E-commerce

20 set, 2013

Fazendo cadastro de frete grátis na plataforma Vtex

Publicidade

É muito simples cadastrar e utilizar frete grátis na plataforma VTEX. Para isso, acesse o painel de controle do Admin e clique no menu Controle de Campanhas > Promoções.

Na tela que irá surgir em seguida, é possível visualizar as promoções cadastradas no sistema, conforme demonstra a imagem abaixo:

frete_gratis-560x256

Para cadastrar uma nova promoção, clique no botão Nova Promoção e você será levado para a tela de cadastro de promoções. O cadastro de frete grátis é semelhante ao cadastro de qualquer promoção no sistema, diferenciando-se apenas no que diz respeito a condição final, que determina a não cobrança do frete.

Primeiramente, digite um nome para a promoção (ex. Frete grátis). O campo Texto define o texto que será exibido na prateleira e na página de detalhes dos Produtos, caso a flagDestaque, que se encontra logo abaixo, esteja ativa.

Em seguida é possível visualizar a seção “Causas (Vitrine)” que possui campos obrigatórios. São eles: Data (De), Hora (De), Data (Até), Hora (Até). Apesar da imagem não mostrar, o campo Faixa de CEP também é obrigatório.

frete_gratis-1-560x256

Em seguida, há diversos campos que permitem que você filtre a promoção segundo inúmeros segundo critérios. É possível restringir o frete grátis por categorias, marcas, coleção, produtos, UTMs através dos campos exibidos abaixo.

frete_gratis-2-560x256

Além dessas opções, o campo Valor Maior Que, restringe o frete grátis a um valor mínimo. O campo Valor Acumulado em Compras faz o mesmo, mas considera o valor total dos produtos adquiridos. Também é possível restringir a promoção para uma determinada forma de pagamento, como boleto bancário, por exemplo.

Nesta mesma página é possível gerar cupons que fazem uso da promoção, mas este recurso vai além do escopo deste artigo e será abordado em uma outra oportunidade.

O que irá determinar realmente se a promoção é do tipo frete grátis ou não são os dois últimos campos: Forma de desconto e PercentualFrete. Neste caso é necessário escolher Frete Percentual no primeiro e 100,00 no segundo.

Abaixo, há uma descrição detalhada de cada um dos campos da página:

  • Nome: Nome da Promoção. Ex: Frete Grátis;
  • Texto: Texto que será exibido na preteleira e na página de detalhes dos Produtos, caso a flag Destaque estiver Ativa. Ex: Frete Grátis;
  • FlagDestaque: Quando selecionado, o Nome é exibido na prateleira e na página de detalhes dos Produtos;
  • FlagAtiva: Quando selecionado, a Promoção é ativada;
  • Faixas de CEP: Pode ser escolhido um Estado ou então podem ser preenchidas manualmente. Se for definido uma faixa de cep, a promoção só será mostrada após o cliente efetuar o login;
  • Data(De): Data de início da Promoção;
  • Hora(De): Hora de início da Promoção;
  • Data(Até): Data de término da Promoção;
  • Hora(Até): Hora de término da Promoção;
  • Filtro de Categorias: Categoria que será incluída ou excluída da Promoção;
    • Inclusivo: Inclui a Categoria selecionada à Promoção, todas as outras serão excluídas da Promoção
    • Exclusivo: Exclui a Categoria selecionada da Promoção, todas as outras serão incluídas à Promoção
  • Filtro de Marcas: Marca que será incluída ou excluída da Promoção;
    • Inclusivo: Inclui a Marca selecionada à Promoção, todas as outras serão excluídas da Promoção
    • Exclusivo: Exclui a Marca selecionada da Promoção, todas as outras serão incluídas à Promoção.
  • Coleção:  Será incluída ou excluída da Promoção;
    • Inclusivo: Inclui a Coleção selecionada à Promoção, todas as outras serão excluídas da Promoção
    • Exclusivo: Exclui a Coleção selecionada da Promoção, todas as outras serão incluídas à Promoção.
  • Produto:  Será incluído ou excluído da Promoção;Condição Comercial: Condição Comercial que participa da Promoção;
    • Inclusivo: Inclui o Produto selecionada à Promoção, todas os outros serão excluídos da Promoção
    • Exclusivo: Exclui o Produto selecionada da Promoção, todos os outros serão incluídos à Promoção.
  • Parceiro: Nome do Parceiro que é passado através da url “www.<nomedaloja>.com.br?utm_source=NomeParceiro”, a promoção só será aplicada se a página for acessada através desta url.
    • Você pode utilizar vários parceiros separando os valores por vírgula. Ex: NomeParceiro1,NomeParceiro2,NomeParceiro3
  • Mídia:  Nome da Midia que é passado através da url “www.<nomedaloja>.com.br?utm_medium=NomeMidia“, a promoção só será aplicada se a página for acessada através desta url;
    • Você pode utilizar várias mídias separando os valores por vírgula. Ex: NomeMidia1,NomeMidia2,NomeMidia3
  • Campanha: Campanha que é passada através da url “www.<nomedaloja>.com.br?utm_campaign=NomeCampanha”, a promoção só será aplicada se a página for acessada através desta url;ValorMaiorQue: Valor Mínimo do Pedido para que a Promoção seja aplicada;
    • Você pode utilizar várias campanhas separando os valores por vírgula. Ex: NomeCampanha1,NomeCampanha2
  • Valor Acumulado em Compras: Valor que considera o montante das compras do cliente para aplicar a Promoção;
  • Forma Pagamento: Forma de Pagamento ativa participante da Promoção;
  • Cluster: Segmentação de Clientes à qual a Promoção será aplicada;
  • Forma de Desconto: Forma de Desconto que será aplicada na Promoção;
    • Nominal: O valor do desconto será aplicado diretamente no valor do Produto
    • Percentual: O valor do desconto será equivalente ao percentual do valor do Produto, deverá ser preenchido com duas casas decimais
    • Frete Percentual:  O valor do desconto será equivalente ao percentual do valor do Frete, deverá ser preenchido com duas casas decimais
    • Brinde: O Sku selecionado será oferecido ao cliente, podendo ser cobrado ou não
    • Parcelamento: O parcelamento selecionado será oferecido ao cliente, para isso a opção Esse tipo de parcela só será utilizado em regras de desconto, deverá estar marcada no cadastro da Forma de Pagamento
    • NumeroParcelas: O número de parcelas indicado será oferecido ao cliente

Após o preenchimento dos campos, clique em Salvar.

OBS:

  • Promoções com efeitos no valor do frete seguem a seguinte lógica:No caso de promoções com o mesmo efeito, será aplicada somente a promoção com maior desconto. Exemplo: existem duas promoções que dão desconto percentual ao valor do frete, uma tem desconto de 15% e a outra de 5%, neste caso, somente será aplicada a promoção com desconto de 15%.
    • Frete de menor valor absoluto
    • Se existirem 2 fretes com o mesmo valor, o desempate será feito com base no menorprazo de entrega
    • Se o empate persistir, a promoção contemplará o frete de menor ID
  • Os cupons devem possuir 10 caracteres, é necessário que se mantenha o formato do mesmo, ou seja, 10 letras ou 10 números. Se a mensagem de “Cupom inválido” se apresentar, o código foi inserido fora do formato.
  • Em um mesma promoção é possível gerar até 500 cupons.
  • Se for definido uma faixa de CEP, a promoção só será mostrada após o cliente efetuar o login.

O vídeo abaixo mostra como criar uma promoção de frete grátis: