Data

6 ago, 2014

Visualização de dados – Many Eyes – Parte 03

Publicidade

Comentei já no primeiro artigo sobre o projeto da IBM, chamado Many Eyes. Ele é uma plataforma pública; um projeto para que todos possam usar e explorar os benefícios da visualização de dados, porém, é claro, milhares de dados entram diariamente e estes ficam a disposição da IBM. Muito inteligente, por sinal.

No mais, o nosso foco é entender o projeto e como ele funciona. Apesar de simples, quero comentar algumas coisas interessantes do ponto de vista conceitual.

Entre no projeto. Agora que você está vendo o sistema, vai entender que já existem diversos dados compartilhados pelos demais usuários, sim, você mesmo poderá subir informações e compartilhá-las na comunidade do Many Eyes.

Nosso objetivo é subir como dados a palestra dada por Steve Jobs em Stanford. Quero coletar de maneira visual como informação o que de mais relevante foi dito por ele durante toda a palestra.

Vamos ao experimento.

1. Tela inicial do Many Eyes

Perceba que já existem vários estilos de gráficos com dados dos mais diversos:

me1

2. Clique em Upload a Data Set. Claro que vai te pedir login e senha. Faça seu cadastro – estou assumindo que você sabe fazer isso

me2

3.  Eu criei o box amarelo. Ele não existe, é somente para você ver onde vai inserir os dados.

me3

4. Uma vez que os dados forem carregados, irá aparecer essa tela:

me4

5. Agora a parte mais interessante, o Many Eyes te fornece diversos estilos para ver esses dados. No nosso caso eu subi um texto, mas você poderá também subir planilhas e fazer comparativos de valores, além de muitas outras opções.

O caminho eu já dei, espero que explore os recursos dele. Chegando nessa tela, basta descer para ver as 23 opções. Eu vou escolher o Word Cloud, onde vai me mostrar a palavra com maior relevância, vamos ao resultado.

me5

6. Eis o nosso resultado, foi gerado pelo Many Eyes em segundos.

me6

Olhando rapidamente para a imagem acima, o que tem de maior relevância nessa palestra dada por Steve Jobs? Evidentemente LIFE. Em segundo vemos college, que é universidade. E é onde ele estava; a hierarquia informativa está aí, esse um tipo de visualização de dados que escolhi, temos outros estilos.

Segue aqui agora o link público do nosso teste.

Espero que vocês tenham gostado.