Carreira Dev

Carreira Dev

As habilidades técnicas são suficientes para ajudá-lo a ter sucesso?

8 ago, 2018
Publicidade

Como disse o título deste artigo: As habilidades técnicas são suficientes para ajudá-lo a ter sucesso? (Bem, não! Você precisa de uma grande marca pessoal também).

Você sabe o que seria incrível para sua carreira? Uma história convincente sobre suas habilidades, qualificações e uma bela demonstração do seu trabalho como programador. A boa notícia é que você pode criar sua história com sua marca pessoal. A próxima melhor notícia é que este artigo está repleto de dicas úteis que irão capacitá-lo a construir e compartilhar essa história. Vamos começar?

Mas espere; o que é marca pessoal?

Gestão de Marca Pessoal (Personal Branding) significa criar uma imagem pessoal autêntica para si mesmo que o diferencia de outros com o mesmo perfil. Construir sua marca agora é mais complexo do que nunca por causa de mídias sociais, blogs, sites, influenciadores, especialistas, e muito mais.

Vamos ao verdadeiro negócio. Como a construção da minha marca pessoal irá fortalecer minha carreira?

Sua marca pessoal fará com que você seja memorável na mente de seus clientes, empregadores e colegas. Isso dará a eles a oportunidade de ver vários aspectos da sua personalidade, assim como o seu conhecimento profissional e sua opinião pessoal.

Ela dará à sua candidatura um upgrade de um mero “candidato a emprego” para um “profissional dinâmico” que busca avançar em sua carreira. Para entender realmente o que estamos falando, veja como alguns destes entusiastas de tecnologia estão fazendo sua marca pessoal através de seus próprios sites.

Jessica Rose [jessica.tech]

Jessica Rose é uma profissional de tecnologia e conferencista especializada em construção de comunidades, divulgação e desenvolvimento de processos mais eficazes para talentos em tecnologia. Seu site destaca seu trabalho, seu currículo, suas palestras e informa possíveis empregadores/organizadores de eventos sobre como contatá-la. Ela também organiza webinários para profissionais da indústria de tecnologia e outros, e os lista em seu site.

VidaDeProgramador.tech

Um dos maiores influenciadores de tecnologia do Brasil, Andre Noel é um programador Linux e membro da comunidade Ubuntu. Ele é o criador do site Vida de Programador, romantiza a vida de um programador de maneira humorística e construiu com sucesso uma marca pessoal que o estabelece como especialista no meio.

Isaac Miller [isaacmillercode.tech]

Isaac Miller, um desenvolvedor de software e web usa seu site pessoal para mostrar o seu campo de especialização e trabalhos anteriores. Seu currículo e projetos permitem que futuros empregadores o conheçam melhor e o contatem.

Oskar Wickström [wickstrom.tech]

Em seu site pessoal, Oskar Wickström compartilha suas opiniões sobre programação funcional, software de código aberto e outras coisas agradáveis. O site hospeda seu blog, projetos, trabalhos anteriores, palestras e informações para quem quiser entrar em contato. Baseado na Suécia, ele está se conectando com o mundo através de sua marca pessoal.

Tudo bem, tudo bem, estou convencido desta ideia! Diga-me o que preciso fazer.

Veja como começar a construir sua marca pessoal:

Obtenha um nome de usuário e um domínio

Como desenvolvedor, a coisa mais importante com que você precisa se preocupar é em encontrar um nome de usuário que reflita sua personalidade. Muito provavelmente você já tem um nome de usuário que você usa em todos os lugares. Esse nome pode ser desenvolvido em seu perfil profissional ou comercial? Se não, então vamos encontrar um nome de usuário que tenha potencial (por exemplo, VidaDeProgramador.tech e Edgar.tech).

Este nome de usuário pode se tornar sua identidade em plataformas de desenvolvedores importantes como Stack Overflow e GitHub. Com o tempo, isto vai criar uma maior lembrança de marca para você. Você pode estender o mesmo nome de usuário para registrar um nome de domínio para seu site ou blog.

Algumas dicas sobre como selecionar um bom nome de domínio, são:

  • Mantenha-o curto, descritivo e relevante
  • Retire abreviações, números, hifens e erros ortográficos
  • Evite nomes com direitos autorais
  • Escolha seu próprio nome para que pareça profissional e considere uma extensão de domínio relevante no setor. Por exemplo, JohnSmith.tech

Construa um portfólio virtual

Uma vez que você tenha um nome de domínio, use-o para construir um site que tenha detalhes sobre todo o histórico do seu trabalho de programação. Pense nisso como um portfólio vivo, com um modo de exibição dinâmico. Seu site é um lugar fantástico para mostrar suas certificações do setor, bem como quaisquer prêmios que você possa ter recebido e outras realizações. Você também deve incluir links para seus perfis no Github, Stack Overflow, LinkedIn, Twitter, etc. Você pode até mesmo criar um logotipo com suas iniciais e usá-lo em seu site e mídia social.

O nome de domínio desse portfólio virtual se tornará sua identidade online. Você pode compartilhá-lo com potenciais clientes e empregadores para que eles possam conhecer seu trabalho de alto nível em primeira mão.

Comece um blog

Quando seu site estiver ativo, comece a blogar para direcionar tráfego orgânico para o seu site. Comece escolhendo um assunto de nicho que seja relevante para seu trabalho e compartilhe suas informações especializadas sobre isso. Agora, você poderia dizer que você não é um escritor para início de conversa. Mas, o segredo para um blog de sucesso é a consistência no conteúdo e não frases perfeitas. Se você resolver postar algo em seu blog uma vez por semana e cumpri-lo por um ano, você criará um número significativo de artigos até o final do semestre.

Alguns benefícios dos blogs, são:

  • Aderir a um assunto de nicho irá posicionar bem o seu site de forma orgânica.
  • Postar conteúdo novo e autêntico com regularidade fará com que você receba backlinks de vários sites que possam estar se referindo às suas postagens. Isso indicará aos motores de busca que você tem um blog confiável.
  • Quando alguém visitar seu site, seu conteúdo deve encantá-lo, ao indicar a escala de seu conhecimento.

Alguns temas sobre os quais você pode blogar, são:

  • Dicas, truques e conselhos
  • Concepção de seus vários projetos
  • Sua experiência em hackathons
  • Entrevistas de outras especialistas do setor que você admira
  • Seus desafios como programador e como você os enfrenta
  • Ideias futuristas em que você acredita e deseja trabalhar algum dia

Seja ativo nas redes sociais

Pode soar como um conselho clichê, mas ser ativo nas mídias sociais é uma maneira fácil de ser notado e de construir uma marca pessoal. Quando alguém procura você na Internet e encontra seus perfis de mídia social inativos, isso cria uma impressão negativa.

Por outro lado, se eles encontrarem um perfil ativo com postagens recentes e relevantes, isso despertará o interesse deles e os convencerá de que você está investindo em sua carreira e se interessa por vários outros aspectos da vida. O Twitter e o Instagram são talvez as plataformas de mídia social mais envolventes e relevantes hoje em dia, e o fato de ser ativo nelas também é muito bom.

Você não precisa ficar incessantemente postando o tempo todo, mas postar uma atualização a cada dois dias está ótimo para começar.

Aqui estão algumas coisas sobre as quais você pode falar em sua mídia social:

  • Notícias do setor
  • Artigos de blogs de programação que você segue
  • Artigos do seu próprio blog
  • Opiniões pessoais sobre seus interesses e hobbies

Use links de marca

Quando você compartilha qualquer link de um site externo em suas mídias sociais, você tem a opção de encurtá-lo com bit.ly ou goo.gl. Em vez de usar esses links desengonçados, você pode marcar esses links encurtados com um nome de domínio que você possui para que eles pareçam profissionais. Por exemplo – go.tech/imasters e go.tech/braziljs são links da marca .TECH.

Com links de marca, você pode reforçar seu nome e experiência. Isso também irá qualificar sua marca online a parecer mais profissional e confiável. A maioria dos serviços de encurtamento de URL permitem o uso de domínios personalizados.

Usando essas táticas, você poderá criar uma marca pessoal fantástica que impulsionará sua carreira e o colocará no caminho do crescimento e aprendizado contínuos. Comece pequeno e desenvolva-se à medida que avança. Lembre-se, construir uma marca pessoal leva tempo! Então, vá com calma na medida em que você trabalha para alavancar sua carreira com sua história de marca pessoal.