Olá, PessoALL!
Quanto tempo!
Vocês conhecem a Geração On-Demand?
Pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos
que esperam acessar determinado conteúdo exatamente no momento e lugar que
querem são considerados membros de um grupo denominado “Geração On-Demand”. São
nativos digitais que vieram ao mundo em um contexto de “mídia onipresente”.
Conforme publicado no AdAge, a sociedade trabalhada
no YouTube e que twitta até quando sofre de crises de soluços passa em média 7h38min
online por dia e, por incrível que pareça, não é avessa à publicidade, desde
que seja bem feita e interessante.
Mas quem são essas pessoas?
O AdAge também diz que três principais
características definem esse grupo. Vamos saber quais são?
01. A Geração On-Demand busca gratificação instantânea
É “fácil” agradar um On-Demand guy. É só entregar
IMEDIATAMENTE aquilo que ele procura. Viu como somos mimados?
- Não
aguentamos esperar o dia seguinte para comprarmos um CD: fazemos o download das
músicas que queremos (e muitas vezes pagamos por elas, veja abaixo). - Baixamos
filmes e episódios de séries e assistimos na hora em que queremos, seja no notebook
dentro do avião, seja debaixo das cobertas com o namorado ou namorada. - Preferimos
e-commerce à compra convencional, já que a compra é concretizada a qualquer
hora, em qualquer lugar, mesmo que seja na casa da sua sogra, as 23h:59min. - Nossos
livros cabem dentro de tablets e nunca mofam. Não precisamos sair para comprar
um título desejado, fazemos isso no conforto de nossos lares.
E por aí vai.
Vou comentar um caso que chamou a minha
atenção.
Vocês conhecem o TiVO? É o DVR (Digital Video
Recorder) mais conhecido. Os DVRs funcionam basicamente da mesma maneira,
capturando e gravando em um HD a programação da TV a cabo que você desejar para
reproduzir assim que quiser. Tem como ficar mais On-Demand?
TEM.
Agora você pode pedir pizza On-Demand, diretamente
do seu TiVO. A Domino’s fez uma parceria com a companhia de DVR e é possível
pedir sua pizza na telona da TV. Observem:
Tem o comercial também (de gosto duvidoso,
mas…)
02. Os membros da Geração On-Demand adoram itens gratuitos, mas se precisarem
pagar, eles pagam!
YouTube é nosso xodó, mas quem aqui nunca
visitou a iTunes Store e não saiu com uma “sacolinha”?
Quando li sobre essa característica, confesso
que fiquei um pouco desconfiada, já que a Internet é sinônimo de abundância e
de acessibilidade. É difícil não encontrarmos o que procuramos sem precisar pagar
por isso, mas nem sempre o fazemos da maneira mais segura e garantida. Esse o X
da questão.
Contudo, vale observar que isso não quer dizer
que saímos por aí abrindo o bolso sem critério; nossa geração já é doutrinada
para saber que o custo de distribuição daquilo que adquirimos já não é tão alto
quanto foi no passado, principalmente quando estamos falando de compras online.
03. A Geração On-Demand pede perdão aos feios, mas diz: beleza é fundamental
Nativos digitais foram moldados pela revolução
estético-tecnológica. O padrão desejado para o design de interfaces e gadgets é
tão alto quanto o esperado para a tecnologia e qualidade dos dispositivos. Além
de avançados e cheios de recursos, os itens tecnológicos adquiridos por nós
devem ser bonitos.
Aproveitando o HYPE, podemos usar o iPad como
exemplo de gadget bom e bonito (barato não, né, gente!).
Entretanto, não é só a Apple que sabe explorar
essa oportunidade. A LG é bem conhecida por aliar de forma admirável tecnologia
e estética, produzindo eletroeletrônicos que parecem obras de arte.
Espero que tenham gostado!
Estava com saudades!
That’s all, Folks!