Marketing Digital

25 mar, 2010

Fazendo marketing online para dentro

Publicidade

Olá,
PessoALL!

Como
estamos?

A cada dia
me convenço um pouco mais de que podemos adaptar todas as nossas práticas
comuns de marketing para a Internet. Não podemos migrar totalmente os esforços
do offline para o online, mas a web tem mostrado seu potencial avassalador para
conquistar mentes e corações, sejam elas de mercados b2b, b2c e b2e
(business-to-employee).

Funcionários
comprometidos são o alicerce de uma empresa comprometida com o mercado. Não é à
toa que dizem por aí que o funcionário é o primeiro cliente de uma companhia. Mas, como
engajar seus colaboradores? E será que é possível fazer isso de forma online?

Como todo
mundo aqui quer saber de Webmarketing, vamos falar logo das ferramentas
disponíveis no mercado online para criar um belo programa de Endomarketing Online – ou marketing online “pra dentro”.

Mobile messaging

Ações
mobile, neste caso, são excelentes para alcançar todos os funcionários, estejam
eles dentro ou fora do escritório, na mesma cidade da matriz ou não, acessando
a Internet ou desconectados. Táticas mais simples envolvem sms, via opt-in
(sempre); caso a verba e o esforço sejam mais sofisticados, é possível criar
uma série de canais de notícias e envio de vídeos e podcasts.

Os colaboradores podem receber
notícias gerais, alertas especiais, pronunciamentos e até lembretes especiais,
como datas de aniversário.

Plataformas online para treinamentos

Existem
companhias que utilizam plataformas que agregam conteúdo informativo e
educativo para proveito de seus colaboradores. Dependendo
da escala “Open-Minded” da empresa é possível permitir até que os
colaboradores enviem seus próprios conteúdos. É uma forma de reconhecer a
bagagem do funcionário e o estimular a passar o conteúdo adiante.

Além disso, tudo que é
colaborativo é mais interessante e menos trabalhoso para você. Eles vão adorar
“fazer o seu trabalho”, neste caso.

Dentre os
diversos tipos de treinamento, podemos citar como exemplos:

  • treinamentos
    técnicos,
  • treinamentos
    comerciais,
  • treinamentos
    sobre Inteligência Competitiva,
  • treinamentos
    sobre o foco de mercado da companhia,
  • lições
    de ergonomia,
  • como
    utilizar as ferramentas de negócios da empresa,
  • entre
    outros.

Redes Sociais

Se o
Facebook existe, vamos usar. Se o LinkedIn existe, por que não?

(Twitter eu vou
enquadrar em outra categoria, pessoall)

Claro que
não podemos ignorar a existência das plataformas citadas acima, mas quando
estamos falando de mercado b2b ou b2e, é muito mais garantido utilizar redes sociais secundárias.

Algumas
comunidades podem concentrar tantas informações a ponto de parecer uma
intranet (quem quiser conhecer mais sobre o conceito de Intranet Social,
clique aqui).

O que você
pode incluir em uma rede social corporativa?

  • Chat
  • Blog
  • Fóruns
  • Grupos
  • Concursos
  • Campanhas
    de Incentivo
  • Compartilhamento
    de fotos e vídeos
  • Recursos

Brainstorm Sites

O que seria
um “Brainstorm site”? Um concentrador de idéias. Sugestões de
novos produtos, serviços, campanhas e promoções. Muitas companhias têm adotado
essa postura perante o consumidor final; a ação pode ser tão ou mais eficaz
quando o público questionado é o interno.

Uma área de
sugestões e idéias pode ser incorporada a uma rede social corporativa, mas a
iniciativa é tão boa que ao meu ver merece um (hot)site exclusivo. Nele, é
possível catalogar as idéias, estabelecer votações, esclarecer as recompensas
para as sugestões implementadas e muito mais.

Ex.:

IBM
Innovation Jam

Microblogging

Pronto,
vamos falar de Twitter e seus amigos.

Primeiramente,
por que não considerei o Twitter como rede social? O Biz Stone
(@biz), um dos Caras do Twitter, afirmou que ele não é rede social e eu
concordei. Para Biz,
numa rede as pessoas precisam seguir as outras e serem seguidas por elas,
trocando informações. E não é exatamente isso que ocorre no Twitter.

Não citaria
o Twitter propriamente dito como ferramenta de endomarketing, já que estamos
falando de uma esfera que não se limita ao ambiente dos colaboradores. Mas existe
um serviço de microblogging que possa ser restrito aos meus colaboradores?

Sim, existe o Yammer, por exemplo.
Conforme o próprio site diz:

Yammer é um aplicativo online para empresas e
grandes organizações aumentarem a produtividade, gerenciar as tarefas com mais
facilidade e saber o desempenho de cada funcionário, usando o sistema que
“segue” os passos de cada membro da comunidade.

Parecido com o sistema de microblogs Twitter,
tem a intenção de funcionar apenas com o público profissional. O esquema é assim: se criam grupos de usuários a partir da máscara de e-mail, ou
seja, tudo que vem depois do caractere ‘@’ (isso também evita que usuários
comuns entrem na rede), então os usuários se comunicam com perguntas simples
como “em que você está trabalhando agora?”.

Cada pessoa cria seu próprio perfil, com as
informações relacionadas à função, cargo, local de trabalho e muito mais.

Deixei algo
de fora? Alguma sugestão? Use o espaço abaixo e complemente este artigo!

Espero que
tenham gostado.

That’s all,
Folks!!!!!