Marketing Digital

13 abr, 2010

iPad Advertising

Publicidade

Olá, PessoALL! Tudo bem?

Demorou, mas saiu. Quem é fã da maçã mordida por aí? Vamos
falar do iPad!

iPodão, iPhone de Itu, iTampon…Várias piadas e polêmicas
surgiram ao redor do mais novo Must-Have dos Apple Lovers, mas uma coisa é
fato: o gadget é tão influente e interessante que já existem formatos de
publicidade específicos para ele.

A Millenial Media, rede de anúncios mobile com sede em
Baltimore, divulgou, na semana passada, o SDK* do iPad, junto com a
Suite Criativa do produto, que trará os novos formatos de publicidade. São
eles:

  • Floating Canvas: uma
    espécie de rich media que se expande com um toque;
  • RTP (Return-to-Play):
    um formato que permite que o usuário responda ao anúncio e depois retorne
    para sua atividade, pausando e resumindo em seguida;
  • Motion Creative: formato
    que se torna interativo ao movimento do iPad pelo usuário;
  • Full Page
    Interstitials: o nome já diz, né? Mas ok, são anúncio de página inteira que
    aparecem no início ou transição de alguma atividade/aplicação.

Embora o tablet da Apple seja aclamado como uma nova forma
de explorar a web como um todo, para mim é bem claro o forte apelo à propagação
de conteúdo. Não é um Kindle, nem um Nook, embora os primeiros tenham sido
“bois de piranha”. O iPad é muito mais “experience”, “rich media”. Não é um
mero e-reader. E, além de tudo, o gadget é prático e super intuitivo. Vejam esse vídeo:

O que vocês acabaram de ver não é um fato isolado, ou um achismo; previsões da Gartner apontam que em 2015 cerca de 50% de crianças e jovens até 15 anos utilizarão tecnologias touchscreen, dispensando o uso de teclados e mouses. A chegada do iPad só dá forças à tendência.

Acredito que não somente por causa do iPad, mas muito mais pelo momento em que
vivemos, anunciantes e agências devem levar em consideração que a forma de
comunicar está mudando. É talvez a oportunidade de ouro para aqueles que levam
a bandeira do Branded Content, tendo em vista a configuração de mais um ponto
de contato com os consumidores.

Uma vez que o iPad é algo super visual, é claro que este
conteúdo gerado pelas agências e anunciantes deve ser povoado de imagens,
vídeos, links. Além disso, esperamos ver sinais de redes sociais, como troca de
opiniões entre leitores, por exemplo!

E vocês? O que acham? Passado o hype, ele fica ou não fica?

Espero que tenham gostado!

That’s all, Folks!

*SDK: Para aqueles que fazem parte do clube dos que escorregam nas siglas, como eu, lá vai: SDK significa Software Development Kit e inclui toda a documentação, código e utilitários necessários para o desenvolvimento de Apps conforme um padrão. Geralmente, são Open Source.