir nos rankings” (tradução minha)
Qual a melhor forma de fazer link building?
Porém, antes de falar da melhor forma de fazer link building, vamos falar das piores. Jamais siga qualquer uma dessas estratégias de link building: compra de links, links de diretórios, links de fóruns e quaisquer tipos de links que possam ser manipulados.
A melhor forma de fazer link building, em minha opinião, é através do processo de assessoria de imprensa digital. Ele é funcional e segue as diretrizes do Google porque parte de um processo existente anteriormente à criação do Google, não há intervenção manual do SEO e pode gerar links de grande autoridade.