Agile

19 jul, 2011

Agile e PMBoK: é possível unir ambos?

Publicidade

Um representa o modelo tradicional, pautado no conceito waterfall. O outro representa inovação e o valor às pessoas. Os mais tradicionais defendem o primeiro. A Geração Y é “fanática” pelo segundo. Estamos falando do PMBoK e do Agile, tão diferentes e tão próximos. Neste artigo, entenderemos o porquê.

Observação: O pré-requisito para leitura deste artigo é o conhecimento prévio dos conceitos básicos do PMBoK e de métodos ágeis.

Motivação para o artigo

Já venho pensando em escrever um artigo sobre esses dois mundos há muito tempo. A principal motivação é justamente por comentários absurdos que leio pela Internet, em que de um lado os PMPs se acham os inventores da roda e, de outro, os agilistas se sentem os defensores de uma causa milagrosa, capaz de transformar qualquer projeto fracassado em sucesso.

O ponto chave que me levou a escrever este pequeno texto foi um excelente artigo do Marcelo Zeferino, publicado na revista MundoJ (número 46), entitulado “Agile e PMBoK: Unindo dois mundos para otimizar um projeto”.

Na publicação, o autor aborda um caso de um projeto liderado por ele cujo sucesso se deu após a aplicação dos dois mundos, extremamente distintos.

Este artigo complementará o artigo do Zeferino, pois abordarei aqui os conceitos convergentes entre PMBoK e Agile, enquanto no outro artigo, você entenderá que essa união pode sim dar resultados positivos.

pmbok processes agile e pmbok: é possível unir os opostos!

Agile e PMBoK: mundos diferentes. Será?

Consultando a quarta edição do PMBoK, pode-se facilmente identificar vários pontos convergentes com os conceitos ágeis, a seguir:

  • O PMBoK não trata o gerente de projetos como o super-herói que manda e desmanda no projeto. “Cabe ao gerente de projetos e à equipe de gerenciamento determinar o método mais apropriado de execução do projeto”. (PMBoK 4ª edição).
  • O PMBoK afirma que o gerenciamento das expectativas das partes interessadas é papel do GP. “Uma parte importante da responsabilidade de um gerente de projetos é gerenciar as expectativas das partes interessadas”.
  • O PMBoK incentiva o envolvimento da equipe com as demais partes interessadas. “Parte da responsabilidade do gerente (…) é garantir que a equipe do projeto interaja com as partes interessadas de uma maneira profissional e cooperativa”.
  • O PMBoK sugere o envolvimento da equipe, até nas questões relativas à melhor escolha dos processos a serem utilizados. “O gerente de projetos, em colaboração com a equipe de projetos, sempre é responsável por determinar quais processos são apropriados”.
  • Assim como o ScrumMaster, o gerente de projetos deve ser um orientador da equipe. “A efetividade pessoal abrange (…) a capacidade de orientar a equipe do projeto ao mesmo tempo em que atinge objetivos e equilibra as restrições do mesmo”.
  • O PMBoK estimula a interação das pessoas. “A equipe do projeto deve estimular o envolvimento de todas as partes interessadas apropriadas ao planejar o projeto”.
  • Há um incentivo claro ao desenvolvimento da equipe no processo Desenvolver a equipe do projeto. “Desenvolver a equipe do projeto é o processo de melhoria das competências, da interação da equipe e do ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto”.
  • O PMBoK incentiva a valorização das pessoas, através de feedbacks realistas e de bonificações para a equipe – vide o processo Gerenciar a equipe do projeto.
  • O PMBoK também indica a iteração de entregas, através do planejamento em ondas sucessidas. “Planejamento em ondas sucessivas é uma forma de planejamento de elaboração progressiva em que o trabalho que será realizado a curto prazo é planejado em detalhes (…) e o trabalho distante no futuro é planejamento em um nível relativamente alto”.
  • O planejamento do projeto, segundo o PMBoK, deve ser feito pelo gerente e equipe – vide todos os processos de planejamento, em que sempre há a “Opinião especializada” como técnica para um melhor planejamento do projeto. Isso inclui definição e sequenciamento de atividades, estimativas, identificação dos riscos etc.

Conclusões (para pensar)

CERTEZAS duvidas 279x300 agile e pmbok: é possível unir os opostos!

Apesar de possuir a certificação PMP e de gerenciar os meus projetos seguindo os conceitos do Agile, não sou defensor ferrenho de nenhuma das duas causas.

Em meus projetos, o melhor de cada método (ou conjunto de conhecimentos) é aplicado. Acima de qualquer método, metodologia ou conjunto de conhecimentos está cada projeto, que são caracterizados justamente por sua natureza única.

Sendo assim, seria ingenuidade afirmar que apenas uma técnica irá conseguir atender todas as particularidades de projetos de TI. Ambas possuem seus méritos e seus defeitos e, por isso, é nosso dever selecionar o melhor de cada técnica.

Você identifica mais alguma semelhança entre PMBoK e Agile? Você discorda do que foi dito aqui? Colabore com a discussão. Deixe seu comentário com a sua experiência!