Carreira Dev

18 mar, 2008

O Publicitário está atirando no próprio pé!

Publicidade

Na última semana, Bob Garfield, da Advertising Age, esteve no Brasil e disparou contra os publicitários: “Estão todos ferrados! Publicitário não é artista!”

Segundo Garfield, há anos o mundo, e não apenas o Brasil, comete os mesmos erros o tempo todo. Atualmente não é apropriado mostrar como fazer boa publicidade, mas sim como não fazer má publicidade. Os publicitários perderam o foco em vender e se concentram mais no glamour que envolve o mercado.

Garfield pediu respeito à profissão: maior comprometimento no planejamento, melhor entendimento da essência do produto e um briefing bem planejado.

Eu concordo com Garfield. E talvez este seja o momento oportuno para corrigirmos parte desses erros. Não devemos levar os mesmos erros da vida analógica para o futuro digital.

É claro que nós temos cases interessantes que quebram paradigmas. Sou um admirador das boas ações de guerrilha, por exemplo, mas, como um todo, sinto falta da simplicidade. Simplicidade não quer dizer pobreza, mas sim uma seqüência lógica, estudo, planejamento, identidade, pesquisas.

Principalmente na internet, que permite inúmeras aplicações interativas, os profissionais se perdem entre tantas possibilidades e não conseguem realizar uma comunicação simples e direta com o usuário. É muito claro como a verba é extremamente mal aplicada e falta conhecimento técnico, planejamento e coerência.

Se vocês observarem as grandes marcas mundiais, apesar de todo o investimento que já realizam em mídias digitais, vai ser difícil encontrar em algum site oficial uma relação simples com todos os produtos da empresa, informações completas sobre cada um deles, onde comprar (online e offline), suporte, participação de outros clientes com comentários relevantes sobre determinado produto, dentre outros. Eu poderia ter escrito essa afirmação em 1996, mas em 2008 continua atual.

A internet é a mídia do conteúdo, e não da imagem. O modelo mudou e a simplicidade é cada vez mais indicada. As técnicas para que robôs de busca encontrem um determinado conteúdo passam a ser tão, ou mais importante, quanto a campanha de lançamento do mesmo.

Antes de pensarmos na participação da internet no bolo de investimento do mercado publicitário, precisamos qualificar o mercado, criar comunicação que gere resultado, e aí sim realizar o investimento necessário para levar o cliente ao encontro da marca.

A publicidade exerce uma responsabilidade muito importante na sociedade. Devemos usar melhor o poder que temos na mão.