Carreira Dev

10 mar, 2009

Passos para a certificação de programador Java

Publicidade

No meu artigo anterior, muitas pessoas me pediram um passo-a-passo de como tirar a certificação SCJP. A primeira coisa importante a se saber é que não tem uma forma definitiva para isso, cada pessoa tem uma forma de estudo, ritmo, etc. Mas vou tentar fazer uma série de passos que são úteis para todos e que sejam o mais genérico possível.

Primeiro vamos entender o objetivo principal dessa certificação. Ser certificado como programador Java não quer dizer que você conheça todas as tecnologias internas da linguagem, nem significa que você será capaz de construir uma aplicação empresarial de grande porte com Java. Exatamente por isso existem diversas outras certificações para outras avaliações do candidato. Com o estudo dessa certificação, o candidato adquire conhecimentos suficientes para a resolução de problemas relativos à maioria das situações reais de trabalho, como reconhecimento de erros e soluções, manipulação de dados em adequadas e também uma boa base de conhecimento sobre as principais APIs Java.

Com essa informação em mãos, podemos seguir algumas formas de estudos diferenciados para a prova. Vamos ao que interessa! Existem diversos recursos que podem ser usados no estudo, os principais são: livros preparatórios, site de simulados, sites de informações gerais, fóruns de discussão, site oficial e recursos próprios que são os mais importantes e que podem variar bastante. O primeiro recurso que vamos ver é o livro preparatório, que é indispensável, pois ele cobre os objetivos reais do exame e tem uma seqüência lógica bem definida e estudada para que o leitor tenha uma progressão boa de acordo com o avanço no livro. Essa leitura é indispensável, mesmo para quem já trabalha com Java há algum tempo, pois a prova é repleta de perguntas com detalhes bem complexos dos tópicos. Os livros que indico são: “SCJP Exam for J2SE 5: A Concise and Comprehensive Study Guide for The Sun Certified Java Programmer Exam”, escrito por Paul Sanghera, e “SCJP Sun Certified Programmer for Java 5 Study Guide”, escrito por Katherine Sierra (Kathy Sierra) e Bert Bates.

Recomendo a leitura de cada capitulo duas vezes, uma para o conhecimento superficial do assunto e outra para a fixação por completo do tópico. Se depois da segunda leitura perceber que o tópico não está bem claro, é bom dar uma nova lida (no máximo mais uma, pois a leitura do livro inteiro não pode demorar muito tempo). Os exercícios disponíveis no livro devem ser feitos na ordem em que aparecerem e no final da leitura do livro; deve-se fazer todos os exercícios novamente como um bloco só.

Terminada essa etapa, passamos para o próximo recurso: internet. Encontramos diversos fóruns de discussões muito bons, como www.javaranch.com e www.guj.com.br. Neles, encontramos diversas pessoas que estão estudando e que já tiraram para a mesma certificação, muitas dúvidas que você possa ter já foram perguntas antes por outra pessoa, então, uma boa busca por palavra-chave será o suficiente. Caso não encontre a resposta ou ainda esteja com a dúvida, basta postar a pergunta, que rapidamente será respondida.

Paralelamente com os fóruns, deve-se criar o seu próprio material, com o tudo o que você achar interessante e que possa dar mais trabalho na hora da prova. Esse material vai ser escrito da forma e na ordem em que preferir e terá que ser escrito por completo (sem copy and paste), pois isso ajuda na memorização. Para se ter certeza de que os tópicos estão completos, sempre dê uma olhada nos tópicos do site oficial: www.sun.com/training/certification/java/scjp.xml.

Depois que o resumo estiver pronto entra mais um recurso próprio. Essa parte será bem trabalhosa, mas necessária. Para cada objetivo deve-se criar no mínimo um arquivo de classe que o utilize. E para objetivos relativos à compilação e outras coisas que não sejam de código, pode-se utilizar qualquer classe como exemplo ou usar uma já existente. Tente criar as classes do zero e sem olhar para exemplos de código, caso tenha dificuldade em algum tópico, então marque-o para revisão e o motivo da dificuldade. Lembre-se de que, para passar no exame, todos os objetivos devem estar bem fixados na mente.

Quando essa etapa terminar (após cada objetivo ter um ou mais arquivos de classe) passamos para o próximo passo: Simulados. Existem diversos simulados na Internet. Os principais são: MasterExam, Whizlabs, o simulado oficial da Sun (encontrado no site oficial) e Inquisition. Esses simulados te testam da mesma maneira do exame real, alguns deles são mais difíceis, outros são do mesmo nível da prova, o que importa é que testam da mesma maneira e com os mesmo objetivos da prova.

É bom utilizar pelo menos dois simulados desses antes de fazer a prova. Após essas etapas você já estará preparado para o exame real. Lembre-se de que o tempo de cada etapa varia de acordo com cada pessoa e que apesar de essa prova exigir muito esforço, vale muito a pena hoje em dia, pois cada vez mais as empresas querem profissionais qualificados, e a certificação é um bom meio para provar isso.