Marketing Digital

6 jul, 2011

O que são redes sociais corporativas e quais são suas vantagens?

Publicidade

redessociais1 300x224 o que são redes sociais corporativas e quais são suas vantagens?

O termo organizações que aprendem foi criado por Peter Senge, no livro “A Quinta Disciplina”. Esta definição reflete a capacidade de cada empresa aprender e gerar valor através da colaboração.

Quando falamos sobre colaboração, sempre esbarramos no assunto do momento – as redes sociais! Após o boom das redes para uso pessoal, e também as redes sociais específicas (para networking e interessados num mesmo tema), surge uma nova modalidade: as redes sociais internas, mais conhecidas como redes sociais corporativas.

O que é uma rede social corporativa?

Redes sociais são plataformas online que reúnem pessoas em torno de um interesse. Já as redes sociais corporativas reúnem também em uma plataforma online profissionais, clientes, fornecedores e parceiros. Em alguns casos, as redes sociais corporativas reúnem apenas os profissionais, sem expandir o acesso para fora da empresa.

Quais são as vantagens?

  • Inovação: Integrar colaboradores, fornecedores e clientes num mesmo ambiente é buscar feedback, envolver o cliente nas decisões e, principalmente, incentivar a inovação em todas as esferas.
  • Colaboração: Diversas empresas já estão buscando alternativas ao e-mail (vide o exemplo da Atos Origin descrito em um artigo publicado no Gestão etc.). Disponibilizar o conhecimento crítico de sua empresa em uma rede social corporativa é a melhor forma de incentivar a colaboração entre seus funcionários.
  • Disponibilidade: Uma rede social corporativa permite que as informações estarão disponíveis em tempo real a todos os envolvidos, sem a dependência dos e-mails.
  • CRM 2.0: Trazer o cliente para sua rede social corporativa é torna-lo mais fiel ao seu produto, além de possibilitar a interação com ele, ouvir sua opinião, e criar novos produtos que atendam às suas reais necessidades.

Conclusões

redes sociais 300x199 o que são redes sociais corporativas e quais são suas vantagens?

As redes sociais internas vieram para ficar. A necessidade de colaboração, juntamente com a possibilidade de maior integração entre empresa e cliente, transformam as redes sociais corporativas em grande aliada das empresas que querem largar na frente com algo inovador e diferenciado.

Existem diversas ferramentas no mercado que possibilitam criar uma rede social interna em poucos minutos. Confira algumas dicas que selecionei e veja qual se encaixa melhor ao perfil da sua empresa:

Ning.com: Ferramenta global que possui traduções para vários idiomas. Oferece 30 dias de avaliação e planos que variam de R$ 9 a R$ 99 mensais.

SuaRede: Primeiro serviço brasileiro de redes sociais privadas. Oferece 30 dias de avaliação grátis e um único plano completo por R$ 99 mensais. Possui funcionalidades específicas para empresas, igrejas, fã-clubes, academias, bandas e condomínios.

Yammer.com: Em inglês, sem tradução para o português. Foca somente em redes sociais para empresas, mas oferece um plano grátis com muitas limitações. O plano pago custa US$ 5 por usuário, o que tornaria o serviço muito mais caro.

Lotus Connections: Ferramenta da IBM customizável para cada necessidade. No site não informa o custo.

Agora compartilhe conosco: sua empresa já possui uma rede social corporativa? Conhece outras ferramentas diferente das listadas acima?

Deixei seu depoimento abaixo nos comentários como usuário e também opine sobre os benefícios dessas redes sociais. Colabore com novas sugestões e participe!