Carreira Dev

2 abr, 2020

AZ-900 — Microsoft Azure Fundamentals: Como se preparar em 5 dias!

100 visualizações
Publicidade

AZ-900 é um exame de certificação nível fundamentals da Microsoft referente Cloud Computing, o foco do exame é atestar seu conhecimento em serviços e recursos de Cloud Computing a nível iniciante, ou seja, detalhes específicos de como implementar soluções em nuvem não serão cobrados.

Eu tenho pouca experiência “hands on” com Azure, por isso resolvi fazer a prova e em 2020 atuar mais com Arquitetura Cloud e não apenas Arquitetura de Software.

Sendo assim,bolei um roteiro de estudos que em 5 dias (e um pouco de noção de Cloud que tinha) que me permitiu passar na prova, espero que te ajude também!

Recursos que utilizei para estudar

Eu estudei em três lugares diferentes para realizar a prova, sendo eles:

Documentação Oficial da Microsoft (Grátis)

A Microsoft tem uma documentação completa para te preparar para essa prova, são 12 módulos (em Dezembro de 2019) com tudo que pode cair na prova. O link é o https://docs.microsoft.com/en-us/learn/paths/azure-fundamentals/

Se você não se dá muito bem com texto apenas, abaixo tenho mais 2 opções;

Nesse momento o curso custa R$39,99.

Eu achei o curso bem básico e confesso que não o vi inteiro, apenas os tópicos que não uso com frequência. Mas se você tem conhecimento zero, vale a pena ver ele todo!

Eu não conhecia esse site até encontrar a referência de estudos em um outro site (esse aqui), e posso dizer que esse site foi fundamental pra eu passar na prova!

Os testes não são dumps, são perguntas com casos e cenários para você exercitar o que pode cair na prova. Nenhum das perguntas cairam na prova (assim como seriam nos dumps. Afinal, fazer dump pra tirar certificação na minha opinião não vale nada).

Eu estudei esse conteúdo todo (4 horas por noite) essa semana inteira, totalizando 16 horas de preparação para a prova e consegui ser aprovado! A maioria dos tópicos das 3 fontes de informação podem ser repetidos, a diferença é que você pode absorver mais informação lendo ou vendo vídeo, ficaa seu critério, o conteúdo é o mesmo!

Como dito no anúncio, acredito que 5 dias estudando entre 4/5 horas por noite (ou dia) seja suficiente para passar na prova mesmo que seu conhecimento seja pouco, a prova por ser nível fundamentals não exige conhecimentos específicos de cada recurso/serviço da plataforma!

Se você não tiver nenhuma experiência com Azure, você pode criar uma conta grátis por 30 dias clicando aqui, e experimentar o Portal e todos os recursos. Lembre-se que a utilização posterior ao período de 30 dias ou consumo maior de recursos pode lhe trazer encargos pois sua conta passa a ser “Pay-As-You-Go”.

Boa sorte!