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18 dez, 2009

Tendências da internet 2000-2009 – Parte 03: democratização da produção de notícias

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Leia os artigos anteriores:

Tendências da internet 2000-2009 – Parte 02: e-commerce

Tendências da internet 2000-2009 – Parte 01: música online

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Esta década tem sido um tempo de mudanças para muitas indústrias, muitas dessas
provocadas pela Internet. A indústria dos jornais tem sido
particularmente afetada pela web. Ao longo dos últimos 10 anos, os
veículos de notícias sofreram uma enorme mudança, semelhante à invenção
da imprensa, em 1440.

Assim como as impressões de  Johannes Gutenberg levaram livros para o público no século 15, a “World Wide Web” de Tim Berners-Lee trouxe a publicação comercial para as massas.

A web sempre foi um meio onde as pessoas poderiam tanto escrever como ler com muita facilidade, porém não havia atingido seu potencial até os blogs surgirem, no início desta década.

Blogging

Blogging, ou o hábito de blogar, não só permitiu a qualquer um
publicar conteúdo facilmente na web, como também acabou sacudindo o
mundo das mídias impressas.

O hábito de blogar  começou na década de 90 como uma forma de diário online, Rebecca Blood escreveu uma boa pré-história em 2000. Um dos primeiros serviços de blogs popular foi o Blogger.com, lançado por Evan Williams (que posteriormente se tornou o co-fundador do Twitter) e Meg Hourihan em agosto de 1999.
O serviço foi adquirido pelo Google em fevereiro de 2003, dois meses
antes do nascimento do ReadWriteWeb.com. Naquele momento, em 2003, o
hábito de blogar ainda era visto como um diário informal.

Por volta de 2004-2005, este hábito começou a ser aceito como uma
fonte legítima de notícias. Foi nesta época que o ReadWriteWeb.com
começou a publicar notícias de tecnologia, assim como análises.

Até o final da década, muitos blogs foram desafiando diretamente os
jornais, provando que marcas sólidas de veículos de notícias, como
Huffington Post, podem ser criadas praticamente do nada em poucos anos.

RSS

O Software dos blogs foi uma das partes da democratização da mídia. RSS (“Really Simple Syndication”) foi outra.

O RSS basicamente permitiu as pessoas se inscreverem para receber as
atualizações dos blogs e outras publicações. Usando agregadores de RSS,
as pessoas podem ler notícias de um nicho escolhido e publicações em
geral.

Os blogs foram os primeiros a utilizarem o RSS, mas a mídia mainstream também aderiu durante o período de 2005-2006. Hoje é muito raro achar algum site de notícias importante que não use o RSS.

Twitter e a Internet em tempo real

O próximo grande acontecimento no mercado de notícias ocorreu no final desta década. Foi o Twitter e a Real-Time Web.

Isto não só desafiou a mídia tradicional, mas os blogs também. Agora
qualquer um, escritor ou não, pode publicar 140 caracteres para a web.
E isso pode acabar sendo um furo de notícia, como a queda do avião no rio Hudson revelada no início deste ano e, porque não, o falecimento de Michael Jackson.

A mídia na próxima década

Fala-se muito da “morte” da mídia mainstream e dos blogs usurpando
empresas de mídias tradicionais como o New York Times. Embora seja
verdade sobre os blogs, às vezes, lançam um furo de notícia antes ou
analisam melhor que os sites de jornais, acreditamos no poder da marca.
Washington Post, Wall St Journal, New York Times, todas essas são
marcas poderosas que alcançam um público muito mais amplo do que a
grande maioria dos blogs.

O desafio das mídias mainstream é a redução dos gastos, porque poucas pessoas querem pagar por conteúdo hoje em dia, notícias ou qualquer outra informação.

No entanto, a tradicional indústria de notícias está longe de estar ameaçada, se comparada com a indústria da música.
Músicos podem ignorar as gravadoras completamente hoje em dia, mas
sempre haverá a necessidade de uma notícia ser questionada, colocada em
um contexto e analisada. As melhores publicações nos próximos 10 anos
perceberão (ou já perceberam) isso e serão bem sucedidas, as que não
perceberem, irão morrer.