Com o advento da informatização nos anos 80 e da globalização crescente dos anos 90, o ritmo de trabalho e de vida tornou-se muito mais acelerado e dinâmico, tornando o dia-a-dia das pessoas muito mais difícil de ser gerenciado, visto que:
- O que era urgente para daqui a um dia, tornou-se urgente para resolver na próxima hora.
- Algumas empresas multinacionais começaram a operar em esquemas de trabalho que visualizassem os diversos fusos horários para projetos especiais com cooperação de diversos países.
- As “conference calls” (conferências telefônicas) dos funcionários de diversas localidades começaram a invadir as primeiras horas do dia ou adentrar noite a fora, por causa das diferenças de horários entre os países.
- Por força das demandas do trabalho, os profissionais começaram a se reciclar com cursos cada vez mais freqüentes (Idiomas, Pós Graduação, MBA….), submetendo-se a rotinas diárias estressantes.
Enfim, a globalização e informatização tiveram impactos diretos em um de nossos ativos mais valiosos: o tempo pois este é um recurso limitado e extremamente democrático (todos temos somente 24 horas disponíveis por dia), porém há pessoas para as quais o tempo “parece” render muito mais do que para outras.
Como todo recurso disponível, o tempo é passível dos efeitos positivos do bom e eficaz gerenciamento, que resulta num aumento da produtividade pessoal.
Produtividade pessoal é a capacidade do indivíduo desempenhar a contento as atividades de seu cotidiano.
Seguem algumas sugestões de como aumentar a produtividade pessoal:
- Agenda: tenha sempre em mão uma agenda (papel, livro, eletrônica, informatizada), para gerenciar e otimizar o desempenho de suas atividades,
- Pausas: programe pausas ou intervalos em branco ao longo do dia, para poder atender às demandas inesperadas ou de última hora,
- Programação: procure sempre programar seus compromissos com antecedência, de maneira a visualiza-los de maneira clara e poder obter, eventualmente, sinergia entre os mesmos (por exemplo, sabendo que durante a semana você tem que passar em determinada parte da cidade, tente dar carona ou pedir carona para alguém de seu convívio podendo, desta forma, otimizar a atividade com uma agradável conversa durante o percurso).
- Escolhas: temos somente 24 horas disponíveis, portanto é inevitável que tenhamos que fazer algumas escolhas ao longo do mesmo , de maneira a desempenhar as atividades críticas ou que se mostrem mais importantes para nós.
- Paciência: muitas vezes as coisas não acontecem da maneira esperada, portanto devemos ter paciência para lidar com os imprevistos de maneira a, mesmo contando com estes, podermos atingir nossos objetivos.
- Objetivos claros: quando estabelecer um objetivo, procure analisá-lo máximo possível, visando a tomada consciente e efetiva de decisões e o estabelecimento de objetivos possíveis.
- Estresse: muitas vezes o estresse maior vem do desconhecido e das atividades não programadas portanto, do bom planejamento irá advir também uma redução do nível de estresse.
- Sinceridade: como em toda atividade pessoal, a sinceridade é de fundamental importância, visto que se não pudermos ser sinceros conosco mesmos, nada mais poderá ser feito.
- Disciplina: otimização de tempo e produtividade pessoal, são atividades pessoais e que demandam um comprometimento consigo mesmo e uma disciplina efetiva.
Boa sorte e sucesso.