Carreira Dev

30 ago, 2017

Apenas Seguindo Ordens

Publicidade

O ano é 2006. Os executivos da VW sabem que seu motor a diesel não cumprirá com as exigências dos padrões de emissões americanas. Então solicitam aos engenheiros uma solução que não requeira um novo design do motor.

Imagine a cena naquela sala de reuniões. O que foi dito? O que foi acordado? Talvez nunca conheceremos todos os detalhes; Mas está claro que os executivos pediram aos engenheiros que encontrassem uma maneira de passar nos testes de emissão.

Agora pense nos engenheiros. Que problema legal para se resolver? Não, e é sério. Imagine o quanto divertido seria descobrir uma maneira para passar no teste de emissão. Como você faria? Você poderia fazer isso no hardware? Você pode fazer isso em software? Como você detectou que você estava em um suporte de testes?

“Espere!” Disse um dos geeks. E ele olha em volta da sala, certificando-se de que todos os olhos estão para ele, jogando no momento exato. “Em uma situação de teste, … as rodas estão girando, … mas o carro não está se movendo”.

“Ah, uau!” disse outro engenheiro. “Podemos usar o GPS para dizer que o carro está se movimentando?”

Imagine o brainstorming, as “boas” idéias. A frieza de saber que existe uma solução para este problema.

Imagine como os executivos ficaram satisfeitos com esta solução legal da engenharia. Imagine o quão orgulhoso o engenheiro estava.

E agora um deles, James Liang, irá para a prisão. Haverão outros que o seguirão lá. A sua defesa informou, é claro, que eles estavam apenas seguindo ordens. Eles estavam apenas protegendo seus empregos – certificando-se de que poderiam alimentar suas famílias. Mas essa defesa não funcionou. É uma prisão para eles. Um grande momento na casa grande:

“A sentença de prisão de 40 meses foi [] no ponto alto do final, o prazo máximo permitido dos cinco anos para seus crimes. O advogado de Liang argumentou que, em vez de tempo de prisão, ele poderia ser condenado a um período de prisão domiciliar, argumentando que ele estava apenas seguindo ordens sobre a preposição de “lealdade equivocada a seu empregador”.

E são multas. Grandes multas para um grande estrago.

“Apesar de os promotores federais pedirem uma multa de apenas U$ 20.000, o juiz do distrito de Michigan, Sean Cox, decidiu fazer deste caso um exemplo e ordenou que ele pagasse 10 vezes a multa como dissuasão para outros engenheiros e executivos de automóveis”.

Veja o artigo.

Engenheiros tomem nota: seu empregador não acobertará você. Fazer o seu trabalho não significa que você deve seguir as ordens. Os tribunais vão levá-lo a um alto padrão ético, mesmo que seu empregador não o faça.

 

***

 

Uncle Bob faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela Redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://blog.cleancoder.com/uncle-bob/2017/08/28/JustFollowingOders.html