DevSecOps

21 mar, 2011

É possível ter um ambiente virtualmente sociável e seguro

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Muitas empresas têm buscado um caminho intermediário entre a permissividade total e a proibição absoluta referente ao uso da internet durante o expediente de trabalho. Se, de um lado, toda informação gerada e armazenada no banco de dados de uma empresa deve estar protegida contra ataques de crackers, espionagem industrial, e até mesmo adulterações feitas inadvertidamente, de outro não se pode negar que a comunicação virtual vem ganhando importância cada vez mais estratégica nos negócios e na vida das pessoas.

É importante que haja um forte empenho no sentido de se adotar uma norma de uso consciente da internet, a fim de aumentar a segurança da rede e de evitar, inclusive, que os funcionários desperdicem tempo demais navegando por sites que nada têm a ver com seu trabalho.

Mesmo aqueles colaboradores que costumam reservar o horário de almoço para navegar em sites de interesse pessoal – para fazer compras, estudar, postar mensagens na rede social ou falar com os amigos que estão online – devem ser lembrados periodicamente sobre a importância de evitar abrir spams ou acessar inadvertidamente fotos e vídeos anexados aos e-mails que recebem, sob pena de levar à completa destruição os dados da empresa caso haja contaminação por vírus ou invasão. 

Antes mesmo de a empresa adotar uma política mais flexível com relação ao acesso a redes sociais e à livre navegação em determinados horários, é imprescindível ativar um bom antispam, um antivírus e um firewall – que é a ferramenta que controla o fluxo de informações que transitam pelos computadores pertencentes à rede. Ao lado desses itens de segurança organizacional obrigatórios, contratar um Data Center especializado para manter as informações estratégicas da empresa sob regime de segurança total é outra medida importante.

Não há como fechar os olhos para a revolução que vem sendo empreendida por Facebook, Twitter, LinkedIn e todas as demais comunidades que atraem cada vez mais pessoas para a conexão em rede. As empresas, inclusive, devem aprender a tirar mais proveito desse networking em benefício próprio, ativando seus canais de marketing e de recrutamento de mão de obra especializada. Essas ferramentas certamente contribuem não só para o crescimento profissional e pessoal, mas também para melhorar a comunicação das empresas com todos os seus stakeholders, resultando em mais e melhores negócios.