O que é terceirização de TI?
Terceirização de TI é a contratação de uma empresa para execução de partes, ou de todos, os serviços de TI que a empresa contratante também executa, ou poderia executar. A contratante faz a escolha pela terceirização por entender, ou ter a ilusão, que obterá vantagens que superam as desvantagens.
A definição acima procura deixar claro que só terceiriza quem poderia fazer o serviço, logo, empresas que não tem condições de manter os serviços de TI não fazem terceirização, mas uma contratação comum, como, por exemplo a de energia elétrica, água, telefonia, entre outras.
A empresa que possui departamentos de TI pode terceirizar todos os serviço ou o departamento inteiro, como também, parte de algum processo como o de codificação de programas, de serviço de rede, de manutenção das estações de trabalho (desktop), de serviço de correio eletrônico. Quando terceiriza o departamento inteiro, usualmente, forma uma outra empresa, torna-se sócia majoritária e passa a ser cliente desta. Deixa de ter serviços terceirizados, passa a ter serviços fornecidos com algumas condições especiais, ou com alguma exclusividade, como qualquer outro. Quando terceiriza parte dos serviços tem a intenção de obter mais recursos, na maioria das vezes humanos, para auxiliar o departamento de TI a fazer frente à demanda.
A terceirização, em muitos casos, não irá trazer vantagens para a empresa contratante – o índice de insucesso é grande. No entanto, muitas empresas sabem tão pouco o que esperam da terceirização de TI que, muitas vezes, nem percebem que fizeram um negócio ruim. Ou seja, ao decidirem terceirizar tinham uma necessidade e um objetivo, depois, percebem que o objetivo não será atingido e tentam mudar os objetivos e o objeto do que contrataram. É bastante comum, ainda no primeiro ano, que as empresas renegociem quais serviço serão fornecidos pela contratada e quais serão os novos níveis de serviços esperados.
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