Carreira Dev

15 set, 2010

Cinco qualidades-chave do gerente de TI

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Há alguns anos, era comum encontrar nas empresas aquele rapaz especializado em computadores. Todo e qualquer problema, não importasse a área, era resolvido por ele. Era como um faz-tudo da informática. Com o crescimento dos negócios e a necessidade de contar com uma infraestrutura de TI à altura da satisfação dos clientes, essas mesmas empresas se viram obrigadas a criar um departamento de tecnologia e contratar um gerente. Hoje, além de estar antenado às novidades do mercado global, o CIO (chief information officer) deve estar alinhado com as estratégias de crescimento da empresa.
 
Entre as inúmeras qualidades necessárias para um executivo que tem de lidar com vários públicos diferentes, equipes de trabalho, fornecedores de equipamentos e softwares, clientes e a própria diretoria da qual faz parte seguem as cinco principais:
 
1. Liderança. Conhecimento, organização e alto poder de comunicação são virtudes que integram a liderança. O CIO que detém conhecimento tecnológico necessário para desenvolver intrincados projetos, mas não domina a habilidade de falar com públicos diversos e ‘vender’ a TI como um recurso facilitador, está em risco. O líder é capaz de formar uma equipe sólida e motivada, contribuindo efetivamente para que as coisas aconteçam da forma mais satisfatória possível.

2. Paixão. Executivos de sucesso se entregam completamente ao que gostam de fazer. O que se espera de um bom CIO é que esteja sempre ávido por conhecimentos tecnológicos, em busca de soluções que simplifiquem não só os departamentos de sua empresa, mas principalmente os negócios de seus clientes. O gerente de TI apaixonado pelo que faz encontra sempre uma solução adequada para cada necessidade.

3. Visão de longo alcance. Ao mesmo tempo em que está alinhado com a política da sua empresa, às vezes conservadora, o CIO não deve deixar de cultivar uma visão de futuro. Além de antever problemas, deve ser capaz de criar facilidades que poderão despertar, por sua vez, necessidades. Assim é que os negócios avançam.

4. Capacidade de gerenciar bons fornecedores. É preciso desenvolver perspicácia suficiente para distinguir bons fornecedores de produtos e serviços. Afinal, nem todos os vendedores estão 100% preocupados com o negócio da sua empresa. Nos últimos anos, com os cortes de gastos na área de TI, muitos CIOs se viram obrigados a desenvolver essa capacidade rapidamente. Mais do que isso: o CIO deve estar apto para explicar não só como o departamento de TI poderá se pagar, mas também mostrar como poderá gerar lucros nos demais setores da empresa.

5. Criatividade. É raro quem aponte criatividade como atributo requerido a um CIO. Mas, olhando sob uma nova perspectiva, percebemos que para elevar uma empresa inteira a um patamar mais elevado é necessária uma dose cavalar de criatividade. Quanto maior o poder imaginativo do gerente de TI, tanto mais adequadas à realidade da empresa serão as soluções encontradas para enfrentar desafios. E os desafios são uma constante no ambiente corporativo.