Dev (Back & Front)ARTIGO

Elasticsearch de dentro para fora

A série tem o objetivo de mostrar o quão rico é o ecossistema dessa ferramenta que tomou o mercado das buscas, principalmente o full-text search.

A série de vídeos que chamo de “Elasticsearch de dentro para fora” tem o objetivo de mostrar o quão rico é o ecossistema dessa ferramenta que tomou o mercado das buscas, principalmente o full-text search.

O elastisearch não exige um setup complicado nem coisas do tipo. Provavelmente você irá usá-lo por um bom tempo sem ter que configurar praticamente nada. Quando lidamos com grandes volumes de dados e temos o elastic como o principal provider, ter o entendimento de como ele administra os dados, como ele faz para escalar e como ele consegue fazer a busca “real-time” são coisas extremamente necessárias para que possamos tirar o proveito total dessa incrível ferramenta.

Muitas empresas no Brasil já utilizam o elasticsearch em produção como a gigante das noticias globo.com, mas isso não significa que esse conhecimento seja acessível para os brasileiros, pois além de ser uma tecnologia relativamente nova e em constante evolução, ainda não temos muito conteúdo e comunidades em português.

No decorrer dos vídeos, vamos passar por praticamente todos os pontos importantes desde o baixo nível. Alguns deles, provavelmente, você nem irá precisar para a sua aplicação, mas o entendimento é interessante pois ajuda muito a fazer a escolha certa na hora de criar uma estratégia de dados.

No primeiro vídeo, eu falo sobre a história e por que ele foi criado. Também falo da chave de toda a “magia”, ou seja, o que diferencia o elastic do resto o inverted-index.

No segundo vídeo eu falo um pouco da estratégia de escalonamento (uma das peças-chave). Falo também da replicação de dados e indexação. No futuro, vou bem mais a fundo nestes tópicos, mas este vídeo já traz um bom overview deles.

Bom, galera, é isso aí! Se inscreva no canal e acompanhe que logo tem mais!

Dev na carteira e no coração, com um certo apego em web. Moro em Pelotas (RS) e por esses lados, e para onde me chamarem, palestro e ministro workshops. Open-source is my religion!

Ver perfil