Marketing Digital

17 set, 2010

5 razões pelas quais sua estratégia de mídia social é uma porcaria

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No atual mundo digital, estar
ou não nas mídias sociais pouco importa. Toda empresa, pequena, média ou
grande, de um jeito ou de outro, está na social media, seja por vontade própria
ou em uma crise institucional promovida por clientes insatisfeitos e ávidos por
destruir sua corporação.

Destruir a imagem de uma
empresa na web 2.0 não requer muito esforço. Pode partir até mesmo de dentro da
empresa, como com um planejamento fraco, ações desorientadas e falta de foco
quando o assunto é até onde sua empresa pretende chegar.

Algumas estratégias de mídia
social são tão ruins que requerem análises mais profundas e específicas. Seja por
amadorismo ou por pura afobação, certas empresas cometem erros primários, porém
fatais quando abordamos uma mídia que possui um impacto (negativo ou não)
praticamente imensurável.

Abaixo listei 5 dos milhares
de motivos existem que provam, de uma vez por todas, que todo o seu
planejamento de mídia e a estratégia que você possui não passam de modismos que
foram adotados para tentar imprimir na marca uma imagem de empresa moderna. Confira:

1. Você acha que o Twitter vai
resolver tudo

O Twitter é um complemento
como qualquer outra ferramenta ou rede social. Mídia social se baseia em pessoas
e em relacionamentos. Mídia social se fundamenta na relação de pessoas com
pessoas. As ferramentas vão e vêm. As pessoas ficam.

2. Você trabalha em sigilo

Ninguém na organização sabe o
que você está fazendo. Quando o marketing não falar com Recursos Humanos e
Relações Públicas, você tem não um, mas vários problemas. Mesmo se existirem
vários programas, campanhas e concursos em execução, sem integração você não
tem nada. Se todos os departamentos e mídias não estiverem integrados, você
está no vácuo.

3. Você não fez nenhuma
pesquisa

Você não tem ideia se há algum
fato relevante sendo discutido sobre sua marca. Sua empresa decidiu criar uma
página de negócios no Facebook, há milhares de fãs e o conteúdo é todo sobre
sua marca? É lógico, já que todos esses fãs e membros são apenas os
funcionários da sua própria empresa. Se atualize!

4. Tudo o que você faz é ouvir

Você deve monitorar as
conversas, mas as marcas que atuam sobre o feedback das comunidades são as que
estão tendo cases de sucesso. Você não deve só ouvir; deve interagir! Controlar
comentários que agridam a sua marca não é usar corretamente as mídias sociais!
Em vez de bloquear seus não fãs, melhore sua comunicação com eles!

5. Faltam histórias

Você não tem nenhuma mensagem.
Não há história. Você não está alinhado com a promessa da marca. Tudo é
fragmentado e a rede de distribuição de conteúdo não existe. Crie
valor e, acima de tudo, coloque-os em práticas!

Parecem simples, mas tais
motivos fazem com que muitas empresas caiam nas maravilhas dos números
maquiados da social media e criem expectativas falsas e passageiras. Ao se
tratar de mídias sociais, cuidado: você utiliza um slide para convencer a todos
sobre seus usos e acaba sendo dispensado em uma linha do Excel! Quando for
adotar mídias sociais e criar um planejamento delineado, lembre-se: abuse da
criatividade, mas use a social media com moderação.