DevSecOps

19 jun, 2009

TrueCrypt: proteja arquivos importantes com este excelente freeware

Publicidade

O TrueCrypt é um aplicativo gratuito que gera um arquivo criptografado que pode ser montado como um disco virtual. O programa tem criptografia com chave de até 544 bits. No padrão AES, o mais utilizado e um dos mais seguros, a chave é de 256 bits.

Outro recurso muito interessante é a criação de duas senhas. Uma delas desbloqueia tudo, mas a outra libera apenas um conjunto previamente estabelecido, ou seja, se for preciso passar a senha a alguém, o usuário pode fazer uso deste recurso e liberar somente alguns arquivos.

Quer proteger o pen drive? Leve o TrueCrypt diretamente no dispositivo.

Para baixar o software, clique aqui

É compatível com todas as versões do Windows, inclusive Windows 7, utilizado neste tutorial.

Vamos lá:

1 – Após a instalação, abra o programa e vá em Settings > Language. Clique em Download language pack e na página que abrir escolha o idioma Português-Brasil. Extraia o conteúdo do arquivo langpack-pt-br-0.1.0-for-truecrypt-6.2.zip para a pasta onde está instalado o TrueCrypt. Feito isso, volte ao menu Settings > Language e escolha nosso idioma.

2 – Para criar um disco virtual onde guardaremos os arquivos desejados, vá em Discos > Criar Novo Disco. Vamos escolher a primeira opção, Create an encrypted file container e clicar em Avançar.

3 – Nesta tela escolha Volume TrueCrypt padrão e novamente em Avançar.

4 – Agora vamos nomear um arquivo que será o nosso disco virtual e escolher o local onde ele será armazenado. Neste exemplo nomeei o arquivo como Importantes e defini que ele fosse armazenado na partição D do meu HD. Clique em Salvar e novamente em Avançar.

5 – Nesta etapa vamos escolher o algoritmo de criptografia. O mais utilizado e muito seguro é o AES, então, deixamos como está e novamente clicamos em Avançar.

6 – Defina o tamanho do arquivo de acordo com suas necessidades. Para o tutorial reservei um espaço de 1Gb.

7 – Agora é o momento mais importante: definir a senha. Feito isso, clique novamente em Avançar e pronto. Se sua senha for menor que 20 caracteres o assistente emitirá um aviso sobre isso, caso queira continuar com a senha mais curta, confirme.

8 – Agora escolha o sistema de arquivos desejado e clique em Formatar.

9 – Aguarde a mensagem a seguir e pronto. Pode fechar o assistente ou criar outro volume seguindo os passos acima.

10 – Agora vamos montar (ativar) o disco que criamos. Clique no botão Arquivo… e selecione o arquivo que criamos.

11 – Clique agora em Montar e insira a senha.

12 – Veja que foi criado o Volume F (a letra depende de cada computador).

Grave nele tudo aquilo que quiser proteger e quando quiser ocultar o disco, clique em Desmontar.

Pronto. O disco virtual desaparece do Meu Computador e seus arquivos ficam em segurança. Só tome cuidado para não apagar acidentalmente o arquivo que é o disco virtual…

Até a próxima!