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5 mai, 2008

Taxonomia e a Gestão do Conhecimento

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Caros leitores, vamos tratar de uma ferramenta de suporte à Gestão do Conhecimento. Responderemos questões como: O que é taxonomia? Seus conceitos? Como usá-la? Faça comentários no artigo ou fale direto conosco, via e-mail.

Introdução

Como já tratamos em artigos anteriores, as empresas já perceberam a importância de trabalhar o “conhecimento” e que deve, de alguma forma, captar, registrar, organizar e disponibilizá-lo, gerando novos conhecimentos (1). E mais ainda, que esta nova gestão lança vários desafios e operacionalizá-la é difícil e requer tempo e o envolvimento de todos. Hoje, mais do que nunca, sabemos que a informação é de vital importância para a nossa sociedade, onde é cada vez mais valorizado o conhecimento. Mas mesmo assim, ainda encontramos vários problemas no momento de armazená-la, recuperá-la, padronizá-la e até de transmiti-la.

Mas esta tal sociedade do Conhecimento tão atual e tão falada enfrenta um grande problema, que é conviver com o excesso de informação. Este excesso gera dificuldades de vários tipos como, por exemplo, armazenamento inadequado, falta de padrões para posterior recuperação de uma informação e até na transmissão destas informações.

Todos sabem das grandes dificuldades encontradas na recuperação de informações, seja na área de pesquisas, comercial, científica ou em várias outras e que isto influencia negativamente o desempenho de inúmeras atividades daqueles que trabalham com informações no seu dia-a-dia. A Gestão do Conhecimento tem na taxonomia uma importante ferramenta no registro, organização e recuperação das informações.

Conceito

Taxonomia não é um termo tão novo quanto parece, pois o sueco Karl Von Linné usou este conceito em 1735. Ele criou um tipo de classificação que dividia em grupo os seres vivos, hierarquicamente, baseado em suas características em comum.

Verificamos na literatura a respeito que existem vários tipos de taxonomia diferentes e também vários métodos para construí-la. Vamos conceituá-la então como um tipo de estrutura onde podemos classificar “coisas” de uma forma hierárquica, que facilitem a sua identificação, estudo ou localização.

Podemos dizer que quase tudo pode ser classificado de acordo com algum esquema taxonômico.

Um de seus objetivos é classificar a informação, de uma forma hierárquica, de maneira que seja facilitado o acesso a ela, melhorando a comunicação entre os principais usuários, quer entre especialistas, quer entre um público qualquer.

Dados

A Internet é comprovadamente a grande responsável por essa explosão de informações. Observando pesquisas do NetCraft (3), verificamos que havia 56 milhões de websites em Dez/2004, depois 58 milhões em Jan/2005, 60 milhões em Mar/2005, pulando para 1.27 bilhões em Ago/2006. Observa-se então que são muitas fontes gerando informações para todo o mundo.

O processo

No desenvolvimento de uma taxonomia é necessário o envolvimento de vários “especialistas” nos assuntos abordados, pois as informações tratadas serão objeto de gravação e recuperação em outro momento. Isto se deve ao fato de que, uma vez padronizadas, organizadas e salvas, estas informações deverão ser acessadas pelos usuários, de forma clara e sem problemas e que estes acessos deverão ter um alto índice de aproveitamento.

Sem a participação destes “especialistas”, poderemos nos confrontar com situações desagradáveis, como criar termos que não fazem parte do dia-a-dia dos usuários ou até mesmo gerar uma estrutura de informações bastante diferente da forma normalmente usada pelos usuários para buscá-la.

Todos os esforços de uma Organização em adequar estas informações poderão ser inúteis se não houver uma intensa interação entre quem trabalha esta classificação (construção) e quem as irá utilizar. Isto quer dizer que grande parte do sucesso no tratamento destas informações vai depender muito do bom entendimento dos conceitos e suas relações e da forma como ela será administrada.

Vantagens

Podemos citar três exemplos muito usados em ambientes on-line: taxonomia descritiva, taxonomias para navegação e taxonomia para gerenciamento de dados.

Uma das vantagens de se usar a taxonomia é que as pessoas poderão utilizar a mesma expressão para designar, por exemplo, um fato, ou um conceito, ou uma situação ao ser registrada. Com isso poderemos notar a diminuição de ocorrências de conceitos dúbios, mal-entendidos ao longo de um determinado projeto ou mesmo em um processo da Organização.

Conclusão

Concluímos que a taxonomia é um importante mecanismo de organizar e sistematizar informações, com seus grupos hierárquicos de categorias (conceitos), que melhoram o entendimento e a comunicação entre usuários de determinadas áreas.

Uma boa dica para o sucesso será o planejamento de todo o processo, assim como a intensa participação dos próprios funcionários e o engajamento de todos os envolvidos.

Até a próxima!

Bibliografia

(1) Gestão do Conhecimento e a Tecnologia da Informação, uma forte aliança Em https://imasters.com.br/artigo/7378/intranets/gestao_do_conhecimento_e_a_tecnologia_da_informacao_uma_forte_alianca/

(2) Terra, Schoueri; Michely Vogel. Taxonomia: Elemento fundamental para a Gestão do Conhecimento, 2004. Em www.terraforum.com.br

(3) NetCraft – Em http://toolbar.netcraft.com