É muito simples cadastrar e utilizar frete grátis na plataforma VTEX. Para isso, acesse o painel de controle do Admin e clique no menu Controle de Campanhas > Promoções.
Na tela que irá surgir em seguida, é possível visualizar as promoções cadastradas no sistema, conforme demonstra a imagem abaixo:
Para cadastrar uma nova promoção, clique no botão Nova Promoção e você será levado para a tela de cadastro de promoções. O cadastro de frete grátis é semelhante ao cadastro de qualquer promoção no sistema, diferenciando-se apenas no que diz respeito a condição final, que determina a não cobrança do frete.
Primeiramente, digite um nome para a promoção (ex. Frete grátis). O campo Texto define o texto que será exibido na prateleira e na página de detalhes dos Produtos, caso a flagDestaque, que se encontra logo abaixo, esteja ativa.
Em seguida é possível visualizar a seção “Causas (Vitrine)” que possui campos obrigatórios. São eles: Data (De), Hora (De), Data (Até), Hora (Até). Apesar da imagem não mostrar, o campo Faixa de CEP também é obrigatório.
Em seguida, há diversos campos que permitem que você filtre a promoção segundo inúmeros segundo critérios. É possível restringir o frete grátis por categorias, marcas, coleção, produtos, UTMs através dos campos exibidos abaixo.
Além dessas opções, o campo Valor Maior Que, restringe o frete grátis a um valor mínimo. O campo Valor Acumulado em Compras faz o mesmo, mas considera o valor total dos produtos adquiridos. Também é possível restringir a promoção para uma determinada forma de pagamento, como boleto bancário, por exemplo.
Nesta mesma página é possível gerar cupons que fazem uso da promoção, mas este recurso vai além do escopo deste artigo e será abordado em uma outra oportunidade.
O que irá determinar realmente se a promoção é do tipo frete grátis ou não são os dois últimos campos: Forma de desconto e PercentualFrete. Neste caso é necessário escolher Frete Percentual no primeiro e 100,00 no segundo.
Abaixo, há uma descrição detalhada de cada um dos campos da página:
- Nome: Nome da Promoção. Ex: Frete Grátis;
- Texto: Texto que será exibido na preteleira e na página de detalhes dos Produtos, caso a flag Destaque estiver Ativa. Ex: Frete Grátis;
- FlagDestaque: Quando selecionado, o Nome é exibido na prateleira e na página de detalhes dos Produtos;
- FlagAtiva: Quando selecionado, a Promoção é ativada;
- Faixas de CEP: Pode ser escolhido um Estado ou então podem ser preenchidas manualmente. Se for definido uma faixa de cep, a promoção só será mostrada após o cliente efetuar o login;
- Data(De): Data de início da Promoção;
- Hora(De): Hora de início da Promoção;
- Data(Até): Data de término da Promoção;
- Hora(Até): Hora de término da Promoção;
- Filtro de Categorias: Categoria que será incluída ou excluída da Promoção;
- Inclusivo: Inclui a Categoria selecionada à Promoção, todas as outras serão excluídas da Promoção
- Exclusivo: Exclui a Categoria selecionada da Promoção, todas as outras serão incluídas à Promoção
- Filtro de Marcas: Marca que será incluída ou excluída da Promoção;
- Inclusivo: Inclui a Marca selecionada à Promoção, todas as outras serão excluídas da Promoção
- Exclusivo: Exclui a Marca selecionada da Promoção, todas as outras serão incluídas à Promoção.
- Coleção: Será incluída ou excluída da Promoção;
- Inclusivo: Inclui a Coleção selecionada à Promoção, todas as outras serão excluídas da Promoção
- Exclusivo: Exclui a Coleção selecionada da Promoção, todas as outras serão incluídas à Promoção.
- Produto: Será incluído ou excluído da Promoção;Condição Comercial: Condição Comercial que participa da Promoção;
- Inclusivo: Inclui o Produto selecionada à Promoção, todas os outros serão excluídos da Promoção
- Exclusivo: Exclui o Produto selecionada da Promoção, todos os outros serão incluídos à Promoção.
- Parceiro: Nome do Parceiro que é passado através da url “www.<nomedaloja>.com.br?utm_source=NomeParceiro”, a promoção só será aplicada se a página for acessada através desta url.
- Você pode utilizar vários parceiros separando os valores por vírgula. Ex: NomeParceiro1,NomeParceiro2,NomeParceiro3
- Mídia: Nome da Midia que é passado através da url “www.<nomedaloja>.com.br?utm_medium=NomeMidia“, a promoção só será aplicada se a página for acessada através desta url;
- Você pode utilizar várias mídias separando os valores por vírgula. Ex: NomeMidia1,NomeMidia2,NomeMidia3
- Campanha: Campanha que é passada através da url “www.<nomedaloja>.com.br?utm_campaign=NomeCampanha”, a promoção só será aplicada se a página for acessada através desta url;ValorMaiorQue: Valor Mínimo do Pedido para que a Promoção seja aplicada;
- Você pode utilizar várias campanhas separando os valores por vírgula. Ex: NomeCampanha1,NomeCampanha2
- Valor Acumulado em Compras: Valor que considera o montante das compras do cliente para aplicar a Promoção;
- Forma Pagamento: Forma de Pagamento ativa participante da Promoção;
- Cluster: Segmentação de Clientes à qual a Promoção será aplicada;
- Forma de Desconto: Forma de Desconto que será aplicada na Promoção;
- Nominal: O valor do desconto será aplicado diretamente no valor do Produto
- Percentual: O valor do desconto será equivalente ao percentual do valor do Produto, deverá ser preenchido com duas casas decimais
- Frete Percentual: O valor do desconto será equivalente ao percentual do valor do Frete, deverá ser preenchido com duas casas decimais
- Brinde: O Sku selecionado será oferecido ao cliente, podendo ser cobrado ou não
- Parcelamento: O parcelamento selecionado será oferecido ao cliente, para isso a opção Esse tipo de parcela só será utilizado em regras de desconto, deverá estar marcada no cadastro da Forma de Pagamento
- NumeroParcelas: O número de parcelas indicado será oferecido ao cliente
Após o preenchimento dos campos, clique em Salvar.
OBS:
- Promoções com efeitos no valor do frete seguem a seguinte lógica:No caso de promoções com o mesmo efeito, será aplicada somente a promoção com maior desconto. Exemplo: existem duas promoções que dão desconto percentual ao valor do frete, uma tem desconto de 15% e a outra de 5%, neste caso, somente será aplicada a promoção com desconto de 15%.
- Frete de menor valor absoluto
- Se existirem 2 fretes com o mesmo valor, o desempate será feito com base no menorprazo de entrega
- Se o empate persistir, a promoção contemplará o frete de menor ID
- Os cupons devem possuir 10 caracteres, é necessário que se mantenha o formato do mesmo, ou seja, 10 letras ou 10 números. Se a mensagem de “Cupom inválido” se apresentar, o código foi inserido fora do formato.
- Em um mesma promoção é possível gerar até 500 cupons.
- Se for definido uma faixa de CEP, a promoção só será mostrada após o cliente efetuar o login.
O vídeo abaixo mostra como criar uma promoção de frete grátis: