Marketing Digital

8 jun, 2011

O que têm a ver Paul McCartney, um grande banco brasileiro e o Twitter?

Publicidade

A pergunta que abre este artigo e deixo em aberto para vocês é: o que têm a ver
Paul McCartney, um grande banco brasileiro e o Twitter?

Abro aqui um parêntese para compartilhar um momento de satisfação, já que foi com grande alegria que soube da vinda do ex-beatle
Paul McCartney para shows no Rio de Janeiro. Depois, conforme fomos tendo
notícias do evento e dos bastidores, ficamos cada vez mais impressionados com a
força das redes sociais e como elas podem interferir nas empresas, na
sociedade, nas pessoas e no relacionamento de todos.

Este é mais um
daqueles casos interessantes, que vale a pena abordar cada detalhe que fez esse evento acontecer.    

Paul in Rio: por que não?!

Depois dos shows do Paul MacCartney em 2010 realizados em São Paulo e Porto
Alegre, eu já pensava: por que não no Rio de Janeiro? Uma linda cidade e que está
constantemente na imprensa mundial deveria ter um grande show como este em seu
calendário. 

A mobilização dos fãs

Após os shows realizados no ano passado, o movimento começou! Muitos fãs abriram uma troca de ideias e começaram a se
mobilizar para que o evento se tornasse uma realidade no Rio de Janeiro.

Houve manifestações via Twitter direcionando seus pedidos à um grande banco
brasileiro. A partir daí, os fãs-clubes também aderiram ao movimento, além de outras comunidades reforçando o
pedido pelas mais variadas razões.

O negócio foi crescendo e, devido a um número
tão grande de pedidos nas redes sociais, o banco manteve contato com umas 300 pessoas
e resolveu então participar das negociações. Ao final do movimento, o famoso banco conseguiu fechar o contrato para
a realização do tão sonhado show. 

Resultado: sucesso absoluto de público, que garantiu uma
excelente imagem da empresa junto ao mercado e ainda a conquista de um feedback positivo  impossível
de se mensurar. Ganhou o público e a empresa.

Conclusão

As redes sociais podem influenciar (e muito) os relacionamentos,
estratégias empresariais e até o nosso dia-a-dia. Vejam outros exemplos do
uso das redes sociais e os inúmeros impactos que ela pode trazer. Vale a pena
ler mais sobre os tópicos abaixo:

  • Através
    das redes sociais, os fabricantes de cervejas têm um relacionamento forte
    com seus clientes. Eles influenciam produtos e serviços. Por
    exemplo, o caso da Bohemia, SKOL e da Heineken.
  • O
    caso dos protestos no Egito e na Tunísia, em que a sociedade através das
    redes sociais questionou fortemente as autoridades e a própria oposição.
  • Um
    excelente exemplo de como juntar inovação e redes sociais é o caso
    da rede social dos funcionários da Nokia.

(Fonte – Jornal O Globo, seção Negócios & Cia, de 24/05/2011)

E aí, gostou? Conhece outros casos interessantes? Compartilhe alguns nos comentários ou me mande um
e-mail. 

Até a próxima!