A dicotomia entre lucro e prejuízo é um dos grandes debates que envolvem o mercado do comércio eletrônico. Como todo mercado e novos negócios, o investimento sempre vem antes do resultado.
Porém, para atingir a lucratividade, o e-commerce, assim como qualquer empresa precisa de um diferencial competitivo – e o SEO continua sendo um dos principais. O SEO não é importante só porque ele gera 35% das vendas do comércio eletrônico, mas também porque é uma das mídias com o custo de aquisição mais baixo.
“Earned media”: o princípio da mídia própria
Comprar mídia é fundamental para que todo e-commerce tenha crescimento, mas a mídia paga não é melhor que as mídias digamos assim “gratuitas”. Entre aspas porque, como diria o economista Milton Friedman, “não existe almoço grátis” – afinal, o resultado do SEO ou de tráfego direto será consequência de uma série de trabalhos bem feitos, que dependem mais de qualidade que de budget.
A visita de um usuário que entra diretamente em um site, que chega por ações de relacionamento ou encontrando nos mecanismos de busca é muito mais qualificada e tem maiores chances de conversão. Não é à toa, que a pesquisa do Trust Barometer 2016 apontou os mecanismos de busca como a mídia mais confiada pelos brasileiros.
SEO é, portanto, a “mídia ganha” cujas ações direcionadas a ela mais podem gerar resultados. Trata-se de uma mídia quase tão escalável quanto os links patrocinados (porque depende da pesquisa nos buscadores), e ao mesmo tempo quase tão qualificada quanto o e-mail marketing porque traz o usuário que pesquisou aquilo que o site tem.
Como aumentar o tráfego de busca orgânica com SEO
Recentemente, fui questionado por um gestor de um e-commerce sobre por que era necessário investir em SEO uma vez que a plataforma já vinha com as configurações de SEO.
Ele acrescentou que, após a migração para a nova plataforma, obteve um aumento significativo do tráfego orgânico; e disse ainda que o diretor financeiro da companhia iria questioná-lo sobre os resultados efetivos de SEO.
A resposta é que, em qualquer site, o SEO nunca terá fim. Embora seja fundamental que a plataforma do e-commerce tenha as melhores práticas de SEO, sempre será preciso a análise de um especialista para entender como está a indexação, a relevância e a autoridade das páginas, assim como do site como um todo. O SEO sempre pode ir mais a fundo, afinal para os mecanismos de busca podemos dizer que cada vírgula faz diferença.
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