Esse
artigo surgiu de uma conversa informal (Happy Hour) com meu antigo
professor (Luiz Henrique Brandão – UNIP Campinas) sobre como a TI pode
ser considerada estratégica para a empresa, desde que, segundo ele, pensemos (profissionais
de TI) de forma estratégica.
Para começar, vamos a alguns conceitos:
- Organizações:
São unidades sociais, intencionalmente construídas e
reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos. Uma organização nunca
constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito
a mudanças.
Dentre
as organizações existem aquelas moldadas explicitamente para atingir objetivos
de lucro, como meio de se auto-sustentarem pelo excedente de resultados
financeiros e de proporcionarem retorno de investimentos ou de capital, como
também existem organizações que não incluem obrigatoriamente o lucro como um de
seus objetivos.
Organizações abertas – corporações modernas que precisam considerar todos os
ambientes para seu progresso.
Organizações fechadas – corporações antigas, onde o ambiente externo era pouco
considerado.
- Projetos:
São empreendimentos temporários com o objetivo de criar um produto ou serviço. Os projetos são desenvolvidos em todos os níveis da organização, podendo
envolver uma única pessoa ou milhares e necessitarem de dezenas até
milhões de horas de trabalho.
- Operações:
São as tarefas de produção de mercadorias ou fornecimento de serviços, sendo
uma das três funções principais dentro de uma empresa: Finanças, Marketing e
Operações.
- Dimensões:
- São as subdivisões da burocracia interna da organização, em um total de sete:
- Formalização (todas as atividades da organização são
definidas por escrito) - Divisão do trabalho (cada participante tem um cargo ou
posição definidos) - Principio da hierarquia (a burocracia se assenta em
hierarquia bem definida de autoridade) - Impessoalidade (o funcionário ideal
desempenha com impessoalidade no relacionamento com outros ocupantes de
cargos) - Competência técnica (a seleção dos participantes é baseada na
competência técnica dos candidatos) - Separação entre propriedade e
administração (os recursos utilizados pela organização para execução de suas
tarefas não são propriedade dos burocratas) - Profissionalização do
funcionário (seus cargos constituem a sua principal atividade dentro da
organização)
- Exemplos:
IBM, Itautec, Microsoft, VW, Nestlé, Wrangler, etc.
- Programas:
Ou programações, constituem em planos operacionais relacionados com o tempo.
São, basicamente, planos que correlacionam duas variáveis: tempo e
atividades que devem ser executadas. A programação simples ou complexa constitui uma ferramenta importante de planejamento
no nível operacional das empresas.
- Administração:
É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos
organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e
eficaz. Em sua origem, a palavra Administração significa a função que se desenvolve sob
o comando de outro, um serviço que se presta a outro.
Ad
> direção para, tendência,
minis > comparativo de inferioridade,
ter > subordinação ou obediência
A
tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela empresa e
transformá-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização,
direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos
os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.
O que é administração
estratégica:
É um processo continuo e iterativo, que visa manter uma organização como um
conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. É decomposta
em etapas:
- Análise de ambiente.
- Estabelecimento da diretriz organizacional.
- Formulação de uma estratégia organizacional.
- Implementação da estratégia organizacional.
- Controle estratégico.
- Administração de TI:
Quais as diferenças entre Admnistração de TI (Adm TI) e Administração (ADM)?
Qual a importância da Adm TI?
Quando surgiu a necessidade de administração em TI?
O que envolve a Adm TI?
Qual a relação entre Adm TI e Negócios da Empresa?
Com esses conceitos em mente, e essas perguntas para refletir, vamos começar.
Pode-se descrever a informação como uma mensagem de comunicação audível ou
visível, em geral apresentada sob a forma de documento, que envolve um emitente
e um receptor e cuja finalidade é mudar o modo como o destinatário vê algo, ou
exercer algum impacto sobre seu julgamento e comportamento. Diferente dos
dados, a informação tem significado e se organiza tendo em vista algum
fim.
A
evolução da importância da informação nas organizações ocorreu da seguinte
forma: na década de 50, considerava-se a informação um requisito burocrático
necessário, que contribuía para reduzir o custo do processamento de muitos
papéis; nos anos 60 e 70, informação era vista como um suporte aos propósitos
gerais da empresa, que auxiliava no gerenciamento de diversas atividades. A
partir das décadas de 70 e 80, passou-se a compreendê-la como um
fator de controle e gerenciamento de toda a organização, que ajudava e
acelerava os processos de tomada de decisão. E, da década de 90 até os dias
atuais, passou-se a reconhecer a informação como um recurso estratégico, uma
fonte de vantagem competitiva para garantir a sobrevivência da empresa.
Para
assegurar a permanência e os lucros, as organizações resolveram adotar uma
estratégia inovadora, apoiada com firmeza na informação, então compreendida
como um capital estratégico, que possibilitava às empresas conhecerem seu
próprio ambiente, mercados, consumidores e competidores.
Com a sofisticação dos mercados, tornou-se necessário aperfeiçoar as áreas de
informação das empresas, agregando a elas estratégias para obter sucesso. A mensagem
estratégica que uma economia fundamentada na informação transmite é tão
visível que a informação passou a ser a base para a competição, capaz de
acionar as alternativas tecnológicas para o seu gerenciamento.
Acredita-se
que nenhuma empresa pode escapar aos efeitos da revolução causada pela
informação. Os gestores cada vez mais gastam recursos com a tecnologia da
informação e se envolvem na sua gestão. A empresa deve
ter consciência de que a informação é um requisito tão importante quanto os
recursos humanos, pois é dela que depende o sucesso ou o fracasso das decisões
tomadas por seus responsáveis e também por todos os seus colaboradores. A
informação é, por conseguinte, um elemento primordial nas organizações, que
torna possível estabelecer as condições necessárias para atingir seus objetivos
e aumentar sua competitividade.
A informação é fundamental no apoio às estratégias e aos processos de tomada de
decisão, porque possibilita um maior controle das operações empresariais. O que determinará a excelência de uma empresa será o fato de ser capaz de
coletar, organizar, analisar e implementar mudanças a partir de informações,
integrando-as no processo de melhoria contínua de suas atividades.
Se considerarmos a gestão como um conjunto de processos que englobam
atividades de planejamento, organização, direção, distribuição e controle de
recursos de qualquer natureza, visando à racionalização e à efetividade de
determinado sistema, produto ou serviço, podemos afirmar que, sob esta perspectiva, a gestão da informação deve incluir, em dimensões
estratégicas e operacionais, mecanismos para obter e utilizar recursos humanos,
tecnológicos, financeiros, materiais e físicos para o gerenciamento da própria
informação, que então deve ser disponibilizada como insumo útil e estratégico
para indivíduos, grupos e organizações.
Gestão estratégica da informação, portanto, significa o uso da informação com
fins estratégicos para obter vantagem competitiva.
A tecnologia da informação alterou o mundo dos negócios
de forma irreversível
Desde que foi introduzida sistematicamente, em meados da década de 50, houve
uma mudança radical no modo de operar das organizações. A tecnologia da informação abrange uma gama de produtos de hardware e software
capazes de coletar, armazenar, processar e acessar números e imagens, que são
usados para controlar equipamentos e processos de trabalho e conectar pessoas,
funções e escritórios dentro das empresas e entre elas. A tecnologia da
informação corresponde a objetos (hardware) e veículos (software) destinados a
criar sistemas de informações que, por sua vez, resultam da implementação da TI
através do uso de computadores e da telecomunicação.
A tecnologia da informação é considerada relevante para as organizações pois
proporciona a inovação de muitos produtos e serviços, viabilizando o surgimento
de importantes capacidades dentro das organizações, como por exemplo, entrega
on-line de informação, acesso eletrônico a serviços, habilidade de solicitar e
obter serviços específicos, pagamento e apresentação eletrônica de contas e
habilidade de utilizar vários produtos de software, sem que seja preciso
realimentar os dados.
Trata-se de uma das maiores e mais poderosas influências
no planejamento das organizações, podendo inclusive colaborar com a estratégia
competitiva das empresas por oferecer vantagens competitivas, diferenciar
produtos e serviços, melhorar o relacionamento com clientes, facilitar a
entrada em alguns mercados, possibilitar o estabelecimento de barreiras de
entrada, auxiliar a introdução de produtos substitutos e permitir novas
estratégias competitivas com o uso de sua própria tecnologia.
Ela é responsável pelo armazenamento de dados provenientes do ambiente externo. A
ferramenta mestra para esta função é o banco de dados – repositório central de
todas as informações pertinentes ao relacionamento de uma empresa com seus
clientes e/ou fornecedores.
Para implantar com êxito uma área de tecnologia de informação, as empresas precisam
levar em conta algumas condições básicas, como integrá-la a outras ferramentas
de gestão, considerando que adotá-la é apenas uma variável de decisão
estratégica, e ter consciência de que os benefícios realmente significativos
virão a médio e longo prazo.
Para facilitar a implementação da da área de TI na empresa, é
necessário criar uma visão estratégica, isto é, uma visão que, no contexto
estratégico, seja não só capaz de alinhar as estratégias de negócios, de organização
e de tecnologia da informação, mas também de abranger a estratégia competitiva
e os modelos organizacionais que poderão direcionar o sistema de tecnologia da
informação ou ser direcionados por ele. Segundo um antigo professor da faculdade (Luiz Henrique Brandão – UNIP Campinas), a tecnologia da informação abrange três ângulos que formam o denominado triângulo estratégico.
É necessário utilizar a tecnologia da informação sob o enfoque da eficácia de
seu emprego, comparando e analisando os resultados de sua aplicação no negócio
das organizações, os impactos de seu uso na operação e estrutura das empresas.
Na atual economia de informação, a concorrência entre as empresas baseia-se em
sua capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação de
forma eficaz. A tecnologia da informação, que apoia
todos estes processos, pode ser um fator importante no aperfeiçoamento do uso
da informação estratégica presente no ambiente, informação esta capaz de criar
grande valor e manter as organizações unificadas. Mas, para isso:
-
É necessário ter uma clara visão estratégica tanto do negócio, quanto da
área de TI. Ou seja: é preciso considerar a TI um meio para obtenção de
vantagens competitivas no negócio, um meio voltado ao mercado e ao usuário de
TI; - Uma boa gestão da TI, alinhada estrategicamente com o negócio da empresa, promove manutenção da vantagem competitiva por mais tempo;
- É preciso considerar aspectos técnicos e operacionais para que se atualizem as
evoluções em TI. Também que haja uma integração entre as estratégias e sua estrutura; - Deve-se sempre buscar a eficácia, não somente a eficiência, por medir os resultados
relativamente aos objetivos e às metas da organização; - Ter um bom relacionamento entre os executivos de TI e dos negócios é, obviamente, muito importante
- TI precisa ser avaliada, a partir de critérios variados, abrangendo aspectos técnicos,
organizacionais e estratégicos; - A gestão e a avaliação dinâmicas da TI devem ter acompanhamento contínuo e flexível, a
fim de que se possam promover mudanças e atualizações externas.
Conclusão
Pode-se constatar que a TI apresenta-se como suporte à
gestão da informação na empresa a partir dos seguintes aspectos:
-
disponibiliza informações para a tomada de decisões e gerenciamento
estratégico do negócio; - possibilita a automatização de tarefas rotineiras; auxilia o controle interno
das operações; - aumenta a capacidade de reconhecer antecipadamente os problemas;
- pode ser utilizada como ferramenta estratégica no processo de planejamento,
direção e controle.
Apesar do aumento do número de pequenas organizações que utilizam a TI no
gerenciamento de seus negócios, percebe-se que poucas conseguem efetivar o
potencial que esta ferramenta proporciona em relação à vantagem competitiva,
pois o seu uso está voltado às tarefas operacionais e rotineiras e não a
atividades do processo estratégico.
Desta forma, faz-se necessário o desenvolvimento de pesquisas que abordem a
utilização da TI como uma ferramenta estratégica nas empresas de pequeno porte,
que pode auxiliar o dirigente das pequenas empresas a elaborar, implementar e
controlar estratégias, a monitorar o ambiente e tomar decisões, proporcionando
assim uma possível vantagem competitiva a este segmento de empresas.
De modo mais específico, é de suma importância que as tecnologias da informação
implementadas nas pequenas empresas considerem suas especificidades, com o
intuito de suplantar barreiras e entraves inerentes a este ambiente, como:
limitações financeiras, dificuldades em usar tecnologias complexas, resistência
dos funcionários, que temem serem substituídos pela tecnologia, dúvidas
referentes às principais vantagens que a TI pode proporcionar e até mesmo a
falta de percepção de sua real necessidade para o processo gerencial nestas
organizações.