DevSecOps

13 dez, 2010

O que impede nossos projetos de seguirem em frente?

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Quando o assunto é gerenciamento de projetos, muitos são os fatores
que merecem atenção dos profissionais cuja responsabilidade é gerenciar.
Para se chegar a bons resultados, é preciso combinar processos bem
estruturados, comunicação eficiente e uma administração profissional.

Como resultado, devemos interpretar a execução dos trabalhos dentro
do prazo estabelecido e sem extrapolar o orçamento aprovado. Tudo isso
através da redução dos riscos – já que eliminá-los nem sempre está ao
nosso alcance – e da garantia da qualidade do que será entregue no
término do projeto.

Grande parte dos projetos falham por dois motivos principais:
problemas técnicos e problemas gerenciais. Porém, a incidência de
problemas gerenciais supera em muito os fatores técnicos quando
conclui-se a respeito das causas de fracassos em projetos.

Ricardo Viana Vargas,
um dos mais notáveis especialistas sobre gerenciamento de projetos no
Brasil e no mundo, aponta como as principais causas da obtenção de maus
resultados em projetos as seguintes:

  • Os objetivos e as metas são mal estabelecidos ou não são
    suficientemente compreendidos por toda a equipe do projeto. Comunicação é
    fundamental;
  • Não é dada a devida atenção para a complexidade;
  • A quantidade ou dimensão das atividades não é balanceada com o prazo para entrega;
  • Os aspectos financeiros não são analisados como deveriam;
  • As ferramentas de controle adotadas não são adequadas para o gerenciamento;
  • Falta de liderança e de gerenciamento;
  • Treinamento ou capacitação inadequados da equipe;
  • Identificação incorreta das necessidades de pessoal, de equipamentos e de outros recursos para execução das atividades; e
  • As expectativas do cliente são diferentes das identificadas para o projeto.

Observando os tópicos destacados acima, certamente, identificaremos a
presença de alguns deles no decorrer da nossa trajetória profissional.
Em torno desses pontos, podemos concluir que a ausência do papel do
gerente ou do líder de projeto e a adoção de metodologias inadequadas para
execução e gestão influenciam diretamente nos resultados dos projetos em
que trabalhamos.

Metodologias ágeis são, hoje, uma excelente opção para gerenciamento
de projetos. Para o mercado de software, existem diversas opções, como
por exemplo, Scrum e XP, que vêm contribuindo para o sucesso de muitos
projetos e modificando o cenário das empresas onde são aplicadas.

Além disso, o gerente ou o líder de projetos pode aprofundar seus
estudos através do PMBOK, um documento bastante detalhado sobre melhores
práticas para gerenciamento de projetos de qualquer natureza e
dimensão, elaborado e difundido pelo Project Management Institute (PMI), órgão internacional que desenvolve a área de gerenciamento de projetos em todos os cantos do globo.