CSS

18 fev, 2013

Conheça o AlloyUI 2.0

Publicidade

Lembro quando estava fazendo a entrevista para entrar na Liferay e o Eduardo disse: “Zeno, quero que o Alloy tenha a tua cara!”. E eu lembro bem dessa frase porque foi uma das coisas que me fez entrar na empresa. Me demitir da Globo não seria fácil, mas eu tinha a oportunidade de transformar um produto usado por mais de 350 mil pessoas no mundo através do Liferay Portal em uma coisa ainda mais legal.

alloyui.com

Também lembro das pesquisas que comecei a fazer para tentar entender o que exatamente era aquilo e descobri que um dos primeiros resultados quando se busca “AlloyUI” no Google Brasil era a página do iMasters mostrando a antiga versão.

Screen Shot 2013-02-06 at 12.27.44 PM

Por isso, jurei pra mim mesmo que, após o lançamento da nova versão, apresentaria nesse mesmo lugar todas as mudanças.

O que é?

Antes de contar o que foi feito, vamos primeiro contextualizar quem ainda não conhece: o AlloyUI é um framework open source de componentes de interface que nasceu em 2009, depois de um trabalho conjunto de Nate Cavanaugh, Eduardo Lundgren e o time da Yahoo!

Por anos, o Alloy foi usado e conhecido como o framework JavaScript por trás do Liferay Portal. Isso foi muito bom, porque ajudou o projeto a crescer bastante, mas ao mesmo tempo restringiu a determinada audiência. Nós agora queremos mudar a abordagem, queremos que o projeto seja reconhecido como um framework JavaScript poderoso e usado por projetos muito legais, incluindo o Liferay Portal.

Isso pode parecer uma mudança pequena, mas não é. Nós não estamos apenas fazendo o release de uma nova versão, nós estamos repensando toda nossa engenharia, comunicação e aproximação da comunidade como um projeto open source.

Quais são as novidades?

Novo site

Primeiro, nós fizemos um site completamente novo para ajudar a comunidade. É sexy e tem vários novos exemplos/tutoriais. Nós decidimos preservar o API Docs e Rosetta Stone porque eles continuam boas fontes de conhecimento.

O site foi criado usando um gerador estático em NodeJS e toda documentação está escrita em Markdown. Se você quiser ajudar a melhorar o site, por favor consulte o código fonte no Github (e lembre de usar GIFs).

Look & feel

O Alloy foi construído por engenheiros, mas engenheiros não são focados em design, certo? Por isso decidimos utilizar o look & feel do Twitter Bootstrap, o projeto mais popular no Github hoje em dia.

Comunidade

Adicionamos mais canais de comunicação, então agora você pode nos encontar no Liferay Forums, Google Groups e Stack Overflow.

Build mais rápido

Nós usamos Ant por um bom tempo, mas o tempo passa e novas build tools vão surgindo. Então nós estamos substituindo para o Shifter e Yogi, dois projetos irados feitos pelos nossos amigos na Yahoo!

CDN

AlloyUI agora está hospedado em uma CDN muito rápida, então agora você pode usar facilmente adicionando essa url http://cdn.alloyui.com/2.0.0pr1/aui/aui-min.js na sua tag <script>.

Download mais rápido

A última versão do repositório do Alloy tinha quase 800mb, agora para baixar o Alloy 2.0 são menos de 10mb!

Menos Components

A última versão do AlloyUI tinha 73 componentes, para esse primeiro release temos só 20 componentes.

Por que usar o Alloy

Muita gente pergunta por que deveriam investir seu tempo no Alloy? Ou por que não usar o jQuery com seu gigantesco ecossistema de plugins?

O caso é que a manipulação de DOM é só o topo do iceberg quando estamos lidando com aplicações modernas e de alta escalabilidade. Você provavelmente vai utilizar uma biblioteca para templates (como Mustache/Handlebars), outra para carregamento modular (como RequireJS/HeadJS), outra para estruturação MVC (como Backbone/Ember), outra para componentes de UI (como jQueryUI/ExtJS) e por aí vai…

Bom, o Alloy vem com todas essas coisas juntas. Então não tem confusão entre bibliotecas, só uma API uniforme que deixa sua vida mais fácil. É construído com base no YUI3, um projeto da Yahoo! e é mantido pelos engenheiros da Liferay.

Próximos passos

Nós vamos continuar adicionando novos componentes, documentando e aprimorando o site. Mas o mais importante, nós queremos ouvir o que vocês acham disso. Então fique à vontade para deixar seu comentário ou entre em contato através do Liferay Forums ou Google Groups.

Quer saber mais

Dia 19 de fevereiro vou apresentar tudo ao vivo no AlloyUI LIVE Session. Isso não seria possível sem a ajuda Eduardo Lundgren que merece todo o crédito na construção dessa nova versão, além de Nate Cavanaugh e Brian Chan que acreditaram na ideia. Também Marc Lundgren, Ethan Bustad, Robert Frampton e Patrick Armitage que ajudaram insanamente na criação dos exemplos e tutoriais para o site. E finalmente Bernard De Luna, Briza Bueno, Djalma Araújo e todos meus coworkers do escritório brasileiro pelo apoio.