A criação de XML é feita a partir do Admin no menu Configurações > XML:
Na tela que surgir, clique no botão Novo XML:
Abaixo é possível ver a tela para a seleção dos campos para a criação do XML e, em seguida, uma descrição detalhada de todos os campos.
Detalhamento dos campos:
Os campos são:
- Comentário XML: Comentário em texto livre no arquivo. Este item suporta até 60 caracteres e só será exibido uma vez, antes da Tag Raiz;
- Tag Raiz: Esta é a tag principal, onde as Tags Item com as informações abaixo serão agrupadas. Ex: loja, nomesite, nome_do_site;
- Atributo N: Atributo da Tag Raiz. Ex: version, xmlns, g:xmlns;
- Conteúdo do Atributo N da Raiz: Valor do Atributo em até 200 caracteres;
- Tag SubRaiz: Esta é uma filha da Tag Raiz e receberá desta todo o seu conteúdo sem a substuir. Ex: filial, matriz, channel;
- XML Adicional: Permite a adição de um trecho de XML válido, de conteúdo livre e de até 500 caracteres a ser incorporado diretamente à Tag Raiz(ou SubRaiz), antes das Tags Item;
- Tag Item: Esta Tag é o Item onde todas as informações abaixo estarão contidas. Cada Item terá as mesmas Tags, variando apenas seu conteúdo. Ex: produto, item;
- Tag Index: Esta Tag atribuirá um número à cada item, em sequência crescente à partir do número 1. Ex: numero, index, id_item;
- Id do Produto: Número de identificação único do Produto. Ex: idproduto, id_produto;
- Nome do Produto: Ex: nome, nome_produto;
- Nome Complemento: Ex: nome, nome_complemento;
- Id do Sku: Número de identificação único do SKU. Ex: idsku, id_sku;
- Nome do Sku: Ex: nome, nome_sku;
- Nome do Produto + Nome do Sku: Nome do Produto e Nome do Sku separados por hífem. Caso os nomes sejam parecidos, será usado o nome mais completo. Ex: nome, nome_sku, nome_produto;
- Descrição do Produto: Ex: descricao;
- Departamento: Ex: departamento;
- Categoria: Ex: categoria;
- Departamento + Categoria: Departamento e Categoria do Produto separados por hífem. Ex: departamento, categoria;
- Marca: Ex: marca;
- Código Fiscal: Código Fiscal do Produto. Ex: codfiscal, codigo_fiscal;
- Código de Referência: Código de Referência do Sku. Ex: referencia, codigo_referencia;
- EAN13: Código de 13 dígitos equivalente ao código de barras do Sku. Ex: ean13, codigo_ean, codigo;
- Link: Além do Link para a página do produto, esta Tag pode acrescentar utm_source ao final da URL(www.url.com.br?utm_source=textodigitadoabaixo). Ex: link, link_produto;
- utm_source: Nome do Parceiro acrescentado ao final da Url do Link. Este atributo será utilizado se estiver preenchido. Ex: nomedoparceiro, sitedestino;
- utm_campaign: Nome da Campanha acrescentado ao final da Url do Link. Este atributo será utilizado se estiver preenchido. Ex: nomedacampanha, sitedestino;
- utm_medium: Nome da Mídia acrescentado ao final da Url do Link. Este atributo será utilizado se estiver preenchido. Ex: nomedamidia, sitedestino;
- utm_keywords: Palavra Chave acrescentada ao final da Url do Link. Este atributo será utilizado se estiver preenchido. Ex: palavrachave, sitedestino;
- Imagem(Tipo 2): Imagem principal do Produto. Ex: imagem, imagem_produto;
- Imagens Específicas: Uma Tag contendo Tags separadas para as URLs de cada imagem. Ex: imagem, imagem_produto;
- Imagem Principal(Tipo 2): Imagem principal do Produto. Ex: imagem, imagem_produto;
- Imagem da Vitrine 1(Tipo 1): Imagem do Produto na Vitrine 1. Ex: imagem, imagem1;
- Imagem da Vitrine 2(Tipo 29): Imagem do Produto na Vitrine 2. Ex: imagem, imagem2;
- Imagem da Vitrine 3(Tipo 30): Imagem do Produto na Vitrine 3. Ex: imagem, imagem3;
- ThumbNail do Produto(Tipo 3): Imagem do Produto em miniatura. Ex: thumb, miniatura;
- Zoom do Produto(Tipo 10): Imagem do Produto ampliada. Ex: zoom, ampliada;
- Menor Preço do Produto: Preço do Sku mais barato do Produto. Ex: preco_de, preco_minimo;
- Maior Preço do Produto: Preço do Sku mais caro do Produto. Ex: preco_ate, preco_maximo;
- Preço Original do SKU: Preço do Sku sem descontos.Preço Real, Preço Cheio ou Valor de Tabela. Ex: preco_anterior, preco_normal;
- Preço Atual do SKU: Preço de venda atual do Sku. Ex: preco_atual, preco_venda;
- Parcelamento: O maior número de parcelas com a menor taxa de juros disponível e o valor da parcela em uma única Tag. Ex: parcelamento;
- Parcelamento Google Shopping: Detalhamento do maior número de parcelas com a menor taxa de juros disponível e o valor da parcela em Tags separadas. Ex: g:installment;
- Nome da Forma de Pagamento: Ex: nome, titulo;
- Número de Parcelas: Número máximo de parcelas de uma forma de pagamento para o Preço Atual do SKU. Ex:g:months;
- Juros Percentuais: Percentual de Juros ao mês. Ex: juros, juros_mes;
- Número de Parcelas e Juros: Número máximo de parcelas de uma forma de pagamento para o Preço Atual do SKU e Juros percentuais na forma do atributo ‘Juros’ dentro da Tag. Ex: parcela, parcela_juros;
- Valor da Parcela: Valor da parcela para o Preço Atual do Sku. Ex: g:amount;
- Parcelamentos Detalhados: Detalhamento dos melhores parcelamentos possíveis, com juros e valor por parcela de cada Forma de Pagamento ativa para o SKU. Ex: parcelamento;
- Item do Parcelamento: Cada Forma de Pagamento será um Item. Ex: pagamento, opcao;
- Nome da Forma de Pagamento: Ex: nome, titulo;
- Número de Parcelas: Número máximo de parcelas de uma forma de pagamento para o Preço Atual do SKU. Ex:parcela, numero_parcela;
- Juros Percentuais: Percentual de Juros ao mês. Ex: juros, juros_mes;
- Número de Parcelas e Juros: Número máximo de parcelas de uma forma de pagamento para o Preço Atual do SKU e Juros percentuais na forma do atributo ‘Juros’ dentro da Tag. Ex: parcela, parcela_juros;
- Valor da Parcela: Valor da parcela para o Preço Atual do Sku. Ex: valor, valor_parcela;
- Disponibilidade: Disponibilidade do SKU em Estoque. Um SKU poderá estar disponível mesmo se estiver Inativo. Ex: disponibilidade, entrega;
- Status do SKU: Status do SKU ativo ou inativo. Um SKU poderá estar Inativo mesmo se tiver saldo disponível em Estoque e vice-versa. Verifique também se a Coleção selecionada permite a exibição de Produtos Inativos. Ex: status, ativo;
- Tag Livre N: Tag de conteúdo livre. Esta Tag se repetirá a cada item Ex: data, autor, qualquer_valor;
- Conteúdo da Tag Livre N: Texto de até 200 caracteres que se repetirá inalterado para todos os itens.
Visualizando o arquivo XML criado
Para visualizar os arquivos XML criados acesse:
http://<dominiodaloja>/XMLData/<nomeXML>.xml
OBS:
- É sempre necessário atribuir uma coleção ao arquivo .xml.
- Cada XML recebe apenas uma coleção de produtos.
- Caso você queira todos os produtos da sua loja no XML, basta criar uma coleção com todos os produtos da loja.
A imagem abaixo representa um XML criado para o serviço do Buscapé.
Veja o vídeo abaixo: