Carreira Dev

25 fev, 2015

5 motivos para implementar o certificado SSL

Publicidade

No dia 10 de fevereiro de 2015, comemoramos o Dia Mundial da Internet Segura. Este artigo explora a importância e os benefícios do certificado SSL (Secure Socket Layer). É importante ressaltar que, se você utiliza qualquer aplicativo que administra informações sensíveis, você necessita da encriptação da informação através do certificado SSL. Uma vez que informações sensíveis são trocadas na web sem o SSL, os dados ficam facilmente acessíveis a terceiros. Essa é a principal motivação para o uso do certificado. Porém, listamos aqui alguns motivos que vão além dessa compreensão essencial.

Oferecer segurança de dados

Segurança na navegação é o principal motivo para adotar o certificado SSL. Com o certificado, você garante que dados importantes dos seus clientes trafeguem com segurança, sob criptografia forte. A criptografia é uma codificação das mensagens trocadas através do seu site, a qual pode ser decifrada apenas através das chaves que o destinatário da mensagem possui. Como consequência disso, outra segurança oferecida pelo certificado é a integridade dos dados trocados. Isso é tão importante para o emitente quanto para o receptor da informação – ambas as partes ficam confiantes de que os dados não serão adulterados ou forjados na transação.

Um exemplo clássico da segurança que o SSL proporciona é a proteção contra phishing. Essa prática criminosa é caracterizada pelo envio de e-mails aos clientes de determinada empresa, onde criminosos tentam imitar uma comunicação oficial. Nesse caso, existem duas possíveis formas de ataque: criminosos podem incluir um link no e-mail para seus próprios websites (tentando passar-se pelo oficial) ou podem utilizar o próprio site da empresa oficial como meio para copiar as informações trocadas durante a transação (com um criminoso acompanhando a comunicação). Nos dois casos citados, o SSL protege tanto o cliente quanto a empresa atacada, deixando evidente o crime.

Obter vantagem competitiva

O certificado SSL é uma maneira de garantir privacidade na web, e boa parte dos usuários já sabe disso. Em geral, consumidores que compram online reconhecem um site seguro, graças aos sinais como o HTTPs na barra de endereço, o selo de proteção, entre outros. Graças a esses sinais, um negócio pode fortalecer a confiança na marca. Além disso, para conseguir o certificado que proporciona a navegação segura, a identidade do seu site precisa ser confirmada por uma autoridade certificadora, ou seja, você conta com a vantagem de ter seu site legitimado como uma representação da sua marca.

Expandir o seu negócio

Em seu site do Brasil, o Paypal divulgou recentemente que mais de 80% dos usuários utilizam cartões de crédito para pagar suas compras online. Eles atribuem a larga adoção do cartão de crédito às possibilidades de pagamento parcelado e sem juros, mas também existe a ideia de segurança associada ao seu uso. Para você poder oferecer essa facilidade, é necessário entrar em contato com uma operadora e fazer uma adesão. Porém, a possibilidade de oferecer o pagamento em sites via cartões de crédito está ligada ao uso do certificado SSL. As operadoras requerem esse sistema para garantir a integridade das operações online.

Otimizar SEO

Diversos fatores influenciam a colocação de sites no ranqueamento do Google. Em 6 de agosto de 2014, saiu um artigo no blog Webmaster Central do Google, onde eles comentam sobre como a segurança na web é uma prioridade para o Google e estabelecem o protocolo HTTPS (obtido através do uso do certificado SSL) como mais um fator para obter-se um bom ranqueamento. De acordo com o texto, atualmente o peso desse aspecto no algoritmo é pequeno, mas é provável que a influência desse fator aumente no decorrer do tempo. Tudo isso como estímulo ao uso da navegação segura na web.

Dicas do Google para ter seu site com SSL beneficiado nas buscas incluem: ter cuidado para não bloquear seu site da indexação através do arquivo robots.txt e permitir a indexação de páginas quando possível, evitando a tag noindex no seu código.

Ter o custo otimizado

Por fim, muitos veem o custo associado ao uso do SSL uma desvantagem do produto. Porém, como comentamos acima, o certificado é um investimento importante. Ainda com relação ao custo, é possível escolher um plano que se adapte à sua necessidade.