Carreira Dev

15 mai, 2025

Desenvolvedores e designers: como planejar uma carreira de sucesso a longo prazo

Publicidade

Tanto o desenvolvimento quanto o design web se tornaram opções muito atraentes no momento de escolher uma carreira profissional. De acordo com dados da Statista, até 2032, espera-se que haja 229 mil desenvolvedores web e designers de interface digital somente nos EUA.

Por aqui, para atender às projeções de crescimento da industria, o Brasil precisa qualificar mais de 630 mil profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) até 2027, segundo o Mapa do Trabalho Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Por outro lado, o mercado de trabalho também deverá desacelerar nos próximos meses. Especialistas estadunidenses preveem uma desaceleração geral na produção. Espera-se também que as empresas criem metade do número de empregos que ofereciam até março de 2025.

Sob este contexto, é salutar que talentos que aspiram a cargos relacionados a desenvolvimento e design web tomem algumas medidas para se destacar da concorrência. Felizmente, há várias maneiras de preparar e aprimorar a carreira profissional.

Encontre sua indústria

Pode parecer uma decisão fácil, mas é importante encontrar o setor em que você tem mais oportunidades de prosperar. Como fazer isso?:

  • Aproveite seus pontos fortes. Você se destaca na criação de experiências omnicanal ou se adapta bem às tendências? Então o comércio eletrônico pode ser para você. Você é apaixonado por criar experiências digitais que tenham a capacidade de influenciar a próxima geração? Educação parece uma ótima opção. Ao desenvolver seus talentos, você ganhará uma enorme vantagem competitiva. Por outro lado, você pode sufocar sua criatividade se ficar entediado com o que faz.
  • Entre em um setor resiliente. Organizações de todos os setores enfrentarão tempos desafiadores. No entanto, cinco deles têm maior probabilidade de serem “à prova de recessão”: comércio eletrônico, saúde, serviços financeiros, educação e jogos. Esses segmentos têm mais perspectiva de sobreviver a eventos disruptivos, como substituições de funções de IA e recessões.
  • Certifique-se de que seu tempo seja um investimento bem gasto. Sejamos honestos: alguns projetos não compensam todo o tempo e energia investidos neles. A menos que você tenha criado uma maneira de entregar produtos digitais rapidamente, pode não valer a pena quando você pode se concentrar em tarefas de maior valor.

Explore novas perspectivas e contribua com novas ideias

Para ter uma carreira de sucesso, você não precisa ter experiência em nenhum dos setores mencionados acima. Uma das melhores maneiras de se apresentar como um candidato único para uma vaga é ir para uma entrevista com uma ideia nova de como mudar as coisas.

Por exemplo, digamos que você seja apaixonado por desenvolver experiências digitais para veículos de mídia. Você pode ir à entrevista com ideias sobre como envolver um público digital e oferecer outras habilidades e serviços especializados que podem beneficiá-los.

Exemplos? Auditoria de sites ou aplicações, SEO, otimização de segurança e desempenho, controle de qualidade e testes, entre outros diferenciais. Isso pode denotar sua versatilidade e habilidades.

Colabore com seus colegas desenvolvedores e designers

Embora desenvolvedores e designers tenham responsabilidades diárias diferentes, ambos têm o mesmo objetivo final: oferecer as melhores experiências digitais possíveis para os usuários.

Para se destacar da concorrência, é importante que os desenvolvedores reservem um momento para considerar os desafios que os web designers enfrentam e vice-versa.

Para os desenvolvedores, isso significa que é importante aprender mais sobre princípios de design, como hierarquia visual, navegação, uso de grade e design responsivo, além de destacar o desejo de se envolver mais cedo no processo de design.

Fazer isso ajudará as equipes de RH e recrutamento a ver que você se importa com o funcionamento dos bastidores e também com o apelo visual do produto.

Da mesma forma, é aconselhável que os designers entendam as limitações técnicas com as quais os desenvolvedores normalmente trabalham. Entre outras, incluem:

  • Restrições de hardware, como poder de processamento, memória e armazenamento.
  • Restrições de software, como limitações de estrutura e biblioteca, sistemas legados e limitações de API.
  • Restrições de desempenho, como requisitos de latência e escalabilidade.
  • Restrições de segurança e privacidade, como medidas de conformidade, controle de acesso e criptografia de dados.

Prepare sua carreira de desenvolvimento e design para o futuro

À medida que a IA generativa continua a impulsionar a transformação digital e inúmeros avanços tecnológicos ainda estão por vir, o momento atual se mostra oportuno para desenvolvedores e designers.

Independentemente do cenário do mercado de trabalho, esses profissionais podem “proteger suas carreiras para o futuro” encontrando o nicho certo, ao trazer novas ideias para a mesa e trabalhar para entender seus colegas desenvolvedores e designers.

Com essas dicas, os profissionais de experiência digital estarão preparados para um futuro de sucesso, tanto a curto quanto a longo prazo.