Carreira Dev

26 nov, 2009

Pensando TI de forma estratégica

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Esse
artigo surgiu de uma conversa informal (Happy Hour) com meu antigo
professor (Luiz Henrique Brandão – UNIP Campinas) sobre como a TI pode
ser considerada estratégica para a empresa, desde que, segundo ele, pensemos (profissionais
de TI) de forma estratégica.

Para começar, vamos a alguns conceitos:

  • Organizações:

São unidades sociais, intencionalmente construídas e
reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos. Uma organização nunca
constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito
a mudanças.

Dentre
as organizações existem aquelas moldadas explicitamente para atingir objetivos
de lucro, como meio de se auto-sustentarem pelo excedente de resultados
financeiros e de proporcionarem retorno de investimentos ou de capital, como
também existem organizações que não incluem obrigatoriamente o lucro como um de
seus objetivos.

Organizações abertas – corporações modernas que precisam considerar todos os
ambientes para seu progresso.

Organizações fechadas – corporações antigas, onde o ambiente externo era pouco
considerado.

  • Projetos:

São empreendimentos temporários com o objetivo de criar um produto ou serviço. Os projetos são desenvolvidos em todos os níveis da organização, podendo
envolver uma única pessoa ou milhares e necessitarem de dezenas até
milhões de horas de trabalho.

  • Operações:

São as tarefas de produção de mercadorias ou fornecimento de serviços, sendo
uma das três funções principais dentro de uma empresa: Finanças, Marketing e
Operações.

  • Dimensões:
  1. São as subdivisões da burocracia interna da organização, em um total de sete:
  2. Formalização (todas as atividades da organização são
    definidas por escrito)
  3. Divisão do trabalho (cada participante tem um cargo ou
    posição definidos)
  4. Principio da hierarquia (a burocracia se assenta em
    hierarquia bem definida de autoridade)
  5. Impessoalidade (o funcionário ideal
    desempenha com impessoalidade no relacionamento com outros ocupantes de
    cargos)
  6. Competência técnica (a seleção dos participantes é baseada na
    competência técnica dos candidatos)
  7. Separação entre propriedade e
    administração (os recursos utilizados pela organização para execução de suas
    tarefas não são propriedade dos burocratas)
  8. Profissionalização do
    funcionário (seus cargos constituem a sua principal atividade dentro da
    organização)
  • Exemplos:

IBM, Itautec, Microsoft, VW, Nestlé, Wrangler, etc.

  • Programas:

Ou programações, constituem em planos operacionais relacionados com o tempo.
São, basicamente, planos que correlacionam duas variáveis: tempo e
atividades que devem ser executadas. A programação simples ou complexa constitui uma ferramenta importante de planejamento
no nível operacional das empresas.

  • Administração:

É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos
organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e
eficaz. Em sua origem, a palavra Administração significa a função que se desenvolve sob
o comando de outro, um serviço que se presta a outro.

Ad
> direção para, tendência, 

minis > comparativo de inferioridade,

ter > subordinação ou obediência

A
tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e
transformá-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização,
direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos
os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

O que é administração
estratégica:

É um processo continuo e iterativo, que visa manter uma organização como um
conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. É decomposta
em etapas:

  1. Análise de ambiente.
  2. Estabelecimento da diretriz organizacional.
  3. Formulação de uma estratégia organizacional.
  4. Implementação da estratégia organizacional.
  5. Controle estratégico.
  • Administração de TI:

Quais as diferenças entre Admnistração de TI (Adm TI) e Administração (ADM)?

Qual a importância da Adm TI?

Quando surgiu a necessidade de administração em TI?

O que envolve a Adm TI?

Qual a relação entre Adm TI e Negócios da Empresa?

Com esses conceitos em mente, e essas perguntas para refletir, vamos começar.

Pode-se descrever a informação como uma mensagem de comunicação audível ou
visível, em geral apresentada sob a forma de documento, que envolve um emitente
e um receptor e cuja finalidade é mudar o modo como o destinatário vê algo, ou
exercer algum impacto sobre seu julgamento e comportamento. Diferente dos
dados, a informação tem significado e se organiza tendo em vista algum
fim.

A
evolução da importância da informação nas organizações ocorreu da seguinte
forma: na década de 50, considerava-se a informação um requisito burocrático
necessário, que contribuía para reduzir o custo do processamento de muitos
papéis; nos anos 60 e 70, informação era vista como um suporte aos propósitos
gerais da empresa, que auxiliava no gerenciamento de diversas atividades. A
partir das décadas de 70 e 80, passou-se a compreendê-la como um
fator de controle e gerenciamento de toda a organização, que ajudava e
acelerava os processos de tomada de decisão. E, da década de 90 até os dias
atuais, passou-se a reconhecer a informação como um recurso estratégico, uma
fonte de vantagem competitiva para garantir a sobrevivência da empresa.

Para
assegurar a permanência e os lucros, as organizações resolveram adotar uma
estratégia inovadora, apoiada com firmeza na informação, então compreendida
como um capital estratégico, que possibilitava às empresas conhecerem seu
próprio ambiente, mercados, consumidores e competidores.

Com a sofisticação dos mercados, tornou-se necessário aperfeiçoar as áreas de
informação das empresas, agregando a elas estratégias para obter sucesso. A mensagem
estratégica que uma economia fundamentada na informação transmite é tão
visível que a informação passou a ser a base para a competição, capaz de
acionar as alternativas tecnológicas para o seu gerenciamento.

Acredita-se
que nenhuma empresa pode escapar aos efeitos da revolução causada pela
informação. Os gestores cada vez mais gastam recursos com a tecnologia da
informação e se envolvem na sua gestão. A empresa deve
ter consciência de que a informação é um requisito tão importante quanto os
recursos humanos, pois é dela que depende o sucesso ou o fracasso das decisões
tomadas por seus responsáveis e também por todos os seus colaboradores. A
informação é, por conseguinte, um elemento primordial nas organizações, que
torna possível estabelecer as condições necessárias para atingir seus objetivos
e aumentar sua competitividade.

A informação é fundamental no apoio às estratégias e aos processos de tomada de
decisão, porque possibilita um maior controle das operações empresariais. O que determinará a excelência de uma empresa será o fato de ser capaz de
coletar, organizar, analisar e implementar mudanças a partir de informações,
integrando-as no processo de melhoria contínua de suas atividades.

Se considerarmos a gestão como um conjunto de processos que englobam
atividades de planejamento, organização, direção, distribuição e controle de
recursos de qualquer natureza, visando à racionalização e à efetividade de
determinado sistema, produto ou serviço, podemos afirmar que, sob esta perspectiva, a gestão da informação deve incluir, em dimensões
estratégicas e operacionais, mecanismos para obter e utilizar recursos humanos,
tecnológicos, financeiros, materiais e físicos para o gerenciamento da própria
informação, que então deve ser disponibilizada como insumo útil e estratégico
para indivíduos, grupos e organizações.

Gestão estratégica da informação, portanto, significa o uso da informação com
fins estratégicos para obter vantagem competitiva.

A tecnologia da informação alterou o mundo dos negócios
de forma irreversível

Desde que foi introduzida sistematicamente, em meados da década de 50, houve
uma mudança radical no modo de operar das organizações. A tecnologia da informação abrange uma gama de produtos de hardware e software
capazes de coletar, armazenar, processar e acessar números e imagens, que são
usados para controlar equipamentos e processos de trabalho e conectar pessoas,
funções e escritórios dentro das empresas e entre elas. A tecnologia da
informação corresponde a objetos (hardware) e veículos (software) destinados a
criar sistemas de informações que, por sua vez, resultam da implementação da TI
através do uso de computadores e da telecomunicação.

A tecnologia da informação é considerada relevante para as organizações pois
proporciona a inovação de muitos produtos e serviços, viabilizando o surgimento
de importantes capacidades dentro das organizações, como por exemplo, entrega
on-line de informação, acesso eletrônico a serviços, habilidade de solicitar e
obter serviços específicos, pagamento e apresentação eletrônica de contas e
habilidade de utilizar vários produtos de software, sem que seja preciso
realimentar os dados.

Trata-se de uma das maiores e mais poderosas influências
no planejamento das organizações, podendo inclusive colaborar com a estratégia 
competitiva das empresas por oferecer vantagens competitivas, diferenciar
produtos e serviços, melhorar o relacionamento com clientes, facilitar a
entrada em alguns mercados, possibilitar o estabelecimento de barreiras de
entrada, auxiliar a introdução de produtos substitutos e permitir novas
estratégias competitivas com o uso de sua própria tecnologia.

Ela é responsável pelo armazenamento de dados provenientes do ambiente externo. A
ferramenta mestra para esta função é o banco de dados – repositório central de
todas as informações pertinentes ao relacionamento de uma empresa com seus
clientes e/ou fornecedores.

Para implantar com êxito uma área de tecnologia de informação, as empresas precisam
levar em conta algumas condições básicas, como integrá-la a outras ferramentas
de gestão, considerando que adotá-la é apenas uma variável de decisão
estratégica, e ter consciência de que os benefícios realmente significativos
virão a médio e longo prazo.

Para facilitar a implementação da da área de TI na empresa, é
necessário criar uma visão estratégica, isto é, uma visão que, no contexto
estratégico, seja não só capaz de alinhar as estratégias de negócios, de organização
e de tecnologia da informação, mas também de abranger a estratégia competitiva
e os modelos organizacionais que poderão direcionar o sistema de tecnologia da
informação ou ser direcionados por ele. Segundo um antigo professor da faculdade (Luiz Henrique Brandão – UNIP Campinas), a tecnologia da informação abrange três ângulos que formam o denominado triângulo estratégico.

É necessário utilizar a tecnologia da informação sob o enfoque da eficácia de
seu emprego
, comparando e analisando os resultados de sua aplicação no negócio
das organizações, os impactos de seu uso na operação e estrutura das empresas.

Na atual economia de informação, a concorrência entre as empresas baseia-se em
sua capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação de
forma eficaz. A tecnologia da informação, que apoia
todos estes processos, pode ser um fator importante no aperfeiçoamento do uso
da informação estratégica presente no ambiente, informação esta capaz de criar
grande valor e manter as organizações unificadas. Mas, para isso:

  • É necessário ter uma clara visão estratégica tanto do negócio, quanto da
    área de TI. Ou seja: é preciso considerar a TI um meio para obtenção de
    vantagens competitivas no negócio, um meio voltado ao mercado e ao usuário de
    TI;
  • Uma boa gestão da TI, alinhada estrategicamente com o negócio da empresa, promove manutenção da vantagem competitiva por mais tempo;
  • É preciso considerar aspectos técnicos e operacionais para que se atualizem as
    evoluções em TI. Também que haja uma integração entre as estratégias e sua estrutura;
  • Deve-se sempre buscar a eficácia, não somente a eficiência, por medir os resultados
    relativamente aos objetivos e às metas da organização;
  • Ter um bom relacionamento entre os executivos de TI e dos negócios é, obviamente, muito importante
  • TI precisa ser avaliada, a partir de critérios variados, abrangendo aspectos técnicos,
    organizacionais e estratégicos;
  • A gestão e a avaliação dinâmicas da TI devem ter acompanhamento contínuo e flexível, a
    fim de que se possam promover mudanças e atualizações externas.

Conclusão

Pode-se constatar que a TI apresenta-se como suporte à
gestão da informação na empresa a partir dos seguintes aspectos:

  • disponibiliza informações para a tomada de decisões e gerenciamento
    estratégico do negócio;
  • possibilita a automatização de tarefas rotineiras; auxilia o controle interno
    das operações;
  • aumenta a capacidade de reconhecer antecipadamente os problemas;
  • pode ser utilizada como ferramenta estratégica no processo de planejamento,
    direção e controle.

Apesar do aumento do número de pequenas organizações que utilizam a TI no
gerenciamento de seus negócios, percebe-se que poucas conseguem efetivar o
potencial que esta ferramenta proporciona em relação à vantagem competitiva,
pois o seu uso está voltado às tarefas operacionais e rotineiras e não a
atividades do processo estratégico.

Desta forma, faz-se necessário o desenvolvimento de pesquisas que abordem a
utilização da TI como uma ferramenta estratégica nas empresas de pequeno porte,
que pode auxiliar o dirigente das pequenas empresas a elaborar, implementar e
controlar estratégias, a monitorar o ambiente e tomar decisões, proporcionando
assim uma possível vantagem competitiva a este segmento de empresas.

De modo mais específico, é de suma importância que as tecnologias da informação
implementadas nas pequenas empresas considerem suas especificidades, com o
intuito de suplantar barreiras e entraves inerentes a este ambiente, como:
limitações financeiras, dificuldades em usar tecnologias complexas, resistência
dos funcionários, que temem serem substituídos pela tecnologia, dúvidas
referentes às principais vantagens que a TI pode proporcionar e até mesmo a
falta de percepção de sua real necessidade para o processo gerencial nestas
organizações.