Carreira Dev

4 dez, 2009

Administre sua carreira como se fosse uma empresa

Publicidade

Quem
nunca se viu diante de uma situação onde, aparentemente, sua carreira
estava em algum outro lugar que não em suas próprias mãos? Este tipo de situação é cada vez
mais comum nos dias atuais, principalmente em tempos de crise.

Deixar
sua trajetória profissional nas mãos da sua empresa faz com que você se
sinta um barco à deriva, limita seu crescimento e, provavelmente,
diminui seus ganhos a longo prazo.

Para evitar essa situação, preparei alguns passos para que você assuma sua carreira e a administre como se fosse uma empresa. Leia, avalie (e comente) e inclua esses passos no seu planejamento de 2010. Aliás, você já fez/vai fazer um planejamento para o próximo ano, certo?

1. Faça um planejamento estratégico a cada três anos

Não
há nada pior do que existir sem saber onde se quer chegar. Neste ponto,
o planejamento estratégico da sua carreira fará com que você tenha
metas a serem atingidas. Se possível, crie pontos de verificação a cada
semestre. Esses pontos farão com que você meça periodicamente se suas
ações estão atreladas a sua estratégia. 

Não
custa lembrar:
você não está sozinho no mundo; desta forma, procure
alinhar seu planejamento estratégico aos objetivos da sua empresa.
Aposto que essa dobradinha terá um resultado sensacional.

2. Exponha seus objetivos para a empresa

De
que adianta fazer um planejamento de carreira se sua empresa não tiver
conhecimento? Discuta com seu superior seus objetivos e exponha suas
metas. Procure obter a aceitação da empresa para eles. Desta forma,
você estará administrando sua carreira sem esquecer do local onde
trabalha. Isso também mostra que você tem objetivos. Acredite: as
empresas preferem pessoas com metas, pois invariavelmente isso se
reflete positivamente no trabalho.

3. Gerencie as mudanças

A
pior mudança é aquela onde você considera apenas questões financeiras.
Em caso de mudança, procure colocar na balança até que ponto elas estão atreladas à sua estratégia.

4. Vista a camisa da sua empresa e use isso ao seu favor

Em
determinados momentos, dar um passo atrás na carreira pela sua empresa
pode ser um diferencial para você no futuro. Porém, não se esqueça de
considerar os riscos e lembre-se de que uma hora ou outra você terá que
voltar para a estratégia definida.

5. Interprete cursos como fornecedores

Assim
como em uma empresa, na sua carreira você precisa gerenciar seus
fornecedores. Porém, no nosso exemplo, os fornecedores são cursos em
geral. Se aperfeiçoe nos pontos necessários para que você consiga
cumprir suas metas. Não faça cursos sem que eles estejam atrelados ao
seu planejamento inicial. Por diversas vezes, já me deparei com pessoas
muito técnicas no dia-a-dia e que fizeram cursos de gerenciamento de
projetos ou afins. Por mais que um curso nunca seja “dinheiro jogado
fora”, certamente ele vai lhe trazer muito mais benefícios se estiver
dentro do seu planejamento.

Conclusões

Este
artigo procurou chamar a atenção para um tema muito importante: a
administração da própria carreira. Nele, foram abordados cinco passos
básicos para que sua carreira seja administrada como uma empresa. A
abordagem foi proposta seguindo o planejamento estratégico, com a
definição de metas, indicadores e pontos de verificação.

Coloque em prática e venha nos contar os resultados dessa mudança! Deixe seu comentário com sugestões e novas idéias.