Desenvolvimento

10 abr, 2019

Conheça o Fluig por debaixo dos panos

100 visualizações
Publicidade

Se você tem acompanhado os nossos últimos artigos aqui no portal, já deve ter percebido que na TOTVS gostamos muito de compartilhar nossas histórias e experiências sobre a empresa e o desenvolvimento de seus produtos. Bem, neste artigo a história não será diferente.

Queremos contar um pouco pra você, que está aí do outro lado da tela, como foi (e ainda é) o desenvolvimento de mais uma das soluções estratégicas da empresa. Estamos falando do Fluig.

E para poder contar essa história pra você com o maior número de detalhes possíveis, chamamos o Cleber de Lábio Souza (um dos responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma) para tomar um café (mentira, foi pra uma breja) e nos contar como acontece a mágica do desenvolvimento dessa plataforma.

E para tornar tudo mais fácil, tornamos essa conversa toda em alguns tópicos que você confere logo abaixo!

O que é o produto?

Fluig é a evolução das soluções de produtividade e colaboração integradas em uma só plataforma. Ela permite a criação e a viabilização dos projetos de inovação das empresas dos nossos clientes, independente do seu legado.

Com ele, nossos clientes são capazes de unificar processos, pessoas e sistemas em uma experiência única, mais fluida e intuitiva. Nosso principal objetivo, desde o início é potencializar o uso dos ERPs e sistemas legados dentro das empresas.

Qual o impacto do produto no mercado?

Hoje temos clientes de diferentes tamanhos utilizando o Fluig de formas totalmente diferentes.

Alguns redesenharam seus portais internos, enquanto outros digitalizaram seus processos para ganhar produtividade e agilidade, integrados ou não com seu backoffice.

A plataforma tem um papel fundamental na estratégia da TOTVS, permitindo que clientes criem inovações na empresa em volta do sistema ERP, reduzindo customizações e aplicando um conceito moderno de desenvolvimento em empresas.

O Fluig entrega ROI (retorno sobre o investimento) muito rápido para nossos clientes, porém, verificamos que o potencial da ferramenta é multiplicado quando utilizamos em diferentes projetos que permeiam todos os departamentos de uma empresa e até mesmo seus clientes e fornecedores.

Qual é a stack?

O Fluig é híbrido. Parte da plataforma é constituída por um núcleo on-premisses desenvolvido na linguagem Java, que pode ser instalado na nuvem privada dos clientes. Também temos serviços 100% na nuvem como o Identity e Analytics, desenvolvidos em diferentes linguagens.

O núcleo em si utiliza diferentes bancos de dados relacionais (mySQL, SQL Server e Oracle), porém, outros produtos como o Fluig Identity, por exemplo, utilizam banco de dados NoSQL (Couchbase).

Nosso front-end hoje está baseado em nosso guia de estilos que é um fork do Bootstrap (style.fluig.com), e atualmente utilizamos o THF da TOTVS.

Qual a arquitetura do sistema?

Nossos produtos baseados em serviços na nuvem (SaaS) são baseados em microsserviços, orquestrados pelo Kubernetes altamente escalável e seguro, utilizando infraestrutura da Amazon de multi-zonas.

Para os clientes que desejam utilizar o Fluig em sua nuvem privada, oferecemos imagens Docker dos serviços e documentação para desenvolvimento de um ambiente de alta disponibilidade e escalável.

Infraestrutura

Temos um projeto no Github com exemplos de desenvolvimento da nossa plataforma, porém, nosso código não está aberto ainda. Desejamos em breve disponibilizar alguns serviços para contribuição do nosso ecossistema.

Para auxiliar a comunidade de desenvolvedores na plataforma Fluig, temos um fórum (forum.fluig.com), com mais de 3 mil perguntas catalogadas e um espaço aberto de treinamentos online, nosso Academy (academy.fluig.com).

Também nossa documentação de desenvolvimento estar aberta, atualizada em português e espanhol com acesso em dev.fluig.com.

Quantas pessoas estão envolvidas no projeto?

Hoje o Fluig conta com um centro de desenvolvimento em Joinville formado por devs (back-end e front-end), designers, testers, documentadores, UX designers e outros, além de um time de serviços e atendimento Prime (Joinville e SP).

Nosso time possui uma estrutura ágil, onde nossos squads possuem todas as competências necessárias para desenvolver e suportar seus produtos.

Quais foram os principais desafios?

Fornecer produto como serviço ainda é um grande desafio. Imagine confiar o login do seu portal ou ERP a um produto 100% na nuvem!

Realmente, no início tivemos muita resistência, mas hoje em dia acreditamos nesse caminho e estamos a cada dia lançando mais produtos nesse modelo, com o Fluig Learning e o Fluig Boards, que são aplicativos de nicho desenvolvimentos sob a plataforma Fluig e 100% SaaS.

Erros? Acertos? O que faria diferente?

Acreditamos que sempre foi muito difícil falar sobre plataforma com nossos clientes. Materializar todo potencial do Fluig era uma tarefa que exige conhecimento técnico e de produto, e algumas vezes a informação chegava em nossos clientes de forma confusa.

Hoje estamos colocando cada coisa em seu lugar, fortalecendo a Plataforma Fluig para desenvolvimento de aplicações e desenvolvendo uma nova oferta para clientes que procuram produtos mais “prontos”, com onboarding rápido, possibilidade de trial e NoCode, e esse será nosso desafio para 2019.

O que há planejado para o futuro?

Nosso desafio é melhorar a utilização dos produtos TOTVS em nossos clientes, seja através da Plataforma Fluig para clientes grandes que procuram flexibilidade no desenvolvimento (Code), como em clientes médios e pequenos que procuram soluções prontas (No Code) com fácil onboard e alto valor agregado.

Como falei anteriormente, esse será o grande desafio de 2019. Um produto extremamente personalizável, sem a necessidade de codificação como o Fluig Pages e Fluig Tasks.

Não perca os próximos artigos!

***

Artigo original publicado no TOTVS Developers e republicado com a autorização: https://medium.com/totvsdevelopers/conhe%C3%A7a-o-fluig-por-debaixo-dos-panos-2979f95e449a