E-commerce

11 dez, 2009

Tendências da internet 2000-2009 – Parte 02: e-commerce

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Leia o artigo anterior:

Tendências da internet 2000-2009 – Parte 01: música online

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Durante a década passada a Amazon.com e o Ebay
continuaram a dominar o mercado de varejo online nos Estados Unidos. No
entanto, têm ocorrido sinais de que as formas mais sociais e
distribuídas de compras online estão ganhando força. O Ebay em
particular tem perdido mercado.

Neste artigo, vamos analisar a última década do e-commerce e as
principais tendências. Os avanços na tecnologia de recomendações,
juntamente com o surgimento das mídias sócias e do comércio mobile, se
juntaram para mudar a forma das transações do e-commerce. Em um texto de
análise, vamos observar estatísticas atuais do varejo online.

Os avanços da tecnologia de recomendações

Durante a última década a indústria de varejo online tem visto grandes avanços no uso das tecnologias de recomendações. A Amazon tem liderado o mercado até então, com sua sofisticada mistura de recomendações personalizadas, sociais e de produto.

Muitas das recomendações de varejo em uso hoje contam com os dados
implícitos do usuário. Esses sistemas tipicamente rastreiam os dados do
usuário, que é então analisado normalmente com uma série de algoritmos
proprietários. O resultado final: recomendação para usuários.

Mídias sociais levam o varejo para os blogs e redes sociais

Como acontece com quase toda indústria, sites de compras têm
utilizado cada vez mais as mídias sociais para promover seus produtos.

De acordo com um estudo recente feito pela Shop.org,
47,1% dos varejistas pesquisados irão aumentar o uso das mídias sociais
neste ano. Especificamente, mais da metade dos varejistas se
inscreveram ou melhoraram suas páginas do Facebook (60,3%) e do Twitter
(58,7%). Quase dois terços (65,6%) criaram ou melhoraram seus blogs e
feeds RSS no mesmo período.

Um resultado disso foi um grande aumento em recomendações sociais implícitas de dados através de redes sociais e blogs.

Outra tendência relacionada aos sites de e-commerce são as vendas
distribuídas. Qualquer um pode inserir uma loja da Amazon em sua rede
social ou blog hoje em dia. Isto não vai substituir o destino final do
e-commerce, mas irá aumentar as vendas consideravelmente nas redes.

O comércio mobile chega devagar, mas chega?

O crescimento do mercado de celulares tem sido uma grande tendência desta década. No entanto o comércio móvel no mercado americano tem lutado pelo seu momentum.

Segundo os dados da eMarketer,
mais de 70 milhões de usuários americanos de celulares irão acessar a
internet a partir de seus aparelhos este ano. Apesar disso, o mercado
m-commerce continua imaturo. Numa pesquisa feita pelo RIS News em Abril de 2009, privacidade e segurança são preocupações que ainda estão na mente dos varejistas e consumidores.

Há promessas de que o comércio mobile vai finalmente ganhar força na próxima década. A empresa de pagamentos mobile Billing Revolution constatou que consumidores ativos estão felizes por comprar pequenos produtos, por exemplo pizza e ingressos de cinema.

O mercado Japonês tem mostrado fortes sinais de crescimento no comércio mobile.

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Conclusão

Novas tecnologias de recomendação facilitam cada vez mais para os
consumidores encontrarem o que querem, as mídias sociais têm
direcionado muita atividade de varejo para pequenos sites e redes
sociais. O comércio mobile tem ganhado vagarosamente participação no
comércio eletrônico.

Essas são apenas algumas das tendências no e-commerce ao longo dos
últimos 10 anos. Enquanto Amazon.com e Ebay continuam a ser gigantes no
varejo online, a web social e os avanços na tecnologia tiveram um
grande impacto nesta década.