IoT e Makers

8 jul, 2014

Projetos estranhos com Arduino

100 visualizações
Publicidade

Já mostramos no Fazedores um punhado de projetos legais com o Arduino para automatizar sua casafacilitar sua vida e se divertir um pouco. Hoje vamos olhar para um outro lado… Os projetos mais estranhos, curiosos e esquisitos feitos com Arduino. Apresentaremos criações que farão você cair da cadeira com uma mistura de genialidade e loucura. Veja só esta dupla de projetos estranhos com Arduino!

Porta com código secreto

Depois de muito tempo morando com alguém, conhecemos tão bem a pessoa que sabemos que é ela chegando só pela maneira como bate na porta. E se a sua porta soubesse reconhecer as pessoas desta maneira também?

O projeto usa – com muita criatividade – um piezo speaker como input ao invés de output. Explicamos: da mesma forma que a corrente nos terminais do piezo gera movimento no falante, que por sua vez gera o som, o contrário também é verdadeiro. Assim, quando a pessoa bate na porta, a vibração faz com que o speaker vibre junto, gerando um padrão elétrico que o Arduino consegue detectar. Este tipo de comportamento é bastante comum na eletrônica, mas isto é assunto para um outro artigo.

Uma vez que ele percebe a batida secreta (que pode ser modificada a qualquer momento pelo dono da casa) o Arduino aciona um motor que está ligado à trava da porta, fazendo com que ela se abra.

Mas cuidado: o próprio autor avisa que o projeto serve apenas como diversão. Afinal de contas, toda vez que alguém abre a porta, revela o seu segredo para qualquer pessoa por perto com uma boa audição! As instruções completas você encontra aqui.

Calças “românticas”

Imagine a cena: você foi para uma balada e – sucesso! – conseguiu trazer seu par de volta para casa. Depois de impressioná-lo abrindo a porta com uma batida secreta, vocês estão a sós. O clima esquentou? Qual seria a reação da pessoa se, ao abrir o zíper de sua calça as luzes diminuírem, o som aumentar e ainda por cima algumas velas se acenderem no criado mudo?

Bom, acreditamos que as possibilidades não são muito boas e gostaríamos muito que você montasse este projeto e contasse para nós o que aconteceu. Mas pensamos nas seguintes reações: a) a pessoa te acharia um grande freak e todo o clima iria pro ralo ali mesmo; b) a pessoa pensaria que sua casa é mal assombrada e sairia correndo; e c) seu par cairia na gargalhada achando aquilo tudo o maior mico nerd que ele já presenciou e com certeza o clima romântico acabaria na hora. Mas partindo do princípio que você tem um parceiro ou parceira que acharia calças com wi-fi uma surpresa bem-vinda, você pode encontrar as instruções aqui para fazer sua própria instalação.

Avisamos: o funcionamento e montagem são bem complicados. É necessário costurar, com fio condutivo, uma série de resistores ao longo do zíper da calça para que o zíper funcione como um potenciômetro. Um Arduino modificado fica escondido na fivela do cinto para detectar a abertura do zíper e enviar um sinal via Wi-Fi para um sistema composto de três partes:

  • Uma caixa de controle, conectada às luzes da casa, que cuida da iluminação fazendo que ela diminua e criando um clima mais romântico. Ou assustador;
  • Uma placa com um transmissor de IR que envia os comandos necessários para que o sistema de som comece a tocar uma boa música e aumente o volume. Como se fosse o controle remoto do sistema de som;
  • O mais assustador: uma bateria de 9V conectada a um fio de nicromo (um material que esquenta MUITO rápido com a passagem de corrente elétrica) é usada para acender as velas, que foram preparadas previamente com fósforo, retirado da cabeça de palitos de fósforo comuns.

O projeto é bem elaborado e envolve a construção de várias peças para que tudo funcione certinho. Além disso, será preciso fazer pequenas modificações no código e no projeto para que ele se adeque à montagem em sua casa. E a etapa mais difícil, segundo o autor, ainda é conseguir um parceiro que queira ir para casa com você! E nisto não podemos ajudar.

Como estes dois gênios malucos podem provar, um Arduino, algum conhecimento técnico e muita engenhosidade são uma combinação capaz de trazer qualquer loucura à vida.

Conhece outros projetos malucos com Arduino? Quer ver mais nos próximos posts? Conte para a gente, nos comentários!

***

Artigo publicado originalmente no Fazedores: http://blog.fazedores.com/projetos-estranhos-com-arduino/