Eu me considero um cara ponderado, tranquilo e conciliador. Evito
ficar falando mal dos outros e só me manifesto sobre assuntos negativos
quando percebo que eles afetam profundamente algo importante.
Trabalho muito para que empresários, clientes, agências de
publicidade e profissionais de marketing e comunicação entendam e
trabalhem melhor com o marketing digital, usando a
Internet em prol dos seus negócios e dos seus clientes. Mas se tem uma
coisa que me irrita profundamente, a ponto de me fazer parar tudo o que
estou fazendo e escrever este artigo, são as Agências Sobrinho.
Agências
incompetentes, mal estruturadas, fazendo um péssimo trabalho no mercado e
enganando clientes bem intencionados com trabalhos que posso
seguramente chamar de toscos. E o pior das Agências Sobrinho no
marketing digital se revela quando falamos de e-mail marketing.
O e-mail marketing talvez seja a ferramenta de marketing digital mais
mal utilizada de toda a internet. Para não generalizar, acredito que no
mínimo metade das empresas de e-mail marketing, atualmente no mercado,
não fazem ideia do que estão fazendo.
Além disso, seus clientes jogam
fora rios de dinheiro em publicidade mal feita que mais causa danos a
sua imagem do que resultados. Eles olham para os 1%, 2% ou 3% de retorno
que conseguem com a chuva de e-mails mal feitos que enviam, ignoram os
97% de consumidores que ficaram aborrecidos, irritados e nervosos com o
SPAM enviado, e o estrago irreversível para a imagem de suas empresas.
Hoje recebi um e-mail de um candidato ao Senador que me deixou muito irritado mesmo.
Não fiquei irritado com o candidato, mas com a incompetência e
com o desrespeito da Agência Sobrinho que sua equipe contratou.
Marketing Digital é coisa séria, que depende de planejamento e muito
profissionalismo. O e-mail marketing, uma das principais estratégias, tem que ser
minimamente bem feito para dar resultado.
Legislação sobre uso da Internet nas Campanhas Eleitorais
Primeiro fiquei irritado porque a Agência Sobrinho, em sua
pseudo-estratégia de marketing digital, está fazendo o candidato violar a
legislação eleitoral, ao me enviar um e-mail não solicitado, que não foi
obtido por cadastro gratuito, e que não possui nenhuma forma de
retirada de meu nome de sua lista, como exige a Lei 9504, que diz:
Art. 57-G. As mensagens eletrônicas enviadas por candidato, partido ou coligação, por qualquer meio, deverão dispor de mecanismo que permita seu descadastramento pelo destinatário, obrigado o remetente a
providenciá-lo no prazo de quarenta e oito horas. (Incluído pela Lei nº
12.034, de 2009)
Parágrafo único. Mensagens eletrônicas enviadas após o término do prazo
previsto no caput sujeitam os responsáveis ao pagamento de multa no
valor de R$ 100,00 (cem reais), por mensagem. (Incluído pela Lei nº
12.034, de 2009)
Art. 57-H. Sem prejuízo das demais sanções legais cabíveis, será punido,
com multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 30.000,00 (trinta mil
reais), quem realizar propaganda eleitoral na internet, atribuindo
indevidamente sua autoria a terceiro, inclusive a candidato, partido ou
coligação. (Incluído pela Lei nº 12.034, de 2009)
Ou seja, o e-mail marketing que acabei de receber é uma clara violação da Lei.
Código de boas maneiras da ABEMD
Mais ainda, ao enviar o referido e-mail marketing, a pseudo-agência de marketing digital envia a sua assinatura abaixo:
Ou seja, além de violar a legislação eleitoral e fazer uma campanha ruim
de e-mail marketing, a Agência Sobrinho de Publicidade ainda faz
propaganda enganosa, quando afirma que segue o Guia de Boas Maneiras da
ABEMD (o MD é de Marketing Direto e não de Marketing Digital). Vejam que
neste guia está claro:
- Opt in: O primeiro recebimento é muito importante,
porque marca o início da relação. É preciso ter permissão prévia
(opt-in) antes do envio da primeira mensagem ao receptor. No caso de
existir prévia e comprovável relação comercial ou social entre o
Remetente e este Receptor, o envio de mensagem também é permitido. - Opt out: Toda mensagem precisa ter opt out. É
prerrogativa do receptor decidir o momento em que não quer mais receber
mensagens de determinado emissário
Eu não dei permissão para envio da primeira mensagem, mas pior, a
mensagem não tem nenhuma forma de opt-out, ou seja, de descadastramento
ou de saída da lista de e-mails.
Conteúdo no e-mail marketing também é Rei
Para concluir a sucessão de erros de marketing digital e e-mail
marketing dessa verdadeira agência sobrinho (que inclui o envio de uma
enorme imagem, ao invés de texto, mas disso já falei em outros artigos),
o conteúdo é tão ruim, mal elaborado e genérico que qualquer político
de carteirinha poderia utilizá-lo.
Por genérico quero dizer genérico
mesmo. O texto não diz nada, não emociona, não comunica, não atrai, não
faz absolutamente nada que leve um ser humano a pensar que quem o
receber vai votar ou sequer pensar se vai votar no referido candidato.
Marketing de conteúdo, uma das 7 estratégias do marketing digital, é
gerar informação útil e relevante para que o seu consumidor descubra sua
empresa, goste de sua empresa, se relacione com sua empresa e, por fim,
compre. Para provar que o conteúdo enviado é genérico e
desinteressante, substituí o nome do candidato, de sua cidade e de suas
obras, e coloquei campos que qualquer um pode preencher, e enviar em sua
campanha.
Isso mostra como o texto é impessoal e ineficaz, pois não diz nada
que não tenhamos ouvido nas últimas eleições desde o fim da ditadura
militar.
Adequação da lista de e-mails a mensagem
Uma coisa básica no e-mail marketing é a customização e a adequação da
lista a mensagem. Marketing Digital é, entre outras coisas, um
“marketing de massa personalizado”. Ou seja, a arte de falar
individualmente com milhões de pessoas. Nele, customização é tudo.
Nada mais ineficiente do que enviar uma mensagem de um candidato do
Nordeste para um e-mail de um eleitor residente no Paraná. Mesmo que eu
adorasse a mensagem, o que não é o caso, eu nunca poderia votar nesse
candidato, e muito menos recomendá-lo para ninguém, já que seus
eleitores reais estão completamente fora do meu círculo de influência.
O resultado disso é que o candidato pagou por milhões de envios
inúteis no seu e-mail marketing, e conseguiu uma legião de insatisfeitos
com suas estratégias desorientadas de marketing digital.
Dica para produzir uma campanha de e-mail marketing
Para não ficar só na reclamação, vou passar uma dica básica de
marketing digital, que apresentei em meu último seminário na ABVD, e que
está no meu livro A Bíblia do Marketing Digital, e que deve ser seguida para que você tenha uma mínima chance de ter resultado.
Por favor, imprima o cartaz abaixo e cole ao lado da sua mesa, em lugar bem visível para todos os envolvidos com marketing digital e email marketing na sua empresa.
Lembre-se:
Envie somente informações úteis e relevantes para as pessoas adequadas e que desejam recebê-las.