Design & UX

4 jul, 2018

Boas práticas para formulários mobile – UX Case

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Digitar uma senha leva o dobro do tempo em dispositivos mobile do que em desktop.

A maioria dos usuários não gostam de se registrar ou fazer login em um site que já visitaram antes – em qualquer tipo de dispositivo. No entanto, em dispositivos mobile, o registro e o login são mais complicados do que em um computador, por vários motivos:

  • A digitação de senhas é mais difícil, pois envolve alternar teclados para acessar caracteres numéricos ou especiais. Um estudo realizado na Universidade de Munique mostra que digitar um caractere de senha no celular leva quase o dobro do tempo do que no desktop, e como resultado as pessoas tendem a criar senhas mais fracas.
  • Os usuários têm dificuldade em lembrar senhas.
  • O preenchimento de formulários é, em geral, mais propenso a erros no celular.

Em geral, a primeira recomendação é pensar duas vezes antes de pedir que as pessoas se registrem ou façam login no celular. Para sites de comércio eletrônico, a opção fica para o checkout.

Com essas informações em mente, irei listar boas práticas para facilitar esse processo:

  1. Deixe disponível recursos e opções aos usuários sem a necessidade de registro ou login. Deixe o login/registro como opção. Exemplos muito bons: Youtube, GearBest e Amazon. Exemplos negativos: Pinterest, Twitter, Facebook e sites jornalísticos.

Cadastro

  1. Explique os benefícios do registro. O que as pessoas ganham criando uma conta?
  2. Ofereça métodos alternativos de registro, como login em rede social ou login do Google. Nem todos os usarão, mas aqueles que estiverem dispostos a fazê-lo, poderão se registrar mais rapidamente, e por usarem uma senha muito utilizada, estarão mais propensos a lembrá-la e menos propensos a cometer erros ao digitá-la.
  3. Peça apenas a quantidade mínima de informações no formulário. Idealmente, e-mail e senha devem ser suficientes. Evite pedir data de nascimento ou outra informação que não seja absolutamente essencial. Se os usuários quiserem obter mais benefícios fornecendo informações adicionais, eles poderão fazê-lo editando seu perfil.
  4. Deixe a senha visível. Quando os usuários conseguem ver suas senhas sendo digitadas cometem menos erros.
  5. Restrições: explique as restrições de senha antecipadamente. Nada é mais irritante do que ter que adivinhar quais são os requisitos de digitação de senha. Exemplo: Senha numérica, alfanumérica, caractere especial ou letras maiúsculas/minúsculas ; já deixe isso bem visível. Exemplo: Amazon e Mercado Livre exibem essa informação abaixo do campo de senha.
  6. Exiba um medidor de força. Ele fornecerá às pessoas feedback em tempo real sobre as senhas escolhidas e exigirá que elas criem senhas mais fortes.
  7. Não repita os campos (por exemplo: dois campos de senha, dois campos de e-mail). Digitar senha é um processo irritante, digitá-las duas vezes é duas vezes mais irritante. Em vez disso, permita que os usuários vejam as senhas para verificar se há erros. No final do processo de registro, você pode exibir uma página de confirmação apresentando o e-mail e a senha digitada.
  8. Não peça aos usuários para confirmar o registro por e-mail. Se você precisar confirmar as informações, faça isso enviando um código na mensagem de texto em vez de um link por e-mail, porque esse código será mais fácil de digitar apenas olhando para a notificação exibida na parte superior da tela.

Login

  1. Permita que os usuários usem a autenticação por impressão digital (como TouchID) para efetuar login. Este método acelera o processo de login. Nubank e Itaú permitem esse tipo de acesso nos seus aplicativos.
  2. Ofereça a opção de mostrar senha. Recomendo mascarar a senha por padrão e apresentar uma opção clicável “Mostrar senha” ou um ícone.
  3. Inclua uma seção deesqueci minha senha“. Senhas que são raramente usadas são esquecidas, e recuperá-las tem que ser um processo rápido.

Concluindo

Mozzart

Pense duas vezes antes de forçar os usuários a se registrarem ou logarem pelo celular. Se essa é uma opção que você oferece, utilize as boas práticas para ajudar os usuários a passar pelo processo da forma mais rápida e simples possível.

Referências