Data

19 jan, 2011

Oracle SQL Developer: instalação, configuração, personalização e atualização

Publicidade

Oracle SQL Developer é uma IDE, desenvolvida e disponibilizada pela Oracle Corporation, para profissionais que trabalham com desenvolvimento ou com administração de bancos de dados Oracle.

É uma excelente opção para quem utiliza o iSQLPlus ou o SQLPlus. É também indicado para usuários finais, que necessitam acessar dados em bancos de dados Oracle. A IDE não requere que estes tenham conhecimentos técnicos aprofundados em linguagem SQL, pois a ferramenta possui funcionalidades de Query Builder.

Oracle SQL Developer pode acessar bancos de dados Oracle versão 9.2.0.1 ou superiores. Desenvolvido em Java pela Oracle, possui uma interface gráfica de usuário, GUI bem coesa, fácil e amigável. Pode ser executado em sistemas operacionais Linux, MS-Windows ou Mac OS X.

Com Oracle SQL Developer é possível, dentre outras funcionalidades:

  • Obter uma visão geral de esquemas em bancos de dados Oracle
  • Executar instruções SQL (DDL, DML, DCL, DTC) e imprimir os resultados
  • Criar e executar códigos PL/SQL
  • Criar e executar scripts SQL
  • Criar e gerenciar objetos de esquemas de bancos de dados Oracle
  • Criar e alterar usuários em bancos de dados Oracle
  • Conceder e revogar privilégios a usuários
  • Criar jobs

Com Oracle SQL Developer, também é possível trabalhar com bancos de dados de outros fornecedores, como:

  • IBM DB2
  • MS-SQL Server
  • MS-Access
  • MySQL
  • Sybase
  • Teradata

Obtendo o Oracle SQL Developer

Oracle SQL Developer é disponibilizado para download gratuito diretamente a partir do site da Oracle. Para executar o Oracle SQL Developer, é necessário ter instalado em sua máquina o Java SE Development Kit. Você pode baixar através do hiperlink ou optar por fazer o download do pacote do Oracle SQL Developer com o JDK incluso.

Agora que você já fez o download da versão do Oracle SQL Developer correspondente ao seu sistema operacional, vamos instalá-lo e colocá-lo em produção. Aqui, vou tratar da instalação do pacote do Oracle SQL Developer sem o JDK do Java incluído. Vamos lá!

Em MS-Windows

A instalação do Oracle SQL Developer em MS-Windows é extremamente fácil. Basta descompactar o arquivo .zip que você baixou e colocar a pasta sqldeveloper resultante em um local de sua preferência em sua máquina.

Por exemplo em C:\sqldeveloper ou em C:\Program Files\sqldeveloper. Crie um atalho, em sua área de trabalho, para o arquivo executável do Oracle SQL Developer (sqldeveloper.exe contido na pasta sqldeveloper que você acabou de descompactar).

Em Linux

A distro Linux que utilizarei para demonstrar a instalação do Oracle SQL Developer em Linux é a Fedora (v14 32-bit). O formato do pacote de instalação do Oracle SQL Developer deverá ser o RPM.

Note que os processos de instalação apresentados a seguir são, basicamente, os mesmos para as distros RHEL (RedHat Enterprise Linux) e CentOS, devido à compatibilidade entre estas e a distro Fedora.

  • Utilizando o comando RPM

Abra o Terminal (linha de comandos), logue-se como usuário su e execute o seguinte comando:

rpm -ivh <pacote.noarch.rpm>

Onde <pacote.noarch.rpm> é o nome do pacote de instação do Oracle SQL Developer que você baixou. Por exemplo: 

rpm -ivh sqldeveloper-3.0.02.37-1.noarch.rpm 

Note que o comando rpm não resolve as dependências que, porventura, não estejam instaladas em seu sistema. Neste caso, você terá que instalar todas as dependências necessárias antes de poder concluir com sucesso a instalação do Oracle SQL Developer.

  • Utilizando o comando yum

Abra o Terminal (linha de comandos), logue-se como usuário su e execute o seguinte comando:

yum install --nogpgcheck <pacote.noarch.rpm>

Onde <pacote.noarch.rpm> é o nome do pacote de instalação do Oracle SQL Developer que você baixou. Por exemplo:

yum install --nogpgcheck sqldeveloper-3.0.02.37-1.noarch.rpm

Diferente do comando rpm, o comando yum tenta resolver automaticamente todas as dependências que, porventura, não estejam instaladas em seu sistema.

  • Criando um atalho para o Oracle SQL Developer

Após ter instalado o Oracle SQL Developer, você poderá criar um atalho (lançador) para o mesmo. Em Linux, o Oracle SQL Developer é instalado no diretório /opt/sqldeveloper do sistema de arquivos.

Neste diretório também há um arquivo de ícone, icon.png, que você poderá utilizar em seu atalho. O arquivo para execução do Oracle SQL Developer, em Linux, é /opt/sqldeveloper/sqldeveloper.sh.

Configurando a localização da JVM

Caso você tenha baixado e instalado uma distribuição do Oracle SQL Developer que não inclua o JDK, quando executar o Oracle SQL Developer pela primeira vez, o aplicativo lhe solicitará a localização da JVM (Java Virtual Machine) para que possa ser executado.

Basta localizar o arquivo java.exe de seu JDK. Este arquivo encontra-se no subdiretório bin do diretório de instalação de seu JDK. Veja o exemplo da figura a seguir:

Após isso, o Oracle SQL Developer deverá entrar normalmente e você já poderá utilizá-lo para produção.

Solucionando problemas relacionados à localização da JVM

Em caso de problemas para localização da JVM e, desde que você tenha um instalação full do JDK em seu sistema, você poderá adicionar a seguinte linha ao arquivo sqldeveloper.conf:

SetSkipJ2SDKCheck true

A linha de parâmetro acima fará com que o Oracle SQL Developer “pule” a verificação do JDK quando for inicializado, não solicitando ao usuário a localização da JVM (java.exe). Porém, note que você deverá ter instalado em seu sistema o JDK full.

O arquivo sqldeveloper.conf está localizado no subdiretório /sqldeveloper/bin do diretório de instalação do Oracle SQL Developer. Em Linux, encontra-se em:

/opt/sqldeveloper/sqldeveloper/bin/sqldeveloper.conf

Note que você necessitará de privilégios de Administrador (em MS-Windows) ou ser su (em Linux) para poder editar o arquivo sqldeveloper.conf.

Associando arquivos de script SQL e PL/SQL ao Oracle SQL Developer

Para associar arquivos de script SQL e PL/SQL a serem abertos automaticamente pelo Oracle SQL Developer, basta marcar as caixas de seleção (checkbox) na janela apresentada na inicialização do Oracle SQL Developer.

Personalizando o Oracle SQL Developer

Você pode personalizar o Oracle SQL Developer, configurando suas preferências, conforme seu gosto ou facilidade. Para tanto, abra a janela Preferências do Oracle SQL Developer, seguindo os seguintes passos:

  1. Clique no menu Ferramentas, na barra de menus do Oracle SQL Developer
  2. Clique no item Preferências da lista apresentada

Na janela Preferências do Oracle SQL Developer, defina as suas preferências pessoais. Por exemplo, é muito útil personalizar o Oracle SQL Developer para exibir números de linha no Editor de Códigos:

Após definir suas preferências pessoais, não se esqueça de clicar no botão OK da janela Preferências para aplicar e salvar opções. Caso deseje descartar as alterações feitas, clique no botão Cancelar.

Mantendo o Oracle SQL Developer atualizado

Oracle SQL Developer pode verificar atualizações e extensões disponíveis, baixá-las e instalá-las para você. Isto é muito importante, pois ajuda a manter o sistema sempre atual, obtendo a mais recente versão disponível da ferramenta.

Oracle SQL Developer também possibilita a instalação de atualizações e de extensões a partir de arquivos locais, previamente baixados.

Para verificar atualizações e extensões disponíveis, abra o Assistente de Verificação de Atualizações, seguindo os seguintes passos:

  1. Clique no menu Ajuda, na barra de menus do Oracle SQL Developer
  2. Clique no item Verificar Atualizações da lista apresentada

Na janela do Assistente de Verificação de Atualizações, você primeiramente receberá as boas-vindas. Clique no botão Próximo para prosseguir.

A partir da próxima etapa, você poderá escolher as opções de atualização do Oracle SQL Developer e prosseguir nas demais etapas, orientado pelo Assistente de Verificação de Atualizações.

Lembre-se de executar periodicamente o Assistente de Verificação de Atualizações para manter o seu Oracle SQL Developer sempre atualizado.

Obtendo informações detalhadas sobre o Oracle SQL Developer instalado em seu sistema

Você pode obter e exportar informações detalhadas sobre a cópia do Oracle SQL Developer atualmente instalado em seu sistema. Para tanto, abra a janela Sobre Oracle SQL Developer, seguindo os seguintes passos:

  1. Clique no menu Ajuda, na barra de menus do Oracle SQL Developer
  2. Clique no item Sobre da lista apresentada

A janela Sobre Oracle SQL Developer, apresenta as informações sobre a cópia do Oracle SQL Developer, atualmente instalada em seu sistema e sobre o ambiente de execução, agrupando-as em abas específicas.

Para visualizar as informações detalhadas, clique na aba de seu interesse e navegue pelas informações disponíveis. Para exportar informações, clique no botão Exportar e selecione a forma de exportação desejada:

Desinstalando o Oracle SQL Developer

Para desinstalar o Oracle SQL Developer de seu sistema, basta seguir as instruções a seguir, correspondentes a seu sistema operacional.

Em MS-Windows

A desinstalação do Oracle SQL Developer em MS-Windows é bastante simples. Basta excluir a pasta do Oracle SQL Developer e os atalhos criados para abrirem o Oracle SQL Developer em seu sistema, caso estes existam.

Em Linux

Aqui, tratarei da desinstalação do Oracle SQL Developer na distro Fedora (v14 32-bit) do Linux, demonstrando a utilização dos comandos rpm e yum no Terminal (linha de comandos).

Em ambos os exemplos, utilizarei o conceito de subshell, bastante comum em administração de sistemas Linux. Para automatizar o processo, utilizarei, no subshell, os comandos rpm -qa (modo de consulta de pacotes instados) e grep -i sqldeveloper para descobrir o nome exato do pacote do Oracle SQL Developer a ser desinstalado do sistema.

Note que os processos de desinstalação apresentados a seguir são, basicamente, os mesmos para as distros RHEL (RedHat Enterprise Linux) e CentOS, devido à compatibilidade entre estas e a distro Fedora.

  • Utilizando o comando RPM

Para desinstalar o Oracle SQL Developer em Linux, utilizando o comando rpm, siga os seguintes passos:

  1. Abra o Terminal (linha de comandos)
  2. Logue-se como su
  3. Execute cautelosamente o seguinte comando:
rpm -e $(rpm -qa | grep -i sqldeveloper)

04.   Exclua os atalhos (lançadores) que abram o Oracle SQL Developer em seu sistema

  • Utilizando o comando yum

Para desinstalar o Oracle SQL Developer em Linux, utilizando o comando yum, siga os seguintes passos:

  1. Abra o Terminal (linha de comandos)
  2. Logue-se como su
  3. Execute cautelosamente o seguinte comando:
yum erase $(rpm -qa | grep -i sqldeveloper)

04.   Exclua os atalhos (lançadores) que abram o Oracle SQL Developer em seu sistema

Não deixe de compartilhar seus testes, conhecimentos e resultados ao final do artigo. Participe com comentários e nos vemos no próximo artigo. Até a próxima!