Marketing Digital

31 ago, 2010

Geração On-Demand – você a conhece? Sabe como alcança-la?

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Olá, PessoALL!

Quanto tempo!

Vocês conhecem a Geração On-Demand?

Pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos
que esperam acessar determinado conteúdo exatamente no momento e lugar que
querem são considerados membros de um grupo denominado “Geração On-Demand”. São
nativos digitais que vieram ao mundo em um contexto de “mídia onipresente”.

Conforme publicado no AdAge, a sociedade trabalhada
no YouTube e que twitta até quando sofre de crises de soluços passa em média 7h38min
online por dia e, por incrível que pareça, não é avessa à publicidade, desde
que seja bem feita e interessante.

Mas quem são essas pessoas?

O AdAge também diz que três principais
características definem esse grupo. Vamos saber quais são?

01. A Geração On-Demand busca gratificação instantânea

É “fácil” agradar um On-Demand guy. É só entregar
IMEDIATAMENTE aquilo que ele procura. Viu como somos mimados?

  • Não
    aguentamos esperar o dia seguinte para comprarmos um CD: fazemos o download das
    músicas que queremos (e muitas vezes pagamos por elas, veja abaixo).
  • Baixamos
    filmes e episódios de séries e assistimos na hora em que queremos, seja no notebook
    dentro do avião, seja debaixo das cobertas com o namorado ou namorada.
  • Preferimos
    e-commerce à compra convencional, já que a compra é concretizada a qualquer
    hora, em qualquer lugar, mesmo que seja na casa da sua sogra, as 23h:59min.
  • Nossos
    livros cabem dentro de tablets e nunca mofam. Não precisamos sair para comprar
    um título desejado, fazemos isso no conforto de nossos lares.

E por aí vai.

Vou comentar um caso que chamou a minha
atenção.

Vocês conhecem o TiVO? É o DVR (Digital Video
Recorder) mais conhecido. Os DVRs funcionam basicamente da mesma maneira,
capturando e gravando em um HD a programação da TV a cabo que você desejar para
reproduzir assim que quiser. Tem como ficar mais On-Demand?

TEM.

Agora você pode pedir pizza On-Demand, diretamente
do seu TiVO. A Domino’s fez uma parceria com a companhia de DVR e é possível
pedir sua pizza na telona da TV. Observem:

Tem o comercial também (de gosto duvidoso,
mas…)

02. Os membros da Geração On-Demand adoram itens gratuitos, mas se precisarem
pagar, eles pagam!

YouTube é nosso xodó, mas quem aqui nunca
visitou a iTunes Store e não saiu com uma “sacolinha”?

Quando li sobre essa característica, confesso
que fiquei um pouco desconfiada, já que a Internet é sinônimo de abundância e
de acessibilidade. É difícil não encontrarmos o que procuramos sem precisar pagar
por isso, mas nem sempre o fazemos da maneira mais segura e garantida. Esse o X
da questão.

Contudo, vale observar que isso não quer dizer
que saímos por aí abrindo o bolso sem critério; nossa geração já é doutrinada
para saber que o custo de distribuição daquilo que adquirimos já não é tão alto
quanto foi no passado, principalmente quando estamos falando de compras online.

03. A Geração On-Demand pede perdão aos feios, mas diz: beleza é fundamental

Nativos digitais foram moldados pela revolução
estético-tecnológica. O padrão desejado para o design de interfaces e gadgets é
tão alto quanto o esperado para a tecnologia e qualidade dos dispositivos. Além
de avançados e cheios de recursos, os itens tecnológicos adquiridos por nós
devem ser bonitos.

Aproveitando o HYPE, podemos usar o iPad como
exemplo de gadget bom e bonito (barato não, né, gente!).

Entretanto, não é só a Apple que sabe explorar
essa oportunidade. A LG é bem conhecida por aliar de forma admirável tecnologia
e estética, produzindo eletroeletrônicos que parecem obras de arte.

Espero que tenham gostado!

Estava com saudades!

That’s all, Folks!