Desenvolvimento

17 mai, 2018

I/O 2018: tudo novo no Google Play Console

Publicidade

Artigo de Tian Lim, publicado originalmente pelo Android Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

A Google Play conecta um ecossistema próspero de desenvolvedores a pessoas que usam mais de 2 bilhões de dispositivos Android ativos em todo o mundo. De fato, mais de 94 bilhões de aplicativos foram instalados no Google Play somente no ano passado.

Continuamos capacitando os desenvolvedores do Android com novos recursos no Play Console para ajudar você a melhorarem o desempenho de seus aplicativo e expandirem seus negócios. E no Google I/O 2018, apresentamos nossa visão de um novo modelo de aplicativo para Android, que é modular e dinâmico.

Aproveite a economia de tamanho com o Android App Bundle

O Android App Bundle é o novo formato de publicação do Android, com o qual você pode oferecer mais facilmente uma ótima experiência em um tamanho de aplicativo menor e otimizar a grande variedade de dispositivos Android e fatores de formato disponíveis. O pacote de aplicativos inclui todo o código e recursos compilados do seu aplicativo, mas adia a geração do APK e a assinatura na Google Play. Você não precisa mais criar, assinar e gerenciar vários APKs.

O novo modelo de veiculação de aplicativos do Google Play, chamado Entrega Dinâmica, usa seu pacote de aplicativos para gerar e veicular os APKs otimizados para a configuração do dispositivo de cada usuário. Isso significa que as pessoas baixam apenas o código e os recursos de que precisam para executar seu aplicativo. As pessoas veem um tamanho de instalação menor na Play Store, podem instalar seu aplicativo mais rapidamente e economizar espaço em seus dispositivos.

(Esquerda) Um exemplo de todos os recursos sendo entregues a um dispositivo por meio de um APK legado.
(À direita) Um exemplo de Entrega Dinâmica que veicula exatamente o que é necessário para um dispositivo.

Com o Android App Bundle, você também pode adicionar módulos de recursos dinâmicos ao seu aplicativo. Por meio da Entrega Dinâmica, seus usuários podem fazer o download dos recursos dinâmicos do aplicativo sob demanda, em vez de durante a instalação inicial, reduzindo ainda mais o tamanho do download do aplicativo. Para publicar aplicativos com módulos de recursos dinâmicos, inscreva-se para participar da versão beta.

Comece a usar o Android App Bundle na versão canary mais recente do Android Studio. Teste seu lançamento usando as trilhas de teste no Play Console antes de enviar para produção. Assista a essas sessões de I/O para ouvir da equipe à medida que introduzem o novo modelo de aplicativo:

Corrigir problemas de qualidade e desempenho no seu aplicativo ou jogo

Um estudo interno realizado pela Google no ano passado descobriu que mais de 40% das avaliações de uma estrela na Play Store mencionavam a estabilidade do aplicativo como um problema. Por outro lado, as pessoas recompensavam consistentemente os aplicativos com melhor desempenho com classificações e avaliações melhores, o que gera melhores classificações no Google Play e mais instalações.

Não apenas isso, mas as pessoas tendem a ser mais engajadas e dispostas a gastar mais tempo e dinheiro nesses aplicativos. Para ajudar você a entender e corrigir problemas de qualidade, estamos aprimorando vários recursos no Google Play Console.

  • Use a nova faixa de teste interna para enviar seu aplicativo a até 100 testadores internos em segundos antes de liberá-lo para alfa, beta ou produção. Você também pode ter várias trilhas de teste fechadas para diferentes versões do seu aplicativo, antes de enviá-las para abrir betas ou produção.
  • O relatório de pré-lançamento resume os problemas encontrados nas versões alfa ou beta do seu aplicativo, com base em testes automatizados em dispositivos populares no Firebase Test Lab. Há vários recursos novos para ajudar você a testar as partes do seu aplicativo ou jogo que os rastreadores acham mais difíceis de alcançar: crie loops de demonstração para jogos escritos com OpenGL, grave scripts no Android Studio para que rastreadores de teste sigam, identifique links profundos e forneça credenciais para ir atrás de logins. Além de relatar falhas, problemas de desempenho e segurança e fazer instantâneos das telas rastreadas, o relatório em breve identificará os problemas de acessibilidade que você deve corrigir para garantir uma experiência de usuário positiva para o público mais amplo.
  • Os componentes indispensáveis do Android agora analisam os dados sobre o tempo de inicialização e as negações de permissão, além da bateria, renderização e estabilidade. O painel reformulado destaca a taxa de falhas, a taxa de ANR, os excessivos wakeups e os bloqueios de acionamento emperrados: os principais componentes aos quais os desenvolvedores devem dar atenção. Todos os outros componentes vitais, quando aplicáveis ​​ao seu tipo de aplicativo ou jogo, devem ser monitorados para garantir que eles não estejam tendo um efeito negativo. Você também verá anomalias em quaisquer componentes vitais, quando houver uma alteração repentina da qual deva estar ciente e comparações de desempenho para que você possa comparar o desempenho de seu aplicativo com o desempenho de aplicativos semelhantes. A exibição de um mau comportamento nos componentes vitais afetará negativamente a experiência do usuário em seu aplicativo e provavelmente resultará em classificações ruins e pouca capacidade de descoberta na Play Store.

Assista a estas sessões de I/O, onde apresentamos os novos recursos e compartilhamos exemplos de como os desenvolvedores os estão usando com sucesso:

Melhore o desempenho da sua loja e a aquisição de usuários

O Play Console tem ferramentas e relatórios para ajudar toda a sua equipe a entender e melhorar o desempenho da loja de seu aplicativo e as métricas da sua empresa. Os controles de gerenciamento de acesso do Play Console foram aprimorados recentemente para permitir acesso mais fácil a toda equipe, além de ter um controle granular sobre quais dados e ferramentas eles podem ver e usar.

  • O painel do aplicativo foi aprimorado para que você possa digerir rapidamente informações necessárias e tomar atitudes. O painel agora mostra mais dados, é mais fácil de ler e é personalizável. Esta deve ser sua primeira parada para entender as atividades mais recentes em torno do seu aplicativo ou jogo.
  • Agora você pode configurar o relatório de estatísticas para mostrar a você o desempenho de seus aplicativos instantâneos. Veja quantas pessoas estão lançando seu aplicativo instantâneo por diferentes dimensões e quantas instalam o aplicativo completo em seus dispositivos. Todos os desenvolvedores de aplicativos e jogos podem criar experiências instantâneas hoje. Saiba mais na documentação de aplicativos instantâneos.
  • O relatório de aquisição começará a mostrar a você mais dados sobre como as pessoas encontram seu aplicativo e se vão instalá-lo e fazer compras. Agora você pode ver o rendimento médio por usuário e os indicadores de retenção para comparar o desempenho de seu aplicativo com aplicativos semelhantes em todos os estados do funil de aquisição.
  • A análise orgânica, lançada em breve, separará o número de pessoas que encontram sua listagem da loja pesquisando na Play Store daquelas que chegam lá via navegação. Você também poderá ver quais termos de pesquisa estão gerando mais tráfego, conversões e compras. Com essas melhorias, você pode otimizar ainda mais seus esforços para crescer e manter um público valioso.
  • O gerenciamento de pedidos também foi atualizado para permitir que você ofereça reembolsos parciais para produtos e assinaturas no aplicativo.

Assista a essas sessões de I/O, onde apresentamos os novos recursos e compartilhamos exemplos de como os desenvolvedores estão usando-os com sucesso:

Cresça e otimize seu negócio de assinaturas

As assinaturas continuam crescendo muito, com os assinantes no Google Play crescendo mais de 80% ano após ano. O Google Play Billing oferece aos desenvolvedores recursos úteis para adquirir, envolver e reter assinantes e oferece aos usuários um fluxo de compra consistente e familiar. Estamos fazendo melhorias para ajudar você a preparar seu negócio de assinaturas para o futuro e fornecer aos usuários mais informações sobre suas assinaturas.

  • Com a Biblioteca de Faturamento do Google Play, você pode integrar facilmente novos recursos com o mínimo de codificação. Agora, com a versão 1.1 recém-lançada, você pode atualizar as assinaturas sem alterar a data de renovação. Além disso, você poderá em breve fazer alterações de preço em SKUs existentes.
  • O novo centro de assinaturas no Google Play permite que as pessoas gerenciem suas assinaturas ativas, incluindo a correção de problemas de pagamento ou a restauração de assinaturas canceladas. Você pode criar links profundos para que seus usuários possam acessar diretamente as opções de gerenciamento de assinatura na Play Store. Em breve, as pessoas que cancelarem as assinaturas terão a opção de deixar um feedback informando o motivo, ao qual você terá acesso no Play Console.
  • Os relatórios de assinatura no Play Console foram atualizados para ajudar você a entender melhor sua retenção e a perda de clientes em várias assinaturas, horários e territórios. Agora você pode avaliar se recursos como experiências gratuitas, reservas de conta e períodos de carência são bem-sucedidos na aquisição e retenção de usuários.

Assista nossa sessão de I/O, onde explicamos os novos recursos:

Prepare-se para o próximo requisito do Google Play para atingir o nível da API

Conforme anunciamos, o Google Play exigirá novos aplicativos (a partir de agosto de 2018) e atualizações de aplicativos (a partir de novembro de 2018) para atingir o nível 26 ou superior da API. Para obter mais informações e orientação prática sobre como se preparar para o novo requisito, assista à sessão de I/O, Migração de seu aplicativo existente para alcançar o Android Oreo e acima, e analise nosso guia de migração. Se você desenvolver um SDK ou uma biblioteca usada por desenvolvedores, verifique se ela está pronta para alcançar Oreo também e inscreva-se para receber notícias e atualizações para provedores de SDK.

Obtenha mais recursos para ajudar você a ter sucesso no Google Play

Para saber mais sobre todos esses novos recursos, aprender práticas recomendadas, entender como outros desenvolvedores estão obtendo sucesso e ouvir as equipes criando esses recursos, assista às sessões do Android e do Google Play na I/O 2018.

Para obter mais recursos para desenvolvedores sobre como melhorar o desempenho do seu aplicativo no Google Play, leia este guia para o Google Play Console e visite o site de desenvolvedores do Android. Por fim, para se manter atualizado, inscreva-se em nosso boletim informativo e siga-nos no Twitter, LinkedIn e Medium, onde postamos regularmente.

***

Este artigo é do Android Developers Blog. Ele foi escrito por Tian Lim. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://android-developers.googleblog.com/2018/05/io-2018-everything-new-in-google-play.html