DevSecOps

20 jan, 2010

Startup Trends: o que se consolidará em 2010

Publicidade

Surfar na onda certa
é determinante para o sucesso de uma Startup. Por isso, selecionamos
algumas tendências que bombaram em 2009 e se consolidarão como
tendências para novas empresas de tecnologia em 2010.

Outsourcing online

Em vez de contratar uma equipe local, muitas empresas se voltaram a serviços como Mechanical Turk e Crowdflower
para resolverem pequenas tarefas. Empresas listaram as tarefas que
precisavam e, felizmente, uma força de trabalho temporária estava ali
para realizá-las.

Escalabilidade da Nuvem

Ao invés de pagar por uma enorme quantidade de servidores dedicados, as startups aproveitaram-se de ferramentas elásticas como Amazon Web Services e Heroku.
Estes serviços ajudam a otimizar os gastos e a lidar com demandas
inesperadas e picos de tráfego, garantindo estabilidade e custos
razoavelmente baixos por pouparem capacidade ociosa.

Softwares de escritório e helpdesk online

O Google Apps
teve um grande avanço em 2009 à medida que as empresas migraram da
Microsoft para a nuvem. Muitas startups começaram a usar as ferramentas
de colaboração em tempo real na nuvem para organizarem seus projetos,
enquanto outras se viraram para sites de serviços do consumidor como Get Satisfaction e Zendesk para gerir reclamações.

Monetização cada vez mais cedo

Enquanto os
consumidores se contentam com produtos gratuitos, os serviços premium
precisam de um certo nível de competência para justificar o preço.
Segundo o CEO da 37signals,
Jason Fried, “a transação mais íntima entre as pessoas é o dinheiro”.
Em outras palavras, se você colocar um preço no seu produto e os
usuários pagarem por ele, você tem o seu feedback. De aplicativos pagos
do iPhone até assinaturas de serviços de músicas, as empresas em 2009
tiveram o feedback que elas precisavam para descobrirem se seus
produtos fizeram a cabeça dos consumidores.

A web é o centro das suas relações públicas

Desde o calmo CEO da Zappos Tony Hsieh e seu império no Twitter até o agitado Gary Vaynerchuk
e seus podcasts chorões, os líderes das startups abriram os braços e se
juntaram aos stakeholders. As comunidades não são construídas no piloto
automático ou por um estagiário de marketing ghostwriter. Para aumentar
o capital social, aprendemos que precisamos nos colocar lá fora e
tratar nossa audiência como os seres inteligentes que são.

Estas são algumas coisas que acreditamos se consolidarão e se tornarão mainstream em 2010. E vocês? Façam suas apostas!