Marketing Digital

15 jan, 2013

2013: O ano do re-engagement

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Olá, PessoALL! Tudo bem? Hoje nós vamos falar um pouquinho sobre re-engagement. Mas o que é re-engagement mesmo? De uma forma bem simples, trata-se de um objetivo bem definido: “ressuscitar” clientes inativos.

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Como fazer isso?

  • Estabelecer critérios para determinar o que é um cliente inativo.

Bem, isso vai depender bastante do tipo do seu negócio, mas eis aqui algumas sugestões. Você pode considerar inativo um cliente/membro que, em um período definido de tempo:

  1. Não abrem os e-mails;
  2. Não clicam nos links dos e-mails;
  3. Não encaminham seus e-mails;
  4. Não fazer social sharing;
  5. Não compram em sua loja online.
  • Criar um segmento com estas pessoas
  • Partir efetivamente para a campanha de re-engagement

Dependendo do seu objetivo em trazer clientes de volta, você pode usar diferentes abordagens de comunicação em sua campanha de re-engagement. Alguns exemplos?

  • Recompensas: Esta é uma boa forma de testar o interesse destas pessoas em sua empresa. Se o cliente estiver inativo e aceitar renovar a subscrição/cadastro em troca de algum tipo de recompensa (como cupons, desconto, frete grátis, acesso temporário à área restrita), significa que ele ainda se importa e quer lhe dar uma chance para reconquistá-lo.
  • Ameaça branca: Nem todo mundo gosta deste tipo de opção, mas acho válido considerarmos como uma possibilidade, talvez melhor empregada no último e-mail da campanha. Neste caso, você envia uma notificação avisando sobre a inativação do contato em virtude do longo tempo sem interação. É possível também neste momento listar os benefícios que o cliente irá perder ao não fazer mais parte de sua base de contatos. Este tipo de abordagem é indicado, por exemplo, para bases de newsletter de sites de conteúdo.

Só tome cuidado com o tom arrogante. A ideia é reconquistar e não afastar definitivamente seus clientes, certo?

  •  Enquetes: Uma forma inteligente de resolver dois problemas de uma vez só é trabalhar com enquetes. Você direciona uma comunicação específica para um grupo inativo com objetivo de movimentá-lo e aproveita a situação para questionar sobre quais assuntos/ofertas estas pessoas gostariam de receber.

Vocês já sabem, mas nunca esqueçam: não adianta fazer uma campanha de e-mail fantástica e não ter uma landing page específica. As landing pages devem ter menções como “sentimos sua falta”, etc. Recepcione seu cliente da maneira correta!

Importante: Não prolongue a campanha por muito tempo. É valide tentar reconquistar clientes, mas após implementar campanha, remova as pessoas que não reagiram, por um único e simples motivo: você não quer prejudicar o seu ROI. Enviar e-mails tem custo e gastar com quem não traz retorno vai derrubar sua taxa de conversão.

Limite-se a enviar três e-mails em sua campanha de re-engagement e, se não houver interesse de alguns clientes, é hora de seguir em frente. 😉

Espero que tenham gostado!

That’s all, Folks!