Placas de desenvolvimento de hardware compatíveis com Windows (como a Intel Sharks Cove) permitem que você desenvolva software e drivers para componentes de hardware normalmente incorporados em telefones, tablets e outros sistemas integrados.
Uma nova iniciativa da Microsoft promete facilitar a vida dos engenheiros interessados em desenvolver e certificar drivers Windows usando placas destinadas a ambientes de System on a Chip (SoC) específicos. Tradicionalmente, engenheiros de hardware enfrentam desafios de criar drivers Windows para plataformas SoC. Diferentemente dos PCs, que contam com slots PCI e portas USB, sistemas SoC como tablets, por exemplo, utilizam buses internos de baixo consumo de energia. Esses buses carecem de conectores padronizados, suporte plug and play ou mecanismos de identificação. Normalmente, esses equipamentos estão protegidos por boot seguro ou não podem ser usados para desenvolver ou testar drivers de terceiros.
Mas essa dificuldade está com os dias contados. Em breve, os engenheiros de hardware serão capazes de comprar placas desenvolvidas para trabalhar com ambientes SoC específicos.
Quer saber mais sobre as placas de desenvolvimento? Confira:
- Placas de desenvolvimento de hardware compatíveis com Windows estarão disponíveis em breve
- Simplificando o desenvolvimento de hardware para Plataformas Windows (Vídeo)
Placas Intel Sharke Cove
Uma das placas que estará disponível no segundo semestre de 2014 é a placa de desenvolvimento de hardware Intel Sharks Cove. Ela vai suportar o desenvolvimento de drivers para dispositivos que utilizem uma série de interfaces, incluindo GPIO, I2X, I2S, UART, SDIO, USB.
Saiba mais sobre as placas, kits e ferramentas de desenvolvimento de hardware aqui.