Carreira Dev

22 mar, 2010

Por que é tão difícil encontrar profissionais realmente qualificados em TI?

Publicidade

Você conhece o termo CHA
(conhecimento-habilidade-atitude)? Neste artigo, falarei sobre a falta de mão-de-obra
qualificada em TI sob o prisma do CHA, sigla que significa conhecimento,
habilidade e atitude. A sigla é comumente utilizada na psicologia para
descrever as competências necessárias de um empregado para a realização
de sua atividade profissional.

E por que é tão difícil encontrar um
profissional com essas características em TI? Será que eles realmente não existem ou são as empresas que não ajudam em nada no desenvolvimento das três habilidades?

O CHA

De
acordo com o site RH.com.br, CHA é uma sigla que significa: 

  • C =
    Saber (conhecimentos adquiridos no decorrer da vida, nas escolas,
    universidades, cursos etc)
  • H = Saber fazer (todo o
    conhecimento que praticamos aperfeiçoado à habilidade)
  • A =
    Querer fazer (comportamentos que temos diante de situações do nosso
    cotidiano e das tarefas que desenvolvemos no nosso dia-a-dia)

Traçando
um paralelo com a área de TI, podemos exemplificar a sigla da seguinte
forma: a certificação java adquirida pelo profissional alimentaria o C.
Porém, existem profissionais que têm muito conhecimento, mas não sabem
aplicá-lo. Logo, a capacidade de aplicação prática de um determinado
conhecimento seria o H. Já o A, seria a pró-atividade do colaborador e
sua capacidade de resolver um problema diante de um stress, por exemplo.

Mas,
afinal, o que o CHA tem a ver com TI? 

Ora, trabalhamos em uma área onde as
competências técnicas são imensamente reconhecidas pelo mercado de
trabalho. Já as demais competências (HA), muitas das vezes, são
esquecidas.

Quantas vezes já nos deparamos com
uma entrevista de emprego onde somente o nosso conhecimento técnico é
avaliado? Quantas vezes você já se deparou com um colega de trabalho que
sabe muita teoria, mas não consegue aplicar essa teoria na prática para
a geração de resultados para a empresa?

Algo
está errado…

… e precisa ser modificado. Na TI,
é comum o famoso QI (Quem Indica). O QI sem dúvida nenhuma é muito
útil, principalmente porque representa uma boa referência sobre o
profissional a ser contratado. Porém, ele não pode substituir os
critérios de seleção tradicionais, pois são eles quem conseguem
determinar a capacidade de um candidato em utilizar o H (Habilidades) e A
(Atitudes).

É necessário que as empresas estejam atentas à necessidade de contrataram e avaliarem seus
profissionais não só pelos conhecimentos que eles trazem em suas
bagagens mas, sobretudo, as habilidades que possuem e suas atitudes para
que tais conhecimentos agreguem valor no dia-a-dia.

Na área de psicologia, sei que
existem diversos testes utilizados na seleção de profissionais que
conseguem identificar (ou pelo menos ajudam) as características do
profissional quanto ao H (habilidades) e A (atitudes). Se você é um
profissional da área psicológica e gostaria de complementar este artigo, fique à vontade!

E você, profissional de TI, tem suas habilidades desenvolvidas? Sua empresa ajuda no desenvolvimento de todas, ou apenas o C – seu conhecimento técnico – é exigido? E o que você acha disso? Comente, também!