Olá, pessoALL! Como estão? Vamos falar um pouquinho de e-mail marketing?
Em 2013, o e-mail continuará dominando a preferência das estratégias de marketing online. Segundo uma pesquisa realizada pela Strongmail, 55% dos marketers afirmaram que irão aumentar os investimentos neste canal, visando principalmente o winback de antigos clientes.
Cuidado com a super segmentação
As plataformas para envio de e-mails evoluíram muito, permitindo o alcance de níveis granulares nunca antes atingidos e sem muito “trabalho braçal”. No entanto, vocês já pararam para pensar que não é exatamente a segmentação que funciona, mas sim a forma como isto é mensurado? Então, se você não tem um time grande o suficiente para analisar a performance de zilhares de variações, pegue leve na segmentação e vá somente até onde é possível mensurar com qualidade.
Integrar histórico dos clientes com sua plataforma de e-mail
Se você acha que está arrasando ao mandar e-mails automáticos de parabéns no aniversário de cada cliente, sinto desapontá-lo. Sem desmerecer essa ação de relacionamento, que é até bacana, estamos vivendo níveis de sofisticação mais exigentes.
Caso seu time de e-mail não seja grande o suficiente (como falamos na dica acima), tenha pelo menos em mente que no futuro isto será necessário. Agora, se você tem cacife para ser um Jedi do marketing online, ATENÇÃO: isso é o que separa meninos de homens.
Ter, por exemplo, a oportunidade de direcionar uma mensagem específica para clientes que não compram há mais de seis meses, ou a chance de falar somente com prospects que foram mapeados através de indicações de clientes já existentes em sua base, pode ser decisivo para uma conversão. Imagine então mandar um e-mail para os clientes que abandonaram o carrinho de compras do seu e-commerce com os produtos selecionados, questionando o motivo do abandono ou sugerindo novas condições? São tantas as possibilidades…
Re-engagement
Você sabe dizer quantos clientes estão parados em sua base? Se a resposta for sim, o que você tem feito para movimentá-los? Como o relatório da Strongmail mostra, este será o ano das estratégias de winback (ou seja, reconquista). Portanto, tenha em mente que se você não fizer, aquele concorrente “pedra no sapato” provavelmente vai fazer.
Em um próximo artigo podemos falar mais sobre re-engagement.
E-mail para a ponta dos dedos
Cada vez mais pessoas acessam e-mails em dispositivos móveis. Portanto, pense na possibilidade de criar e-mails que possam ser lidos e clicados em superfícies touchscreen. O texto pode ser lido facilmente em pequenas telas? Os links são facilmente clicáveis?
Além dos e-mails, pense também nas landing pages. Afinal, você espera – e quer – que todos os clientes cliquem em seus e-mails, inclusive os que acessam via dispositivos móveis, certo?
Dê uma chance ao e-mail puro texto
Essa, na verdade, não é uma tendência para 2013, mas uma dica atemporal que eu gosto muito de dar. Muitos profissionais sabem disso, mas ainda existem algumas pessoas que resistem. Estou falando de e-mails em puro texto.
HTMLs com imagem são mais bonitos, mas usuários estão ficando cada vez mais treinados e tendem a tratar como spam muitos e-mails deste tipo. Às vezes, tentamos redigir textos convincentes e o mais customizados possíveis. Um e-mail em texto, despretensioso, parece muito mais algo feito exclusivamente para o destinatário da mensagem.
Lembre-se sempre de colocar sua assinatura, um call to action claro e formas de contato. Ah! E prepara-se para receber mais respostas ao enviar um e-mail em texto!
Espero que tenham gostado! That’s all, Folks!