E-Learning

31 ago, 2010

A educação navegando pela internet

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Caros leitores, desta vez vamos tratar das incursões da Educação na internet. Mais uma área que está tendo grande impulso revolucionário ao usar as novas ferramentas que agilizam a comunicação e as relações entre os usuários. Então vamos lá…

Há alguns anos foi disponibilizada na internet uma nova geração de ferramentas, no ambiente chamado por alguns de web 2.0, que possibilitou o desenvolvimento de novas formas de relacionamento entre organizações e seus clientes, parceiros, fornecedores etc. Essa relação já é vista além das tradicionais áreas inovadoras como as da Engenharia, Bancária, Indústria automobilística e Informática, como por exemplo, nas áreas de Jornalismo, Saúde, Cosmética, Moda e Educação.

A Educação na internet

Quando se fala em educação, muitos pensam logo nas estruturas arcaicas que não acompanharam as mudanças da sociedade, do esquema de ensino quase mecânico de repetição e de memorização; mas muito tem se avançado nessa área, especialmente com o uso da internet, basta ver o sucesso da EAD (Educação à distância).

Outro indicativo desse sucesso é constatar a quantidade de sites, blogs e fóruns de órgãos ligados à educação, como escolas e universidades que disponibilizam diversas informações aos alunos, pais e para a própria comunidade acadêmica. Assim, com uma nova estrutura que privilegia a interatividade entre seus membros, aumentam-se as possibilidades de aprendizagem. Agora participam também dessa revolução gestores, diretores, professores e colaboradores de um lado e pais e alunos de outro, trocando idéias, avaliando e contribuindo para a qualidade do ensino e da administração escolar.

Conectando os dois lados

A conexão entre os envolvidos pode ser feita através de chats, fóruns, blogs, wikis, áudios, vídeos, comunidades e por aí vai.

De um lado, os alunos, que podem sugerir temas para trabalho e discussão, opinar sobre a programação extra-escolar, assim como participarem de discussões de temas diversos desde meio ambiente até formulas matemáticas. 

De outro lado, os gestores, diretores e professores, que irão ter contato com dados importantes obtidos através dessa troca e aumentar a aprendizagem chamada colaborativa. Poderão, por exemplo, disponibilizar aos seus alunos diversos materiais para pesquisa, divulgar links de bibliotecas e Universidades que possuam excelência em pesquisas e educação. O aluno convidado a participar com certeza será um colaborador ativo.

Os alunos podem mudar suas atitudes ao terem despertada a curiosidade e a pesquisa, de forma a olhar o mundo com outros olhos, incentivados a entender as matérias, além do que foi dado em sala de aula. Quer ver um exemplo? Alunos de uma turma juntamente com os seus professores trabalhando em cima de um tema, através de um blog, reforçando a pesquisa e incentivando o trabalho em grupo. Com a interatividade, eles podem participar disponibilizando conteúdo (textos), áudios e vídeos, além de contribuírem com suas opiniões e criticas.

Os professores, com o feedback recebido dos alunos, podem aperfeiçoar os programas de ensino e sua carga horária. Estarão em contato com um mundo real, recebendo informações concretas e relevantes do que realmente ensinaram e poderão ajustar seus projetos educacionais. Eles podem disponibilizar textos, imagens, animações, vídeos, áudio, quiz e até enquetes. Poderão também estimular seus alunos a postarem informações de interesse de todos e a publicarem textos nestes ambientes, sabedores que todos os demais estarão visualizando e provavelmente dando feedback.

Conclusão

A utilização dessas novas ferramentas contribui de sobremaneira para o processo educacional como um todo, e o principal ponto positivo é o aprendizado colaborativo. A informação não flui mais somente em uma direção, ou seja, um emissor e vários receptores, agora são muitos emissores e muitos receptores. Com essa intensa troca de informações, surgem vários grupos colaborativos, discutindo, opinando, sugerindo, criticando, enfim, gerando novos conhecimentos e provocando mudanças nas relações com o saber.

Se você pretende participar desse cenário, lembre-se de que deve estar preparado, consciente de que essa troca intensa vai lhe exigir ações e reflexões com que talvez antes você não tivesse contato. Abrem-se varias possibilidades de crescimento na área educacional e de otimização na gestão da informação.

E você, conhece algum caso ou uma organização educacional que é um sucesso na internet? Na escola onde você estuda eles já trabalham nesse novo cenário? Qual a sua opinião? Vamos lá, deixe um comentário ou pontue a matéria. Obrigado e até a próxima.