Olá, PessoALL! Como estamos?
Hoje falaremos de um assunto que ganhou notoriedade no
finalzinho de 2009. É o tal de formspring.me.
O formspring.me é um serviço gratuito da empresa Formspring.
Há! Aposto que a maioria de vocês nem imaginava que existia uma empresa que já
atuava no mercado há algum tempo por trás disso. Pois bem, a Formspring nasceu
em 2006 e desde então vem crescendo bastante. Hoje a empresa atua em 110
países e, se vocês querem saber, entre seus clientes estão algumas empresas da
Fortune 500.
Qual é o Core Business deles?
Formulários Web que se integram aos sites dos clientes de
maneira simples, sem programação, sem instalações, sem dor.
Se a idéia era lançar o serviço gratuito para alavancar o
produto principal, eu não sei. Caso tenha sido esta a estratégia, arrisco dizer
que o tiro saiu pela culatra. O site de perguntas pode ter suplantado o produto
cobrado dos caras.
Quando comecei a escrever este artigo, pensei em abordar
como o mundo corporativo poderia tirar proveito do Formspring.me. Quando
descobri a existência de um produto voltado para os negócios, por um breve
momento desanimei e pensei: “é… esse ‘negócio’ é mesmo para puro
entretenimento. Vou procurar outro assunto para escrever”.
Mas peraí! Criatividade é o que não falta na cabeça dos
profissionais de Internet. Principalmente quando estamos falando de
brasileiros! Vamos usar isso de forma profissional, sim!
Como o iMasters é interativo e todo comentário é, na verdade, um complemento para o artigo, vou colocar somente alguns possíveis usos que
vislumbrei. Caso alguém pense em mais algum outro uso, por favor: mi artigo, su
artigo.
1. Fale conosco
Através do Widget do Formspring.me, é possível
disponibilizar uma caixinha de perguntas em seu site. Ao substituir o sistema
de Fale Conosco via email, você deixa de responder individualmente inúmeras solicitações
e contatos com assunto repetido. Veja item 3 para entender como isso pode se
desenvolver.
2. Pesquisa
Acho que muita gente já ouviu falar de Focus Group aqui, né?
Focus Group é uma modalidade de pesquisa de mercado
qualitativa onde um grupo de 8 a 12 participantes debatem sobre determinado
tema na presença de um moderador (que estimula a interação) por aproximadamente
1h30. Os participantes sentam-se ao redor de uma mesa disposta em uma
sala espelhada, de forma que os clientes que encomendaram a pesquisa possam
observá-los. Talvez aí more o problema.
Utilizar o Formspring.me neste caso é interessante, já que
pode reunir bastante conteúdo de poucas pessoas, mas negligencia a observação
da comunicação não verbal. Gestos em conversas às vezes dizem mais que
palavras. Outro ponto é a comunicação que pode ficar truncada, limitando-se a
um diálogo entre “moderador” e entrevistado.
Entretanto, o sistema ainda pode ser aproveitado como ferramenta de pesquisa,
baseado em perguntas e respostas simples.
3. FAQ
Eureka! Aqui está o uso que achei mais adequado. Empresas de
todos os portes podem montar seu FAQ (Frequently Asked Questions) no Formspring.me. A empresa pode disponibilizar suas próprias
perguntas. Já as perguntas feitas por usuários devem passar por um crivo e
repetições não devem ser publicadas. Entretanto, devem ser consideradas e
devidamente analisadas. Aliás, a importância está na quantidade de repetições.
Muitas ocorrências podem apontar para um possível gap na comunicação com o seu
público. A partir de dúvidas recorrentes, você pode ajustar muitas coisas. Só
tome cuidado para não virar atendente de suporte técnico, hein?
Um bom exemplo de FAQ está no formspring do Governo de São
Paulo: www.formspring.me/governosp
Sugestões
Não tenho pretensão alguma de sugerir qualquer coisa,
afinal, os desenvolvedores devem pensar nisso o tempo inteiro. Vou colocar aqui
o que eu acredito estar na To Do List deles:
- Recurso interno de buscas
- Classificação das perguntas por categoria
- Ranking de respostas por popularidade
- Ação nos links
Como a maioria, também não tenho certeza se o formspring.me
vai para frente. Talvez seja realmente um modismo; talvez não. Nosso papel é
pensar fora da caixa e antecipar tendências, concordam?
Espero que tenham gostado.
That`s
all, Folks!