Marketing Digital

30 abr, 2015

O que é Growth Hacking e como aplicá-lo ao e-mail marketing

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 Já é lugar comum dizer que o cliente de hoje é muito mais complexo e difícil de fidelizar do que o de algum tempo atrás. Isso ocorre porque, hoje, as pessoas têm muitos mecanismos para pesquisar, fazer comparações e aferir as qualidades e os defeitos de qualquer produto ou serviço, especialmente através da Internet.

Com essa nova realidade, ficou bem mais complicado traçar estratégias de marketing realmente eficientes. Por isso, a cada dia surgem novidades no ramo, e uma delas é o Growth Hacking. Você já ouviu falar dele? Se ainda não, leia o texto a seguir. Quando aplicado ao e-mail marketing, ele pode trazer o diferencial que você buscava para sua empresa! Confira!

O que é Growth Hacking?

Esse nome pode soar estranho, mas embora o Growth Hacking seja novo no Brasil, ele já é amplamente utilizado nos Estados Unidos e em outros países. No famoso Vale do Silício, referência em tecnologia e startups, ele é aplicado com sucesso há certo tempo.

A estratégia consiste em designar um profissional com grande conhecimento de causa para fazer crescer o número de clientes de um produto ou serviço através de uma metodologia eficaz para alavancar as métricas de conversão.

Embora o termo hacking seja mais conhecido pelas ações de criminosos virtuais, na verdade ele representa pessoas que tentam entender exatamente como alguma coisa funciona — o que, claro, não deixa de ser o caso dos hackers que decodificam sistemas de segurança complexos de grandes empresas. Dessa forma, a função do growth hacker é entender como a sua empresa está funcionando hoje para, a partir disso, conseguir aumentar o seu número de clientes.

Para isso, o growth hacker deve ter um papel multifuncional ligado ao aumento dos resultados, com conhecimentos não só do marketing, mas de tudo o que o negócio oferece, das operações empresariais, parte financeira e até dos recursos humanos. Cada decisão do empreendimento (ou do setor onde deve ser aplicada a estratégia) deve passar pelo profissional de Growth Hacking, que deverá refletir sobre se aquilo traz impactos positivos para o negócio ou não.

Quais são as principais características do growth hacker?

Esse profissional tem como objetivo principal conectar o público-alvo da empresa com o produto ou serviço oferecido. Para isso, ele precisa ter capacidade e criatividade suficiente para descobrir fórmulas únicas e também de testar e evoluir as técnicas que já estão sendo usadas pelo mercado.

É necessário também ter disciplina para seguir um processo que priorize ideias e teste-as, com amplo poder de análise para definir ao certo quais mecanismos devem ser mantidos e quais devem ser excluídos.

Como aplicar o Growth Hacking ao e-mail marketing?

Muitos canais de marketing foram supervalorizados e não trazem os resultados que prometeram, com alto custo de aquisição e baixo valor de duração. Na contramão dessa realidade, o e-mail marketing mantém-se firme com os melhores resultados e a melhor taxa de retorno sobre investimento. Assim, não tardou a surgir uma nova necessidade para quem quer sucesso: Growth Hacking e e-mail marketing!

O e-mail marketing é uma ferramenta extremamente barata e eficaz. Através dele, o profissional de Growth Hacking pode aferir as taxas de abertura, clique e conversão, histórico de compras e definir um padrão daquele consumidor. Sendo assim, ele pode montar uma nova estratégia ou reutilizar as que estão tendo bons resultados, conseguindo uma melhor conversão de novos consumidores e aumentando a motivação para gastarem mais com o negócio. O e-mail marketing, portanto, é uma ferramenta que permite ao growth hacker trabalhar especificamente cada comprador e usar toda sua criatividade em prol dos resultados.

O Growth Hacking é uma estratégia que se faz cada vez mais presente e real no mercado das empresas brasileiras. O consumidor está, sim, mais difícil de ser conquistado, mas quem se diferencia consegue sempre ter resultados! Se você quer aumentar sua taxa de conversão e seus lucros, não hesite: ter um growth hacker pode ser o que faltava para sua empresa decolar!