Marketing Digital

15 out, 2010

Os erros mais comuns nos sites de empresas – Parte 02

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No último artigo, começamos a falar sobre alguns dos problemas que são muito comuns em sites de empresas.

Vimos que, apesar da possibilidade de estar em vários canais web, o site ainda é a principal vitrine virtual para a maioria dos negócios. No
entanto, muitas empresas ainda o veem com poucos cuidados.

Falamos que uma das principais falhas é a falta de testes, sem os quais os sites acabam sendo feitos às pressas e sem o devido cuidado, resultando em erros que poderiam ser facilmente evitados.

Dando continuidade, hoje abordaremos a “moda” das lojas virtuais e uma outra questão muito séria, a navegabilidade.

Lojas virtuais

Outro problema relacionado aos sites das empresas é a onda de novas lojas virtuais.

É impressionante a quantidade de lojas virtuais que encontro na Internet e que simplesmente não funcionam adequadamente.

Em geral, não são erros óbvios, mas detalhes que impedem a compra ou
que não geram confiança suficiente para que o consumidor feche o negócio.

Tem que ser e parecer seguro

Embora o comércio eletrônico esteja crescendo muito, os problemas de
segurança ainda representam uma grande preocupação para o consumidor.

Assim, ou você faz uma loja virtual completa, que gere confiança no consumidor, ou não faz.

Muitas vezes é melhor deixar um telefone de contato ou um formulário
para orçamentos do que criar uma loja virtual na qual não há opções de
pagamento, ou que, após todo o preenchimento das informações de compra,
aparece a mensagem que a empresa entrará em contato para efetivar o
pedido.

Evidencie o processo de compra

Tome cuidado também para que o processo de compra fique claro para o cliente desde o princípio.

Ninguém quer começar uma compra sem saber onde vai parar. Assim, a
página inicial de sua loja virtual tem que ser muito clara e mostrar as
etapas de compra.

Por favor, não use “em construção”

Por fim, uma recomendação: não coloque “em breve” ou “em construção” como página de sua loja virtual.

Se você não tem uma loja virtual no seu site, limite-se a não
apresentar essa opção, mas não quebre a expectativa do consumidor, que,
após clicar no link “compre aqui” ou “nossa loja”, vai encontrar uma
página em construção.

Navegabilidade

Vamos falar agora de problemas dos sites mais conceituais e menos
óbvios. Esses são os piores, pois a empresa acha que está tudo certo
com seu site ou com sua loja virtual e não percebe que aquele problema está
comprometendo seu contato com o consumidor na Internet.

A navegabilidade do seu site, ou seja, a capacidade de atender
aos desejos do seu consumidor e de garantir que ele use seu site da
melhor forma possível, com uma navegação clara, objetiva e eficiente, é
uma ciência das mais relevantes no marketing digital e na Internet.

Uma boa navegabilidade pode ser a diferença entre uma loja que vende
bem e outra que não, ou entre um site que gera negócios e outro cujo
dono se pergunta: “Por que meu site não gera negócios?”

Não vou escrever aqui um livro sobre navegabilidade em sites, mas
sim dar boas dicas sobre o que você não deve fazer, pois são problemas
muito comuns entre os sites que analiso.

Em construção

Não use páginas com frases como “em construção” ou “em breve”. Já
foi o tempo em que isso era aceitável. Tire todos os links que levam a
páginas desse tipo. Elas fazem com que o consumidor perca tempo e não
confie nos links do seu site. Se não está pronto, não deve haver link
algum.

Deixem que encontrem você

Lembre-se de ter informações de contato fáceis de encontrar. Não
coloque seu e-mail. Prefira um formulário de contato simples, rápido e
prático. Se você tem ponto comercial, forneça seu endereço. Se tem
atendimento telefônico, divulgue o telefone.

Se você trabalha em uma atividade em que nenhuma das duas coisas é
importante, como um consultor, ou uma empresa web, crie somente um
formulário de contato.

Cadastros rápidos

Se for criar um cadastro para seu site, seja para contatos ou para
newsletter, restrinja-se ao mínimo de informações obrigatórias.

Criar cadastros muito longos, pedindo muitos dados pessoais do
consumidor, afasta o internauta. O ideal é pedir nome e e-mail, nada
mais. Se precisar de outras informações, coloque-as como opcionais, não
como obrigatórias, e depois crie incentivos para que a pessoa termine de
preencher as informações.

Navegação rápida

Teste seu site e tenha certeza de que você chega a qualquer lugar
dele com poucos cliques. Estamos falando de uma média de dois cliques
e de, no máximo, três para acessar a maior parte de seu conteúdo.

Se seu site precisa de mais do que isso, repense tudo.

Textos legíveis

Muito cuidado com o tipo de letra (fonte) que você está usando nos
textos, e com o contraste adequado entre a letra e o fundo. Em alguns
sites, é praticamente impossível ler o que está escrito, pois a letra e
o fundo têm cores próximas. Quando construir seu site, teste também se
o que foi feito é legível em um computador comum.

Tome cuidado também com a formatação do texto. Os parágrafos, os
espaços, os títulos e os subtítulos são muito importantes para ajudar na
leitura. Preste atenção também aos links que são inseridos nos textos. Eles
devem ajudar o internauta a entrar em detalhes do texto e a navegar no
site. Use sempre que necessário.

Nunca use imagens em lugar de textos, ou textos em arquivo, como PDF
ou Flash. Isso prejudica a leitura, torna o site lento e não permite
que as ferramentas de busca leiam e indexem seu conteúdo. Todo texto
deve ser realmente um texto.

É fundamental ter cuidado com a ortografia e com a gramática. Revise todos os textos com muita atenção.

Menus fáceis

O mesmo se aplica aos menus de seu site, que devem ter suas opções visíveis.

No caso dos menus, acontece outro problema comum. Por excesso de
criatividade e por falta de bom senso, alguns sites têm menus escondidos ou
tão criativos que um ser humano normal não consegue entender onde
clicar.

Conheço uma agência cujo site tem um menu flutuante que só aparece
com certas posições do mouse na tela. Fazer sites bonitos e criativos
não tem nada a ver com criar menus estranhos. Seu site tem que ser,
antes de tudo, navegável, de preferência por qualquer um – de oito a
oitenta anos.

Assim como os menus, os links de qualquer tipo devem parecer links.
As soluções muito complicadas, com diferentes cores e formatos, acabam
confundindo o internauta e dificultando a navegação.

Flash no devido lugar

O Flash é uma tecnologia que ajuda muito na produção de banners e
de animações, mas quando aplicado intensivamente na construção de sites
gera dois problemas: as ferramentas de busca não o enxergam direito e o
site fica muito lento.

Steve Jobs e Apple acrescentaram mais um problema para sites
feitos somente em Flash: o iPad não é compatível com ele. Isso
sinaliza que a Apple abandonará a solução Flash e não dará suporte a
ela, e portanto você está perdendo uma fatia do mercado.

Alguns sites feitos em Flash demoram muito tempo para carregar e se
apresentar no navegador. O resultado é que seu consumidor desistirá
antes que tudo esteja na tela. Use sites leves e rápidos de carregar, e
deixe o Flash como uma opção para os banners e para as animações do site.

Sem pop-ups ou armadilhas

Se tem uma coisa que o internauta odeia são os popups, as janelas
que o site abre automaticamente. Essas janelas atrapalham a navegação,
irritam o internauta e não servem para nada. Não há nenhum motivo
plausível para usar pop-ups em seu site. Evite isso: simplesmente não
use.

Além disso, com a evolução da tecnologia, alguns programadores têm
tentado forçar a inserção de cookies, ou formas de rastrear a navegação
do internauta. A maioria dessas ações acaba sendo bloqueada pelos
antivírus e impede a navegação em seu site. O pior é que em alguns
casos o próprio Google coloca seu site como não confiável, e o que
parecia ser uma grande ideia acaba virando um pesadelo.

Portanto, cuidado com promessas de identificação detalhada do perfil
do internauta, pois elas podem levar seu site a ficar comprometido.